
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008

50 anos de imagens
Uma retrospectiva das condições de funcionamento do telejornalismo 

brasileiro1

 Autora: Ana Carolina Rocha Pessôa Temer2

Universidade Federal de Goiás

Resumo
Este trabalho é parte da pesquisa bibliográfica inicial  de uma pesquisa sobre a 

representação de grupos étnicos no telejornalismo. Buscando entender as possibilidades 
técnicas  da  televisão  em  estabelecer  contato  com  as  fontes,  foi  feita  uma  breve 
retrospectiva  analítica  do  desenvolvimento  do  telejornalismo  brasileiro,  das 
características básicas dos principais programas jornalísticos apresentados na televisão 
de sinal aberto, sua duração, desenvolvimento e aspectos técnicos e tecnológicos, de 
forma a permitir entender como essas questões influenciaram e se correlacionam com as 
transformações ocorridas nos telejornais nacionais.

Palavras chave: televisão, história,  telejornalismo.

Introdução

O telejornal é um gênero historicamente presente nas emissoras de televisão de 

sinal aberto.  Isso ocorre  porque o telejornalismo é uma prestação de serviço e  uma 

atividade que traz prestígio e importância política ao meio  (FISKE: 1987, p.281).  A 

presença  do  telejornalismo permitiu  sua  consolidação  como gênero  com formatos  e 

linguagens específicas, em uma evolução pode ser traçada em paralelo com a evolução 

da própria televisão, mas é também o resultado da evolução de técnicas e do uso dado a 

essas tecnologias por profissionais  de televisão e da imprensa.  Conseqüentemente,  a 

análise das condições técnicas que possibilitaram as transformações do telejornalismo é 

também uma análise de um esforço para aumentar a eficiência do gênero.

Para  elaboração  deste  artigo,  parte  de  uma  pesquisa  mais  ampla  sobre  a 

representação  de  grupos  étnicos  no  telejornalismo,  foi  realizada  uma  pesquisa 

bibliográfica e, após constatado os poucos dados disponíveis, uma busca sistemática em 

exemplares arquivados do Jornal Estado de São Paulo entre os anos 1960 e 2000, aí 

incluído os cadernos de cultura e de televisão.  O artigo  faz uma análise histórica dos 

mais significativos telejornais veiculados na televisão brasileira de sinal aberto – VHF 

(very high frenquency) e as técnicas e tecnologias usadas na sua confecção.
1Trabalho apresentado na NP Comunicação Audiovisual, do VIII Nupecom – Encontro dos Núcleos de Pesquisas em 
Comunicação, evento componente do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
2Ana Carolina Rocha Pessoa Temer. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, 
Mestre  em  Comunicação  Social  pela  Universidade  Metodista  de  São  Paulo,  Especialista  em  Sociologia  pela 
Universidade Federal de Uberlândia e Jornalista graduada em Comunicação Social na Escola de Comunicação da 
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora e vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação da 
Universidade Federal de Goiás.

1



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008

Os primeiros anos

A história do telejornalismo brasileiro caminha em paralelo com a própria história 

da televisão brasileira3. O primeiro telejornal brasileiro foi veiculado no dia seguinte da 

inauguração  oficial  da  televisão  no  Brasil,  19  de  setembro  (MATTOS: 2000). 

Patrocinado  pela  Viação  Cometa,  o  Imagens  do  Dia  não  tinha  horário  fixo,  e  era 

colocado no ar por volta das 21:30. O locutor/apresentador, produtor e redator era Ruy 

Rezende4, que usava textos copiados do rádio ou então recortados do jornal (gillete-

press)5 e  “...uma seqüência de filmes dos últimos acontecimentos locais” (SAMPAIO: 

1971, p.23), em preto e branco sem som, pelos três cinegrafistas da emissora. No Rio de 

Janeiro, o primeiro telejornal da TV Tupi Rio é  Telejornal Brahma, com Luiz Jatobá 

(LORÊDO: 2000).  

A  televisão,  novidade  acessível  apenas  para  a  elite,  seguia  os  paradigmas  de 

produção  usados  no  rádio  (MATTOS:  1990,  p.3  e  SQUIRRA:  1993,  p.104)  e  o 

telejornal era transmitido ao vivo com a entonação típica do rádio. Apenas depois de 

críticas do público o telejornalismo assumiu uma linguagem mais coloquial6. 

Ainda que a escolha do nome -  Imagens do Dia - demonstre  a importância  da 

imagem para o novo veículo, poucos eram as filmagens realizadas especificamente para 

o telejornal e parte do material exibido eram sobras do cinema e de documentários, que 

formavam um “arquivo informal”: era comum utilizar as cenas de uma enchente antiga 

para ilustrar a enchente atual, e assim por diante.

Em 1952,  o  telejornal  da  TV Tupi/São  Paulo  ganha  um novo formato  (20  de 

duração minutos, mudança para o horário das 21:00), um novo patrocinador, e passa a 

chamar-se  Telenotícias  Panair,  mas  a  televisão  continua  perdendo para  o  rádio  em 

rapidez e ineditismo. 

Ainda que não existam muitos registros, depoimentos7 indicam que as  primeiras 

câmeras de reportagem para a TV eram da marca Bell & Howell movidas a corda, sem 

3 A inauguração oficial foi em 18 de setembro, quando a PRF-3, TV Tupi de São Paulo, coloca no ar o TV na Taba. 
Duas datas são citadas para a primeira transmissão experimental: 29 de julho de 1950, num especial patrocinado pela 
indústria Alimentícia Carlos Brito SA (Produtos Peixe), e 10 de setembro, quando foi exibido um filme sobre Getúlio 
Vargas (MATTOS, 2000). 
4Lorêdo (2000:29) afirma que o locutor era Homero Silva, e cita como cinegrafistas Jorge Kukjian, 
Afonso Zibas e Paulo Salomão. Anderkrone (2007) cita também Maurício Loureiro Gama.
5 A expressão faz parte do jargão jornalístico e remete a idéia de recortar, usando uma lâmina de barbear, 
material jornalístico do jornal impressos para serem lidos pelo locutor.
6 Anderkrone, afirma que a mudança se deveu a Maurício Loureiro Gama, que teria ouvido a reclamação 
de uma telespectadora que já vira televisão nos Estados Unidos e reclamou das diferenças com o modelo 
local.
7Ver SAMPAIO (1984). 

