XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-JO.810-1


GT: NP Jornalismo

A CRISE DE IDENTIDADE E O SURGIMENTO DOS JORNAIS DE MINUTO

Mariana Lima Sousa Canamary (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

Este trabalho pretende propor uma reflexão sobre o senso crítico ao tempo em que relaciona o surgimento dos jornais de minuto - exemplo de produto cultural da contemporaneidade - e a crise de identidade observada no mundo contemporâneo, resultante da fragmentação da sociedade, decorrente das várias identidades efêmeras condicionadas pelos meios de comunicação, em meio ao imediatismo e instantaneidade. Para o embasamento teórico recorreremos aos estudos desenvolvidos por autores como Stuart Hall, J. B. Thompson, Douglas Kellner, entre outros. Avaliaremos de que maneira o surgimento de novas identidades, possibilitando a formação de uma sociedade fragmentada tem possibilitado muitas mudanças no jornalismo contemporâneo, ou, como chamaremos aqui, na modernidade tardia , resultando em produtos culturais simbólicos cada vez mais imediatos, privilegiando a velocidade e o individualismo


Palavras-chave:  Jornais de minuto, Sociedade fragmentada, Senso crítico
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