XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-CI.948-1


GT: NP Comunicação para a Cidadania

CIDADANIA, VISIBILIDADE E ESPAÇO PÚBLICO: UMA REFLEXÃO SOBRE A਍ഀ CONTEMPORANEIDADE

Carla Reis Longhi (Universidade Paulista)

Resumo

Neste artigo procedemos a um estudo teórico dos aspectos constitutivos das noções de visibilidade, espaço público e cidadania na modernidade líquida. Consideramos pertinente਍ഀ este recorte para a área de comunicação, pois entendemos que a mídia, hoje, é também a mediação do homem com o espaço da aparência, definindo em grande parte as características da cidadania. Tomando como base teórica os textos de Hannah Arendt e Jurgen Habermas, buscamos emonstrar que é próprio da condição humana sua busca pela਍ഀ visibilidade social. Em cada momento histórico, de acordo com as condições objetivas e a mentalidade de época, o sentido de visibilidade, os procedimentos de acesso ao espaço público e, logo, a noção de cidadania variaram muito e aqui buscamos reconstituir alguns aspectos relevantes para o entendimento destes conceitos na sociedade contemporânea.


Palavras-chave:  cidadania, espaço público, cultura midiática, visibilidade
਍ഀ