2



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008

som, conhecidas por serem pequenas, barulhentas e eficientes. Mais tarde surgiria um 

modelo mais adaptado as necessidades do telejornalismo, uma câmera de filmar portátil 

com som magnético,  que possibilitava a edição de imagens.  No entanto,  o custo da 

manutenção dos equipamentos e a própria demora na revelação dos filmes, limitava o 

seu  uso,  e  era  comum o telejornal  ser  ilustrado  com  slides comprados  de  agências 

americanas (LORÊDO, 2000).

Como  muitos  programas  da  época,  os  telejornais  eram  vinculados  aos  seus 

patrocinadores. Na Tupi/São Paulo há registros de telejornais como o Ultra Notícias e 

Telejornal Pirelli, que consolidaram o horário das 19h45.  Mas o jornal mais importante 

dessa primeira fase da televisão brasileira é o Repórter Esso. 

Há  certa  confusão  na  data  de  estréia  do  telejornal, em  parte  porque  a  Rádio 

Nacional, que apresentava um noticioso com o mesmo nome, relutou em partilhar o 

título. Assim, o noticioso estréia em 1º de abril de 1952 com o nome de Telejornal Tupi. 

Um mês depois, o é rebatizado como Telejornal Esso, e em 17 de junho de 1953, passa 

a  ser  o  Repórter  Esso.  (LOREDO, 2000,  p.5).  Em parte  também,  essa  confusão  é 

resultado da estréia em datas diferentes em São Paulo e no Rio de Janeiro8.  

O  Repórter Esso era um modelo idealizado a partir do seu homônimo no rádio, 

por sua vez criado para fazer divulgação da propaganda de guerra dos aliados (SOUZA 

FILHO, 1997) e trazia como diferencial a pontualidade e a credibilidade. No Brasil, o 

noticioso  era  produzido  pela  Agência  McanErikson  –  para  a  qual  a  TV Tupi  teria 

apelado após perder seus patrocinadores. Apresentado por Kalil Filho em São Paulo, e 

por Gontijo Teodoro no Rio de Janeiro9, o Repórter Esso10 tinha também edições locais 

nas nove emissoras do grupo ligado a Assis Chateaubriand. 

A frase de abertura do Repórter Esso - “Amigo ouvinte, aqui fala o seu Repórter  

Esso, testemunha ocular da história”  11 ficou na memória do telejornalismo nacional, 

mas  o  noticioso  tinha  um  formato  pobre:  além  do  locutor  ao  vivo  eram  exibidas 

algumas  matérias  ilustradas,  em  geral  filmes  com  texto  em  off narrados  pelo 

apresentador (FURTADO, 1988), obtidas graças a um acordo com a UPI (United Press  

International), O sucesso do noticioso motivou a TV Tupi veicular horário à tarde com 

o telejornal Edição Extra, que lança o primeiro repórter de vídeo no Brasil: José Carlos 

8Rixa (2000:169) fala em 1o /04/52 e Lorêdo (2000:65) em 17/ 06/53; Sérgio Mattos (2000:262-3) cita 
ambas as datas, mas sem especificar em que veículo ou cidade ocorrem essas estréias.
9Luiz Jatobá também apresentou o programa por um curto período.
10 Não havia então televisão em Rede, e as emissoras locais tinham suas próprias programações.
11Não confundir com o slogan utilizado pelo Repórter Esso no rádio: "Amigo telespectador, aqui fala o 
seu Repórter Esso, o primeiro a dar as últimas”.

3



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008

de  Morais,  conhecido  como  "Tico-Tico".  A  novidade  foi  logo  incorporada  pelo 

Repórter Esso, que colocou no ar vários repórteres12. As diferentes versões do Repórter  

Esso ficaram no ar até 1970, período no qual a televisão brasileira tinha um caráter 

exclusivamente  regional  (LIMA: 2001,  p.156),  mas  foram  aos  poucos  perdendo 

audiência.

Também marcaram época os telejornais Record em Notícias (Record/São Paulo), 

e o Mappin Movietone. Este último patrocinado pelas Lojas Mappin e veiculado a partir 

de 1953, pela TV Paulista de São Paulo, e ficou no ar até 1965 e foi o responsável pelas 

primeiras apresentadoras de telejornalismo brasileiro13. 

Em 1960 chega ao Brasil o vídeo-tape. O equipamento, desenvolvido pela Ampex 

e lançado nos Estados Unidos em 1956, é utilizado oficialmente  pela  a TV Tupi na 

gravação das imagens da inauguração de Brasília (PATERNOSTRO: 1999, p.30), que 

depois foram exibidas em suas afiliadas. Ainda que tenha sido eventualmente utilizado, 

nestes  primeiros  anos o  equipamento  teve  pouco  impacto  no  telejornalismo.  A 

novidade, porém dá inicio a uma fase de maior disputa pela audiência pelas emissoras. 

