XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TI.290-1


GT: NP Tecnologias da Informação e da Comunicação

INTERAÇÃO MÚTUA E WEB 2.0: GRUPOS FOCAIS ON-LINE COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DA CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Renata Francisco Baldanza (Universidade Federal de Alagoas); Nelsio Rodrigues de Abreu (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

As tecnologias de comunicação e informação contemporâneas, indubitavelmente vêm alterando processos e dinâmicas de interação e sociabilidade entre os indivíduos. Essas tecnologias possibilitam a transposição de tais processos para outros ambientes, destacando-se atualmente o ambiente virtual. Como conseqüência, verificamos que outros campos do saber e do conhecimento se valem dessa possibilidade, fazendo emergir novas formas de produção de conhecimento: O ensino pela internet (EAD). Neste artigo, pretendemos convergir os conceitos de interação mútua e Web 2.0 com a prática de grupos focais no formato on-line, como forma de construção participativa do conhecimento. A partir de tal conexão, vislumbramos entender como esta técnica, que tem como sua base principal a possibilidade de interação mútua, pode auxiliar na concretização do formato web 2.0 em tais ambientes.


Palavras-chave:  Internet, Interação Mútua, Web 2.0, Grupos Focais on-line, EAD
਍ഀ