XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:COL.370-1


GT: I Colóquio Bi - Nacional de Ciências da Comunicação Brasil-Portugal

IMPRENSA SENSACIONALISTA: O ENTRETENIMENTO E A LÓGICA DA SENSAÇÃO

Leonel Azevedo de Aguiar (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Resumo

A proposta desse artigo é analisar o jornalismo sensacionalista a partir de autores brasileiros e portugueses que discutem o entretenimento enquanto um valor-notícia. Para essa tarefa, problematiza o termo “infotenimento”, composto da fusão de informação e entretenimento para designar a hibridização do ideal moderno do jornalismo informativo – um dispositivo de conscientização política – com uma das características da cultura de massa: a capacidade de entreter, divertir, distrair. Aponta que o sensacionalismo – isto é, a lógica da sensação – tornou-se uma estratégia comunicacional para produzir uma narrativa jornalística interessante e atrair o leitor.


Palavras-chave:  Jornalismo sensacionalista, infotenimento, sensacionalismo, lógica da sensação
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