A TV Excelsior  passa  a  investir  em modelos  inovadores,  e,  em 1962,  o  Jornal  de 

Vanguarda14, noticioso criado pelo jornalista Fernando Barbosa Lima, que tinha uma de 

equipe  de produtores  e  redatores  oriundos  jornalismo  impresso  e  cronistas 

especializados  (João  Saldanha,  Villas-Bôas  Correia,  Sérgio  Porto/Stanislaw  Ponte 

Preta). O Jornal de Vanguarda trouxe para a televisão um texto mais enxuto e rico em 

conteúdo, e tornou-se uma referência  no telejornalismo nacional  e internacional15.  O 

telejornal também e revolucionou o estilo de locução, “temperando” a objetividade com 

uma leitura  mais  emocional,  eventualmente  com toques  de  humor,  e  foi  também o 

primeiro a se preocupar com a estética, que incluia o uso de personagens16 e recursos do 

cinema de animação: “O cuidado com a imagem se refletia no visual dinâmico, em que 

se destacavam as caricaturas de Appe e os bonecos falantes de Borjalo” (REZENDE: 

1997, p.114).

12Como Murillo Neri, Flávio Cavalcanti e Rubens Medina
13As atrizes Cacilda Lanuza e Branca Ribeiro, que estrearam em 1959. 
14Embora autores como Mattos e Rixa se refiram ao  Jornal de Vanguarda, Anderkrone (2007) cita o  Jornal da 
Excelsior, Jornal Cassio Muniz, Show de Notícias e TV de Vanguarda como produtos da mesma equipe, e afirma que 
o Jornal de Vanguarda apenas assume esse nome quando é exibido pela TV Tupi. Também SOUZA FILHO informa 
que programa foi repetido em outros canais de televisão. (1997:88). 
15O jornal ganha o prêmio Onda, na Espanha, em 1963 e segundo Barbosa Lima (1985:9) e Lorêdo (2000:66) foi 
citado por Marshall McLuhan em uma das suas aulas de comunicação.
16 Como, por exemplo, o Sombra, interpretado por Célio Moreira, que dava as notícias confidenciais. 

4



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008

Em 1967, além do Jornal de Vanguarda, a Excelsior veiculava também A marcha 

do  Mundo, mas  a  censura  e  a  péssima  relação  com o  Governo  Militar  leva  a  TV 

Excelsior “a exaustão, a falência e, por fim, ao total desaparecimento” (MOYA: 2004, 

p.381).  Já fora da emissora, a censura também é a causa indireta do fim do Jornal de 

Vanguarda, que sai do ar por iniciativa de seus produtores em 1968, após veicular a 

notícia da implantação do Ato Institucional nº517. 

Na  segunda  metade  da  década,  em  1967,  começam  as  transmissões  à  longa 

distância por meio do sistema de microondas18.  Em 1969 o país  ganha a estação de 

rastreamento de Itaboraí, e pode assistir ao vivo (mas ainda em preto e branco) a descida 

do homem a Lua (MATTOS, 2000) e a Copa do Mundo de Futebol no México. Estavam 

criadas também as condições para a criação de telejornais nacionais.  

O telejornal que vai aproveitar melhor os novos aparatos tecnológicos é o Jornal  

Nacional. O noticioso da Rede Globo de Televisão, transmitido simultaneamente para o 

Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Porto Alegre, entra no ar 

em primeiro de setembro de 1969, com o objetivo confesso de unir o país de norte a sul: 

“Um telejornal para que 56 milhões de brasileiros tenham mais coisa em comum”. 

(VEJA, 52:68 apud  REZENDE, 1997:116). Suas transmissões marcam um Brasil que 

começa a viver “era da comunicação espacial” (REZENDE: 1997, p.116)

Parte de uma ampla estratégia de programação comandada por Walter Clark, o 

Jornal Nacional dá início ao um novo modelo de telejornal, com um estilo mais clean, e 

“...um arsenal de recursos tão sofisticado chega a compreender o grau de controle do 

veículo demonstrado pela equipe que o concebeu.” (MACHADO: 2006, p. 23).

O telejornal entra no ar no rastro do endurecimento do regime autoritário19 e no 

seu segundo mês no ar, a censura é oficialmente instalada. A estréia do Jornal Nacional 

também coincide com o crescimento da indústria de eletrônicos no país e a implantação 

do crédito direto ao consumidor.

Machado entende que, na acepção da Rede Globo, o telejornal é uma operação 

técnica  (2006,  p.25).  Não  é  surpreendente,  portanto,  que  o  noticioso  tenha  como 

diferencial  um amplo  aparato  técnico,  em parte  obtido  através  de  um questionável 

17Em 1988, a Rede Bandeirantes contrata Fernando Barbosa Lima veicula uma nova versão do Jornal de Vanguarda 
apresentado por Dóris Giesse, que fica no ar até o início da década de 1990.
18O sistema de microondas foi implantado em 1967, ligando Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. A 
completa “integração do país” só seria atingida em 1972, ano em que se complementa a ligação do tronco norte/sul 
via microondas pela Embratel (SOUZA FILHO, 1997).
19A informação de destaque no primeiro dia do noticioso é a posse da Junta Militar em função de um 
problema de saúde do presidente Costa e Silva.

5



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008

convênio  com a empresa  norte-americana  Time-Life20.   Nessa busca  pela  excelência 

técnica, o Jornal Nacional foi o primeiro a apresentar reportagens via satélite em uma 

estratégia que incluía um caleidoscópio de informações rápidas e descontextualizadas. 

O modelo é um sucesso junto ao público, mas não impede eventuais conflitos com a 

censura oficial21. 

Em termos  de equipamento,  a  Rede Globo utilizava  principalmente  as câmaras 

portáteis, ou CPs. No final da década de 1970, elas foram substituídas pelas UPJs, ou 

Unidades  Portáteis  de  Jornalismo,  equipadas  com  câmeras  de  VT  U-Matic.   Esse 

equipamento,  uma  evolução do primeiro equipamento de vídeo-tape,  foi lançado em 

1969 pela Sony japonesa como equipamento doméstico, mas em pouco tempo se tornou 

um equipamento profissional de televisão. 

