XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-JO.1154-1


GT: NP Jornalismo

A HISTÓRIA DA CONFLUÊNCIA ICÔNICA ENTRE AS VERSÕES IMPRESSA E ONLINE DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO

Adélia Barroso Fernades (Centro Universitário de Belo Horizonte); Luiz Ademir de Oliveira (Centro Universitário de Belo Horizonte e Unipac)

Resumo

Esse artigo pretende analisar a história recente do projeto gráfico do jornal Folha de São Paulo, especialmente as influências mútuas entre a versão impressa e online. Um contrato de comunicação entre os leitores e produtores de notícias pressupõe, entre outros acordos, uma estabilidade de identidade, na qual os parceiros se reconheçam. Desse modo, queremos verificar como a identidade visual do jornal Folha de São Paulo foi se modificando, absorvendo e referenciando a versão online, mas sempre preocupada em manter uma marca própria e reconhecível.


Palavras-chave:  Imprensa, Contrato de comunicação, projeto gráfico, Internet, Folha de São Paulo
਍ഀ