XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-FK.300-1


GT: NP Folkcomunicação

FOLKCOMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DO TURISMO CULTURAL: O CASO DOS PAPANGUS DE BEZERROS, SUBMETIDO AO NP DE FOLKCOMUNICAÇÃO

Eliana Maria de Queiroz Ramos (Universidade federal Rural de Pernambuco); Betânia Maciel (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

Neste artigo é nosso objetivo estudar a folkcomunicação como ferramenta do turismo cultural, tendo como objeto de análise a Folia de Papangu do Município de Bezerros em Pernambuco. Um carnaval que ganha projeção através da política de Regionalização do turismo. Isto só foi possível a partir da folkcomunicação porque os bezerrenses apropriam-se dos recursos governamentais trazidos para desenvolver o turismo e submetem-no à própria política cultural. Se a manifestação da Folia do Papangu já não fosse tradicional – centenária - e não houvesse identidade do povo com a brincadeira, esta projeção não teria sido possível.


Palavras-chave:  Folkcomunicação, Folkmarketing, Comunicação, Cultura, Turismo Cultural
਍ഀ