O ano de 1974 marca a chegada da TV em cores no Brasil, com a implantação do 

Sistema Pal-M, de origem alemã. Com a liderança consolidada, a Rede Globo coloca-se 

em posição de ser a maior beneficiária da expansão e modernização dos serviços de 

telecomunicação e aproveita a novidade para consolidar o chamado “Padrão Globo de 

Qualidade”, uma estratégia de marketing para fidelizar a audiência, que soma eficiência 

empresarial, competência técnica e atenção especial com as necessidades subjetivas dos 

telespectadores (CARVALHO: 1980, p.5). O Jornal Nacional é parte importante dessa 

estratégia, e estréia um visual futurista que lembra a conquista espacial.. 

Na década de 1970, além do  Jornal Nacional, a Rede Globo produz também o 

Jornal Hoje, veiculado pela primeira vez em 21 de abril de 1971 com a proposta de ser 

uma revista feminina que não dispensava as notícias da manhã e que permanece no ar 

até  os  hoje;  e  o  Telejornal  Internacional, apresentado  por  Heron  Domingues,  e 

considerado o mais sério da emissora. De curta duração,  Telejornal Internacional foi 

substituído pela plasticidade do jornal  Amanhã, apresentado por Sérgio Chapelin, que 

mais tarde, em l977, foi igualmente substituído pelo Painel, um telejornal abrir espaço 

para muitas entrevistas e também teve curta duração. O horário é finalmente ocupado 

pelo  Jornal  da Globo, estréia  em 2 de abril  de 1979 tendo como objetivo conciliar 

reportagens, análises e entrevistas de estúdio e permanece no ar atualmente de segunda 

a sexta-feira, no fim da noite. 

20Em 24 de julho de 1962 o empresário Roberto Marinho, assina um contrato operacional com o grupo americano 
Time-Life. A TV Globo do Rio de Janeiro entra no ar em abril de 1965. As emissoras rivais questionam a legalidade 
dos acordos e a repercussão gera o seu cancelamento em 1968. 
21Lima afirma que, como líder de audiência, o Jornal Nacional era alvo constante da censura (2001, 158).

6



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008

A veiculação do  Jornal da Globo, dois anos após a saída de Walter  Clark da 

emissora, também consolida a resolução da nova direção d da emissora de tornar os 

noticiários mais dinâmicos e deslocar suas reportagens para a rua. No aspecto técnico, 

isso significa usar  uma nova Unidade Portátil de Jornalismo  (BORELLI & PRIOLLI: 

2000, p.55) e abrir mais espaço para as entradas ao vivo:

Era a chance de retorno aos programas não submetidos a edição prévia, ou ao 
completo controle da forma e do conteúdo. A televisão voltou a utilizar, no sentido 
amplo,  a  característica  do  imediatismo  na  veiculação  da  informação. 
(MARCONDES FILHO: 1985, p.17).

Em 1977, a Rede Globo coloca no ar o Bom Dia São Paulo, experimentação que 

em 1983 dá origem ao Bom Dia Brasil, um noticiário político e econômico, transmitido 

diretamente de Brasília . 

Apesar das muitas mudanças, a principal característica do telejornalismo da Rede 

Globo de Televisão nesta década é a cronometragem. Cada notícia devia ter, em média, 

um minuto e meio e era necessário mostrar muita diversidade, o que resultava em uma 

obrigatória superficialidade.  O editor internacional do  Jornal Nacional, Ricardo Arnt 

diz que: “Eu tinha cinco minutos para mostrar o mundo. O que se pode fazer em cinco  

minutos?... Fiz dezoito anos da era Brejnev em 1min13”. (ARNT: 1991, p.175). Outro 

aspecto  que  igualmente  marcante  da  emissora  era  sua  capacidade  em  promover  a 

imagem Brasil  como  o  país  do  milagre.  Essa  estratégia  ia  além da  necessidade  de 

conviver com o Governo Militar.  “Servindo ao Regime autoritário (...) a Rede Globo 

servia a si mesma” (LIMA: 2001, p. 169), pois atuava como “agente legitimador” de 

uma estrutura da qual a ela mesma era parte interessada.

Nos anos 1970 os números da audiência da Rede Globo começam a incomodar o 

Regime  Militar  e  o  Governo  abre  espaço  para  novas  emissoras,  re-distribuindo  as 

concessões da antiga Rede Tupi22. Esse receio se comprova em 1984 quando a Rede 

Globo rompe com o “bloco histórico” que ainda detinha o controle do Estado.23

Interligada a questão política, as décadas de 1970 e 1980 são marcadas tanto pela 

expansão da infra-estrutura de transmissão de televisão quanto pelo um rígido controle 

das importações de equipamentos técnicos para televisão pelo Governo Federal. Ambas 

as ações beneficiavam a Rede Globo, que era a única rede com suporte para superar as 

limitações financeiras impostas para a importação de equipamentos. 
22Ver dados da falência da Rede Tupi no tópico seguinte.
23 O Governo Militar indica Paulo Maluf para sucessão do Presidente Figueiredo, nome que não agradava 
o presidente da Rede Globo, Roberto Marinho. Em função disso a emissora apóia o candidato Aureliano 
Chaves, então vice-presidente. 

7



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008

Mais criatividade e menos tecnologia 

O  virtual  monopólio  obtido  pela  Rede  Globo  de  Televisão  dificultava  a 

sobrevivência das emissoras concorrentes que, sem suporte financeiro, apelavam para a 

criatividade.  A  Rede  Bandeirantes  entra  no  ar  em  1967  trazendo  como  principal 

telejornal o Titulares da Noticia, com espaço ao vivo para reivindicações da população 

e uma abertura diferenciada (figuras humanas passeando pelo do mundo). Na busca pela 

audiência, a emissora chega a colocar no estúdio uma arara, um pombo correio, além da 

dupla caipira Tonico e Tinoco apresentando as novidades do interior.   

Em 1972, a Rede Bandeirantes lança o seu “jornal nacional”, o Rede de Notícias, 

transmitido em várias capitais. A novidade estética são os locutores em primeiro plano e 

a redação ao fundo, mas a proposta não cativa o público. No final da década entra no ar 

o Jornal Bandeirantes, mais tarde rebatizado como Jornal da Band, e apresentado por 

Joelmir Betting. 

