XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-FK.74-1


GT: NP Folkcomunicação

FOLKCOMUNICAÇÃO E FANTASIAS NO CARNAVAL DE OLINDA ਍ഀ ਍ഀ

Maria Érica de Oliveira Lima (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Dannyelle de Souza Nunes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Gabriella Gerber (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Jocielle Freire de Lima Lira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Marilton Medeiros (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Robert Emerson Amorim (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Em um carnaval marcado fortemente pela valorização da cultura local e preservação de costumes, Olinda configura-se como centro das atenções quando se fala em carnaval tradicional. Esse artigo visa entender quais mensagens são passadas através das fantasias utilizadas pelos foliões e em que contextos elas estão inseridas. Como se dá a comunicação em âmbito popular apenas com o recurso dessas fantasias? E de que forma os meios de comunicação de massa se apropriam dessas manifestações folclóricas? Essas observações foram realizadas sob o prisma da teoria folkcomunicacional e com alguns conceitos de folkmídia, tendo como principal técnica a participação direta durante o carnaval.


Palavras-chave:  Folkcomunicação, Folkmídia, Carnaval, Olinda, Fantasias
਍ഀ