XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-FK.1013-1


GT: NP Folkcomunicação

UMA REFLEXÃO SOBRE A POLISSEMIA DO POPULAR਍ഀ ਍ഀ

Gilvanice Marques de Lima (Universidade Federal Rural de Pernambuco); Marcilio José da Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco); Maria Salett Tauk (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

O propósito desta comunicação é analisar os sentidos do popular na atualidade abordando a polissemia de significados que adquire esse termo quando utilizado por diferentes segmentos da sociedade que, independente da posição de classe se utilizam do popular como temática de trabalho. O aporte teórico utiliza o conceito de popular e se apóia nos aspectos da hibridização cultural, das mudanças provenientes do avanço das tecnologias da comunicação, como eixo central para explicar as diferentes conotações que são atribuídas ao popular na sociedade contemporânea. A pesquisa realizada com um grupo de pessoas que utilizam no trabalho os símbolos populares para produzir conhecimento científico, música e literatura. Como resultado das análises foi identificado que o sentido do popular é uma terminologia usada em quase sua totalidade para referir à origem e produção dos setores subalternos.


Palavras-chave:  cultura popular, sentido, hibridismo, consumo
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