XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TI.902-1


GT: NP Tecnologias da Informação e da Comunicação

O MMA MEDIADO POR COMPUTADOR: DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO DE VÍDEOS EM UM FÓRUM DE LUTAS.

Antônio Marcus Lima Figueiredo (Universidade Estadual de Santa Cruz)

Resumo

Esse artigo tem como objetivo compreender as dinâmicas estabelecidas na distribuição e no consumo de vídeos, na comunidade virtual formada em torno do tema MMA. Para analisar tal fenômeno, toma-se o fórum de discussões do Portal do Vale Tudo, como lócus de observação, o que nos permitiu ter acesso à memória de colóquios travados pelos participantes durante os processos de distribuição e consumo de vídeos na comunidade. Ao longo do artigo, são apresentadas as principais tecnologias envolvidas nas trocas estabelecidas na comunidade, mostrando como essas tecnologias potencializam as características emergentes na cibercultura. Aborda-se como as formas coletivas de apropriação destas tecnologias, que ocorrem através de dinâmicas colaborativas, instauram uma temporalidade que orienta as práticas de consumo.


Palavras-chave:  Cibercultura, distribuição consumo de vídeos, apropriação tecnológica, mma
਍ഀ