Em São Paulo a TV Cultura consegue se diferenciar das demais emissoras com A 

Hora  da  Notícia,  um telejornal  sem grandes  preocupações  com  a  forma,  mas  que 

enfocava assuntos de interesse do telespectador (CARVALHO: 1980). Apesar da boa 

audiência, o telejornal esbarra na violência da censura e acaba desaparecendo.24

Após uma breve experiência com o telejornal Perspectiva25, a Tupi lança em 1978 

o Grande Jornal, um projeto para integrar as emissoras da rede. O telejornal tem curta 

duração,  principalmente  em  função  dos  interesses  diferenciados  dos  diversos 

proprietários das emissoras associadas. O jornalismo da Rede Tupi ainda aproveita o 

abrandamento da censura para criar o Abertura, programa semanal de entrevistas com a 

participação do cineasta Gláuber Rocha.  O fim da censura oficial no telejornalismo é 

efetivado em 1980, mas o programa fica no ar apenas um ano e meio. No mesmo ano 

Fernando Barbosa Lima, produtor do programa,  lança na TV Bandeirantes,  o  Canal  

Livre, que fica no ar até 1983. 

A  década  de  1970  termina  com  o  triste  fim  da  TV  Tupi,  em  uma  agonia 

transmitida ao vivo pelos seus funcionários. Do espólio da Tupi surgem novas redes: o 

Sistema Brasileiro de Televisão - SBT, que logo avança para a condição de vice-líder; e 

a Rede Manchete, que se propõe a conquistar um público de maior poder aquisitivo. 

24 O final do telejornal foi marcado pelo episódio que culminou com o assassinato do jornalista Vladmir Herzog 
pelos órgãos de repressão. 
25 Responsável pelo lançamento do comentarista Artur da Távola,

8



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008

Logo em seguida, a Igreja Universal do Reino de Deus compra a Record e forma uma 

rede de menor porte.

Na linha de entrevista, sucesso no começo dos anos 1980 a TV Cultura apresenta 

o Voz Populi, a Rede Bandeirantes o Encontro com a Imprensa e a TV Record o Diário 

Nacional. Também a Rede Globo cria uma edição semanal do Globo em Revista, mas o 

programa tem vida curta. Na Rede Bandeirantes o destaque é o  Crítica e Autocrítica,  

um contraponto a  uma serei  de programas  de curta  duração -  Variety,  Etc., Outras 

Palavras, Bastidores e Nova Mulhe r- lançados pela emissora.  

O SBT estréia pouco depois de obter a concessão, mas atravessa a década com 

telejornais  sem  expressividade,  como  Cidade  4,  24  horas,  Noticentro,  e  Últimas 

Notícias. Em 1983, a Rede Manchete entra no ar com um telejornalismo audacioso, que 

ocupava  duas  horas  no  horário  nobre,  destinada  aos  públicos  A e  B:  O  Jornal  da 

Manchete, que alcança 8 pontos no Ibope. A emissora também coloca no ar o Conexão 

Internacional, produzido por uma empresa independente. 

Em 1984 toma corpo o movimento pelas eleições diretas para a Presidência da 

República, e a TV Cultura obtém altos índices de audiência com a cobertura ao vivo do 

comício realizado em São Paulo. Apesar de melhor equipada que as demais emissoras, a 

Rede Globo ignora  o movimento,  assumindo  uma postura  que só muda “depois  de 

ameaça  dos  seus  profissionais,  de  pressão  dos  anunciantes  e  da  inquietação  da  

audiência  ...” (SQUIRRA: 1995,  p.47).  A  emissora  faz  a  cobertura  do  comício 

seguinte, no Rio de Janeiro, e logo a põe em ação unidades móveis de transmissão para 

a série de eventos e votações que irão culminar com eleição indireta de Tancredo Neves 

para a Presidência e a posse do seu vice, José Sarney.26

A transmissão ao vivo deixa a ilusão de uma aparente trégua com a censura, mas a 

auto-censura  interna  regula  o  que  pode ser  colocado no  ar  (REZENDE: 1997)27.  A 

censura também retorna brevemente na cobertura da ampliação do mandato presidencial 

para cinco anos, mas convenientemente a mídia não dá destaque à distribuição de um 

grande número de concessões de radiodifusão destinadas à  políticos ou seus parentes.

Ao contrário da Rede Globo, a vice-líder de audiência, o SBT, ignora as questões 

políticas e mantém no ar O Povo na TV, telejornal com formato sensacionalista no qual 

26 Tancredo Neves fica doente no dia da posse, e sua permanência no hospital até a sua morte, é 
acompanhada passo a passo pela imprensa televisiva por meio de entrevistas e boletins diários.
27 Nas palavras de um jornalista da emissora:  “Sei que se eu fizer uma matéria que vai incomodar, acabarei não 
cobrindo coisa alguma (porque a matéria não vai ao ar)” (RAMOS apud LIMA, 2001, p. 150).

9



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008

se destaca uma narração moralista e uma pretensa defesa da cidadania. O modelo é um 

sucesso entre o público, mas os anunciantes relutam em se vincular ao sensacionalismo.

Para superar esse problema, em 1988 a empresa contrata Boris Casoy, ex-editor 

da Folha de S. Paulo, para ancorar um novo telejornal: o TJ Brasil. A reação à audiência 

é  boa  e  o  programa  atrai  anunciantes.  O  modelo  do  “jornal  com  âncora”  logo  é 

“exportado” para outras emissoras: Carlos Nascimento ancora o  Jornal da Cultura e 

Marília Gabriela faz uma versão do Jornal Bandeirantes com a mesma proposta.

