XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-CI.419-1


GT: NP Comunicação para a Cidadania

MOVIMENTO AMBIENTAL, VISIBILIDADE E CIDADANIA

Janaina Visibeli Barros (Universidade Estado de Minas/ Universidade São Pa)

Resumo

Este artigo trata da estratégia de negociação dos movimentos sociais – especificamente ambientais – com a mídia, instituições de ensino, empresas, organizações governamentais e governo – para alcançar a visibilidade e popularidade de suas bandeiras. Tem como objetivo apontar os circuitos comunicativos, gerados a partir da organização do movimento ambiental e de sua conquista de visibilidade. Faz uma análise da elaboração do Plano Diretor, pelos municípios, como ação de promoção da Esfera Pública, para discutir os desafios do movimento ambiental quanto à efetiva transformação do status quo, a partir da participação dos cidadão e das cidadãs nas políticas públicas.


Palavras-chave:  Movimentos sociais, ambientalismo, visibilidade, mobilização social, Plano Diretor
਍ഀ