XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TI.1061-1


GT: NP Tecnologias da Informação e da Comunicação

PROPAGANDA PESSOAL: REDES SOCIAIS NA INTERNET

Missila Loures Cardozo (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)

Resumo

Trata-se de uma pesquisa exploratória sobre redes sociais na internet e sua utilização como ferramenta de comunicação. A questão central foi compreender o fenômeno das redes sociais na Internet, sobretudo da rede de relacionamentos Orkut, e como este pode ser utilizado como ferramenta de comunicação em uma campanha alternativa. Este estudo preliminar foi desenvolvido através de pesquisa documental sobre redes sociais na Internet e pesquisa exploratória, com base na implantação de uma ação no Orkut e seus resultados iniciais tendo como fonte os meios impressos e eletrônicos, sobretudo a internet. A principal constatação é de que a utilização das redes sociais como o Orkut em campanhas de divulgação, utilizando personagens reais em sua divulgação, gera uma maior credibilidade das ações desenvolvidas, bem como uma naturalidade que as campanhas convencionais não tem.


Palavras-chave:  Internet, Web 2.0, Redes Sociais, Propaganda, Orkut
਍ഀ