XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:MUL-ME.661-1


GT: III Multicom - Colóquios Multitemáticos em Comunicação - Mesa

GRUPO DE PESQUISA EM ANÁLISE DA FOTOGRAFIA (GRAFO/PPGCCC/UFBA): UMA EXPLORAÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA DISCURSIVIDADE VISUAL NO FOTOJORNALISMO (COMPARANDO OS CASOS DE HENRI CARTIER-BRESSON E PIERRE VERGER)

José Benjamim Picado Sousa E Silva (Universidade Federal da Bahia); Julio Landim Mano (Universidade Federal da Bahia); Ana Carolina Lima Santos (Universidade Federal da Bahia)

Resumo

Nos últimos anos, pesquisamos os modelos de discursividade visual, aplicados à análise de um corpus de imagens clássicas do fotojornalismo no século XX: identificamos nas obras de H.Cartier-Bresson e de P. Verger um campo de provas privilegiado para a exploração das regências discursivas do fotojornalismo, a partir de alguns aspectos comuns aos dois e que nos permitem estabelecer uma série comparada da obra destes dois gigantes da expressão fotográfica; tomando a produção de ambos, num período que vai do final dos anos 30 até o fim da segunda guerra mundial, identificamos na obra dos dois fotógrafos alguns dos elementos temáticos e de estilização mais recorrentes na expressão fotojornalística do século XX, entre elas a questão da rendição do instante, o tratamento geométrico dos temas visuais, a reflexividade no retrato e a expressividade da iluminação natural, entre tantos outros.


Palavras-chave:  fotojornalismo, discurso visual, Henri Cartier-Bresson, Pierre Verger
਍ഀ