O final da década é marcado pelas primeiras eleições presidenciais livres após o 

governo militar,  motivo indireto do conflito entre Armando Nogueira e a direção da 

Rede Globo28, que se encerra com o novo diretor de jornalismo da emissora, Alberico de 

Souza  Cruz,  prometendo  um  jornalismo  atuante  e  com  maior  participação  das 

transmissões  ao  vivo.  O  aumento  das  transmissões  ao  vivo  é  tímido,  mas  o 

telejornalismo  da  emissora  passa  a  ter  uma  linguagem  ainda  mais  sofisticada29, 

enfatizando um estilo próximo ao videoclip, com noticias pequenas e velozes. 

Na contramão dessa tendência, em um jornalismo “com a cara da emissora”, o 

SBT põe no ar em maio de 1991 o Aqui e Agora, um telejornal com seqüências visuais 

mais  longas,  usando um relato  visual  com planos-seqüências  comparáveis  ao estilo 

Glauber Rocha. O noticioso rouba uma parte da audiência da Rede Globo e influencia 

telejornais  de outras  emissoras,  que aumentam a quantidade  de matérias  policiais  e 

entradas ao vivo (BORELLI & PRIOLLI: 2000), mas o  TJ Brasil mantém o mesmo 

horário e formato, em função do seu retorno publicitário. 

Novas mudanças técnicas surgem com a liberação das exportações implantada no 

governo  Collor.  A  Rede  Globo  e  as  suas  afiliadas  investem  em  equipamentos  de 

captação de imagens ainda mais leves e, portanto, mais portáteis. Em 1996, a Central 

Globo de Jornalismo substitui a dupla tradicional de apresentadores do Jornal Nacional 

(Cid  Moreira  e  Sérgio  Chapelin)  por  Willian  Bonner  e  Lilian  Witte  Fibe.  Outros 

telejornais também fazem mudanças de conteúdo e estéticas. É o prenúncio da chegada 

da digitalização, utilizada para a cobertura da Copa na França, em 1998, que logo passa 

a ser usado em todos os telejornais nacionais da Rede.

28Armando Nogueira entra em conflito com a direção da casa ao discordar da edição apresentada no Jornal Nacional 
do último debate entre os candidatos Fernando Collor de Melo e Luiz Inácio Lula da Silva, que beneficiou o primeiro, 
e é afastado da emissora em função disso. Tudo indica, no entanto, que esse episódio foi apenas o ponto final de um 
processo de desgaste entre o profissional e a emissora. .
29 Cortes, aproximações de detalhes, planos gerais e closes, zoom-in e zoo-out, passam a ser usados com mais 
freqüência.

10



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008

A Manchete também muda o seu telejornal, e Marcos Hummel passa a apresentar 

notícias de esporte e policiais,  dividindo espaço com a âncora Márcia Peltier;  Villas 

Boas Corrêa e Carlos Chagas, especialistas em política.

O Jornalismo da SBT sofre constantes variações. Apresentado antes do TJ Brasil, 

o SBT Notícias com Leila Cordeiro e Eliakin Araújo, estréia em dezembro de 1995 com 

um bom desempenho no Ibope, mas em dezembro de 1996, o casal passa a apresentar o 

Aqui e Agora. Em seguida a emissora estabelece um acordo com a CBS americana, e 

passa a apresentar o  Jornal do SBT-Telenotícias CBS. Em 1998, estréia o  Noticidade, 

um informativo local, levado ao ar antes do Jornal do SBT-Telenotícias CBS. 

Aproveitando-se dessa inconstância, a Record faz investimentos no telejornalismo 

e  na  década  de  1990,  dobra  o  público  do  Cidade  Alerta, jornal  sensacionalista 

apresentado por Nei Gonçalves Dias. A emissora também contrata Boris Casoy para o 

telejornal “sério” da emissora, o Jornal da Record.  

Outros  canais  também investem em grandes  nomes,  como é  o  caso  de  Paulo 

Henrique Amorin, que vai para a Rede Bandeirantes em janeiro de 1997. Fora de cena, 

problemas financeiros ameaçam a Rede Manchete. Vendida, ela volta para os antigos 

donos e novamente é passada adiante, em uma trama judicial chega a termo no final de 

1999, com formação da Rede TV.

No final da década, em 1996 o aparelho de controle remoto para televisão já está 

nas mãos de 88% dos telespectadores brasileiros e cresce individualização do hábito de 

ver TV, o que coincide também com o aumento do número de aparelhos por domicílio 

(BORELLI & PRIOLLI: 2000).  Também o equipamento de videocassete doméstico, 

surgido em 1975, já é realidade nas residências da classe média nacional. 

A nova realidade afeta todas as emissoras e faz o  Jornal Nacional amargar 32 

pontos de audiência em janeiro (FOLHA DE S. PAULO: 1997). A Rede Globo enfrenta 

a  crise  abrindo espaço para o noticiário  policial  e investe  em reportagens-denúncia, 

muitas  vezes  utilizando  o  recurso  eticamente  questionável  das  câmeras  ocultas.  As 

outras emissoras, financeiramente mais frágeis, apelaram para uma programação ainda 

mais  popularesca.  Em julho de 1998, estavam no ar programas como  Ratinho Livre 

(então na Rede Record), Márcia, Fórum Popular (SBT), Magdalena Manchete Verdade 

(Rede Manchete), H na Lavanderia (Rede Bandeirantes) Cidade Alerta e 190 Urgente. 

Nesse conjunto,  o destaque é o  Ratinho Livre, cuja audiência  chega a bater a Rede 

Globo.

