XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-CI.540-1


GT: NP Comunicação para a Cidadania

O ESTEREÓTIPO NOS DISCURSOS DO TURISMO ECOLÓGICO NO MARAJÓ: CONDIÇÕES PARA UMA LEITURA CRÍTICA E CIDADÃ DA MÍDIA.

Marcelo Monteiro Gabbay (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Este trabalho apresenta a cultura marajoara – objeto de nosso amplo estudo strictu sensu – nos discursos produzidos pelo turismo ecológico ou ecoturismo, tendência recente de mercado que apropria sígnos culturais de regiões rurais, recaíndo, muitas vezes, no processo de estereotipação cultural. Analisamos aqui o poder do estereótipo nos discursos produzidos pela mídia e pelo ecoturismo, aplicado à questão da cultura marajoara por seu apelo crescente; e apresentamos algumas condições para uma leitura crítica e cidadã destes discursos, a partir de breve análise da seção de turismo do jornal Folha de São Paulo On Line.


Palavras-chave:  Turismo ecológico, Cultura marajoara, Estereótipo, Leitura crítica, Cidadania
਍ഀ