XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:MUL-ME.259-1


GT: III Multicom - Colóquios Multitemáticos em Comunicação - Mesa

FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO: ALGUNS OLHARES DO SABER E DO FAZER

Ana Maria Schultze (Prefeitura do Município de São Paulo/Unicamp); Jefferson Fernandes Alves (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Eduardo Bentes Monteiro (Universidade de Brasília); Cláudia Mariza Mattos Brandão (Universidade Federal de Pelotas)

Resumo

A proposta deste debate é fomentar a discussão acerca da fotografia na educação, em diversos níveis e modalidades de ensino: educação básica, superior, formação de educadores e de pessoas com necessidades especiais (deficientes visuais). Considerando a fotografia como objeto com conteúdos próprios, superando seu emprego usual como ilustradora de outras textualidades, pretendemos demonstrar, através de projetos já em desenvolvimento em quatro estados diferentes no país, que a imagem fotográfica é fundamental na constituição e formação do indivíduo e que deve ser incorporada pelos níveis de ensino em seus próprios programas educacionais.


Palavras-chave:  fotografia, educação, prática educacional e escolar, formação de educadores, constituição do olhar
਍ഀ