11



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008

Novos concorrentes e novos caminhos

Em 15 de outubro de 1996, a Rede Globo dá início as transmissões da Globo 

News,  um canal  exclusivo  com 24  horas  de  notícias.  A nova  empresa  entra  no  ar 

reapresentando os programas jornalísticos da TV Globo _ Bom Dia Brasil, Jornal Hoje,  

Jornal Nacional e Jornal da Globo – além do Fantástico e do Globo Repórter. O novo 

canal  marca  também uma  nova visão  do  telejornalismo que,  junto  com a  televisão 

brasileira,  aproveita  as  brechas  na  legislação  da  TV a  cabo  para  abrir  espaço  para 

investimentos  e  parcerias  financeiras  com  as  grandes  redes  internacionais.  No 

fechamento do século, em março de 2001, o processo se consolida com a entrada no ar 

da  BANDNEWS, uma proposta que une  um formato inovador a televisão de acesso 

digitalizado (visualizado através de canais segmentados ou pela Internet). 

Cresce também os números da televisão segmentada, o que modifica o perfil 

do receptor  de televisão  de sinal  aberto.  Para atingir  um público  com menor  poder 

aquisitivo, pela primeira vez depois do êxito da integração nacional via televisão (que 

roubou  espaço  do  telejornalismo  local)  a  Rede  Globo  de  Televisão  reforça  seus 

telejornais locais – os “praça TV” -  e cria a sua versão de “jornalismo comunitário”, 

abrindo espaço para um maior número de entrevistas e matérias de serviço voltadas para 

o interesse das comunidades. 

De forma estratégica, a emissora atende a demanda do público por mais espaço 

para o telejornalismo30, distribuindo durante a programação informativos regionais de 

curta duração. Os telejornais tradicionais da emissora vão pouco a pouco abrindo mais 

espaço  para  as  questões  de  polícia  e  a  violência  e,  principalmente,  de  denúncias  e 

escândalos  de  corrupção.  Essa  questão,  aliás,  ganha  força  com a  miniaturização  de 

equipamentos, seja através de gravações ocasionais de amadores e câmaras de vigilância 

cedidas à emissora, seja pelo uso de câmaras ocultas. 

Todas essas mudanças estão ligadas diretamente à redução do preço e do tamanho 

do vídeo-cassete e da câmara de captação de imagens domésticas ou amadoras31, em um 

processo  que  permitiu  o  desenvolvimento  do ao  sistema  conhecido  VHS  e 

posteriormente o S-VHS, ou Super VHS, que chegou a ser usado profissionalmente. 

Pouco depois surge também o VT portátil da microcâmera, que passa a ser utilizado 

reportagens-denúncia.  Os  novos  equipamentos  já  com  um  processo  de 
30 Segundo Sousa Filho, entre 1987 e 1992 a elevação do interesse pelo material informativo foi de 31%, 
passando de 39% para 50%. (In MATTOS, 1997, p.40).
31De fato, uma das grandes viradas em relação à queda na audiência na Rede Globo de Televisão ocorre em abril de 
1997, com uma reportagem-denúncia baseada no vídeo de um cinegrafista amador sobre a truculência policial na 
Favela Naval, em Diadema, São Paulo. 

12



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008

intercomunicação com outros sistemas, abrem caminho para o equipamento Betacam do 

tipo camcorder, um sistema digitalizado de gravação. 

Como vem fazendo historicamente, a Rede Globo de Televisão tem mantido em 

alta  seus  investimentos  em tecnologia  de  última  geração,  mas  neste  momento  suas 

concorrentes  estão igualmente  audaciosas.  O melhor  exemplo  desse  perfil  é  a  Rede 

Record  que  colocou  no  ar  em  setembro  de  2007,  a  Record  News,  o  primeiro 

exclusivamente de informação em televisão de sinal aberto no Brasil (canal 42 - UHF) 

com  grandes  investimentos  em  jornalistas  e  equipamentos.  Outras  novidades  já  se 

anunciam com a chegada da TV de alta definição, que traz embutida a promessa de 

multiplicação de canais e a fragmentação da audiência. 

Considerações Finais

O telejornalismo brasileiro é atualmente o principal meio de informação para o 

público de baixa renda e uma considerável parcela das camadas médias da população. 

No entanto, no modelo de televisão de sinal aberto vinculado a empresas privadas, o 

telejornalismo  é  geralmente  classificado  como  um  gênero  que  exige  grandes 

investimentos  e  dá um baixo retorno econômico.  Nesse contexto,  os noticiosos  têm 

garantido  a  sua  presença  na  televisão  de  sinal  aberto  principalmente  em função  do 

prestígio e do retorno político que traz para emissora. 

De fato, essa rápida análise histórica permite constatar que, ao longo dos 58 anos 

de existência da televisão e do telejornalismo no Brasil, o gênero foi marcado por um 

grande número de avanços técnicos e tecnológicos, que se refletem principalmente em 

uma maior mobilidade física e maior facilidade de recursos para captação de imagens, 

mas essas conquistas não levaram o telejornalismo a uma maior competência em ações 

que acentuem o seu caráter de serviço público.

Apesar  de  eventuais  bons  momentos,  de  ações  pontuais  e  da  buscas  dos 

profissionais  por  um  jornalismo  de  qualidade,  o  material  noticioso  produzido  pela 

televisão no Brasil parece preservar alguns “pecados originais”. 

O primeiro deles é que, apesar de ter nascido como empresa privada e ter nesse 

modelo suas redes de maior audiência, o telejornalismo brasileiro tem os olhos voltados 

para o Estado. Ainda que as dificuldades técnicas comuns à produção do telejornalismo 

conduzam a uma aproximação do gênero com as fontes organizadas, há no país uma 

singular radicalização dessa tendência.  De fato,  mesmo quando assume uma postura 

13



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008

crítica,  o  telejornalismo  tende  a  atribuir  ao  “governo”  a  responsabilidade  pelos 

problemas, e dele cobrar as “soluções”, sem incentivar uma real participação cidadã. 

Sobre esse ponto é necessário acrescentar que a postura do telejornalismo é também 

uma relação “viciada”, na qual também o estado obtém ganhos com a visibilidade dada 

ao governo. 

