XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-CI.1939-2


GT: NP Comunicação para a Cidadania

CONSUMO E CIDADANIA: UMA REFLEXÃO SOBRE OS CONCEITOS

Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)

Resumo

Busca-se neste artigo discutir as possibilidades teóricas de relacionar consumo e cidadania, conforme o proposto por Nestor Garcia Canclini. Existe um nexo teórico-conceitual entre essas duas categorias? Numa determinada instância, seria cabível restringir a pertinência da proposta de Canclini a uma de suas constatações, baseada na relação entre consumo cultural e “uma” dimensão específica da cidadania. Sugere-se aqui pensar strictu sensu em cidadania cultural, segundo a própria perspectiva de “despedaçamento” ou atomização do conceito. Porém, esta assertiva não constitui necessariamente um nexo organicamente articulado à política, nem tampouco às suas estratégias que possam pressupor que o consumo seja elemento constitutivo de expressões da cidadania.


Palavras-chave:  Consumo, Cidadania, Comunicação contra-hegemônica
਍ഀ