XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-JO.1290-1


GT: NP Jornalismo

JORNAL NACIONAL APRESENTA EM 36 CAPÍTULOS A NOVELA ISABELLA NARDONI

Maria da Consolacao Resende Guedes (PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS)

Resumo

Ao invadir as casas dos brasileiros, todas as noites, a cobertura telejornalística do Caso Isabella se mostrou um espetáculo na acepção do filósofo Guy Debord. No livro Sociedade do Espetáculo, ele afirma que o espetáculo “é uma relação social entre indivíduos mediada por imagens”. Usando como estratégia principal a novelização, o JN mostrou o fato como notícia-mercadoria: um produto a ser vendido aos telespectadores. A mediação se deu a partir do telejornal, que através de repetições de imagens, ápices, detalhamento de depoimentos, matérias emotivas conseguiu vender seu produto. Este artigo traça 40 dias do caso apresentado através do Jornal Nacional (JN), mostrando as estratégias que foram usadas para ‘espetacularizar’ o fato.


Palavras-chave:  novelização, espetacularização, sociedade do espetáculo, indústria cultural, novelas e notícias
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