<HTML><HEAD><TITLE>INTERCOM 2007</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=520><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>INTERCOM 2007</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=180><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>NP-TI.1636-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td> <b>NP Tecnologias da Informação e da Comunicação</b><p align=justify><strong>CÓDIGO E LUTA POR AUTONOMIA NA COMUNICAÇÃO EM REDE</strong></p> <p align=justify><b><u>Henrique Antoun </u></b> (<i>UFRJ</i>); <b><u>Ana Carla de Lemos </u></b> (<i>UFRJ</i>); <b>André Pecini </b> (<i>UFRJ</i>)<br><br></p><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres>O artigo trata do confronto entre o poder da informação e a potência da comunicação na Internet. Problematiza-se essa quimérica contrariedade como uma dialética no seio do capital entre sua forma mercadoria e sua potência social. Se o dinheiro/mercadoria reafirma que a desigualdade rege as relações sociais, o poder de expropriação da propriedade esbarra no limite imposto pelo capital social, que se traduz como potência de colaboração. A questão é examinada através da quebra do código de proteção do HD-DVD e BLU RAY, e a guerra em torno da sua divulgação na Internet. Especial atenção será dada ao sítio Digg, cujos usuários se rebelaram contra o apagamento de mensagens de divulgação do código. A partir deste caso, pensa-se os limites e possibilidades da web 2.0 e da sharing economy na luta da multidão por autonomia.</p> <br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Autonomia, Cibercultura, Comum, Mediação, Multidão</td> </tr></table></tr></td></table></body></html>