O segundo está em uma preocupação maior com os números da audiência do que 

com produção de um material  noticioso que efetivamente instrumentalize o receptor 

para o exercício da cidadania.  Em muitos aspectos o material  noticioso exibido pela 

televisão brasileira é marcado pela contradição, uma vez que, em nome da defesa da 

ordem e da denúncia, quebra normas éticas ou mesmo transgride aspectos menores da 

legislação penal – como o faz, por exemplo, no uso das câmeras ocultas. Com isso o 

meio  presta  um  mau  serviço  à  população,  reafirmando  um  clima  de  desrespeito  e 

mostrando que os mais fortes e os mais espertos podem sempre se colocar acima da lei. 

Além disso, a preocupação exagerada com a audiência valoriza apenas o telejornalismo-

espetáculo, seja um espetáculo estético – modelo do qual o melhor representante ainda é 

o  Jornal  Nacional –  ou  um  espetáculo  popular/sensacionalista,  com  um  apelo  de 

conteúdos violentos. Em ambos os casos, o conteúdo da informação fica comprometido. 

Como  conclusão,  podemos  apontar  que  a  tecnologia  desenvolvida  para  dar 

mobilidade ao telejornalismo e permitir que ele esteja na rua, próximo ao seu público, 

tornou-se  também  um instrumento  do  show  pirotécnico  de  notícias,  fornecendo  as 

condições  que  afastam  ainda  mais  o  receptor  da  informação  que  verdadeiramente 

poderia contribuir a sua cidadania.

Referências bibliográficas

ANDERKRONE, Elmo  Francfor,  ,  acessível  em 
http://www.sampaonline.com.br/colunas/elmo/apresentacao.htm Sampaonline.com.br. 
Atualizado em 28 de Setembro de 2001. Acessada em 22 de novembro de 2007.

ARNT, Ricardo (1991). A desordem do Mundo e a Ordem do Jornal. In: NOVAES, Adauto. 
Rede Imaginária. São Paulo: Cia das Letras/Secretaria Municipal de Cultura. p.170-178

BARBOSA  LIMA,  Fernando.  Nossas  Câmeras  são  os  seus  olhos.  In: BARBOSA 
LIMA,Fernando,PRIOLLI,  Gabriel  e  MACHADO,  Arlindo.  Televisão  &  Vídeo. Rio  de 
Janeiro: Zahar, 1985.

BORELLI, SÍLVIA & PRIOLLI, Gabriel (coords). A Deusa Ferida – porque a Rede Globo não 
é mais a campeã de audiência. São Paulo: Summus, 2000. 

14

http://www.sampaonline.com.br/colunas/elmo/apresentacao.htm


Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008

CARVALHO, Elisabeth. et al.  Anos 70: televisão. Rio de Janeiro: Europa Gráfica e Editora, 
l980. 

FISKE,  John.  Britsh  Cultural  Studies  and  Television.  In:  ALLEN,  Robert  .  Channels  of 
Discourse. Chapel Hil: University of North Carolina Press, 1987

FOLHA DE S. PAULO.  Ibope- Os cinco programas mais vistos em São Paulo de 20/1/97 a 
26/197. São Paulo, 16 fev. 1997, TV Folha, p. 2

FURTADO, Rubens.  Programação I  –  Da  Rede Tupi  à  Manchete,  uma  visão histórica.  IN 
MACEDO, Cláudia, FALCÃO, Ângela e MENDES DE ALMEIDA, Cândido José. TV ao Vivo 
– Depoimentos. São Paulo: Brasiliense, 1988.p.57-69.

LIMA, Venício A de. Mídia. Teoria e Política. São Paulo: Editora Perseu Abrano, 2001.

LORÊDO, João. Era uma vez... a televisão. São Paulo: Alegro, 2000.MACHADO, Arlindo.Os 
anos de Chumbo. Mídia, poética e ideologia no período de resistência ao autoritarismo militar 
(1968-1985). Porto Alegre: Sulina, 2006.

MARCONDES FILHO, C. Política e Imaginário - nos meios de comunicação para massas no 
Brasil. São Paulo: Summus, 1985.

MATTOS, S. Um perfil da TV brasileira (40 anos de História- de l950 a l990). Salvador: A 
Tarde, 1990.  

MATTOS, Sérgio (org.) Televisão e cultura na Alemanha e no Brasil: – Apresentações no 
Seminário "Cultura e Política na Televisão do Brasil e da Alemanha", em Salvador, de 9 a 14 de 
maio de 1994. Salvador: ICBA – Instituto Cultural Brasil Alemanha, 1997. 

MATTOS. Sérgio.  A televisão no Brasil:  50 anos de história (1950-2000).Salvador: Ianamá, 
2000.

MOYA, Álvaro de. Gloria In Excelsior.  Ascensão, Apogeu e queda do maior sucesso da 
televisão brasileira. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

PATERNOSTRO,  Vera  Iris.  O texto  na  TV-  manual  de  telejornalismo.  Rio  de  Janeiro, 
Campus, 1999.

REZENDE, Guilherme. Perfil Editorial do Telejornalismo Brasileiro.  São Bernardo do 
Campo: UMESP, 1997. (Tese/Doutorado).

RIXA. Almanaque da TV - 50 anos de memória e informação. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.

SAMPAIO, Walter. Jornalismo audiovisual: rádio, TV e cinema. Petrópolis: Vozes, 1971.

SOUZA FILHO, Whashington. O jornalismo na Televisão. IN MATTOS, Sérgio.  Televisão e 
Cultura no Brasil e na Alemanha. Salvador: ICBA, 1997. 

SQUIRRA, S. O telejornalismo brasileiro num cenário de competitividade. Intercom –Revista 
Brasileira de comunicação. São Paulo, Vol. XVIII, n1, Jan/Jun, 1995.

SQUIRRA, Sebastião. Boris Casoy: O âncora no Telejornalismo Brasileiro. Petrópolis: Vozes, 
1993.

15


	50 anos de imagens
	Uma retrospectiva das condições de funcionamento do telejornalismo brasileiro1
	Resumo

