XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-JO.1581-1


GT: NP Jornalismo

PENSANDO O ENSINO DO JORNALISMO POR COMPETÊNCIA:਍ഀ A EXPERIÊNCIA DO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA – FIB਍ഀ

Mônica Celestino Santos (Faculdade Social da Bahia/Universidade Federal da)

Resumo

Experiências do ensino por habilidades e competência preconizado pela legislação brasileira, inclusive para o campo do jornalismo, disseminam-se pelo país nos últimos anos. Os resultados ainda são pouco conhecidos. Pautado pela “pedagogia por competências”, o Centro Universitário da Bahia – FIB, nos últimos sete anos, adota a interdisciplinaridade como estratégia em todas as fases do curso, tanto para o desenvolvimento de conhecimento e habilidades inerentes ao jornalismo quanto do senso ético e de responsabilidade social do dis-cente. Este paper apresenta princípios, desafios e resultados desta iniciativa, implementada por uma equipe de formação e experiência multidisciplinar.


Palavras-chave:  Competências, Projeto pedagógico, Interdisciplinaridade, Ensino, Jornalismo
਍ഀ