XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-JO.424-1


GT: NP Jornalismo

OS PLANOS ECONÔMICOS E O FORTALECIMENTO DO JORNALISMO DE SERVIÇO

Hérica Lene Oliveira Brito (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Os oito pacotes econômicos, implementados a partir de 1985, marcaram o Brasil do final do século XX. Estes programas se constituíram como fatos/acontecimentos importantes com dimensões econômicas, políticas e sociais para o país e o transformaram, no período pós-redemocratização, em um laboratório de medidas contra a inflação. Por força deles, congelamentos e confiscos entraram no cotidiano dos brasileiros. A economia ganhou espaço como temática jornalística, enquanto se esvaziava a cobertura política e o embate ideológico e houve um surto inflacionário nessa década. Neste contexto, este artigo discute a seguinte questão: quais foram as características da cobertura da editoria de economia dos principais jornais brasileiros com relação ao modo de apresentar os fatos noticiosos nos sucessivos pacotes econômicos lançados após a abertura política?


Palavras-chave:  Planos econômicos, Jornalismo de economia, Jornalismo de serviço
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