
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007 

 

 1

A cobertura dada pela Rede Globo ao movimento Diretas já:  
o que as atuais gerações sabem a respeito?1 

 
Márcia Fantinatti2 
Patrícia Rodrigues de Moura3 
 
Faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas 
 
Resumo: Este trabalho destaca pontos do discurso atual da Rede Globo sobre a 
polêmica cobertura do movimento “Diretas já” - difundido recentemente, sobretudo 
através de obras publicadas pelo Projeto Memória Globo - e relembra que a emissora de 
TV foi acusada, à época, de tê-lo escondido do público. Ao lado disso, apresenta 
resultados de sondagem realizada entre estudantes de Comunicação Social para checar o 
quanto conhecem a respeito de um dos mais importantes movimentos populares 
ocorridos na fase de redemocratização brasileira, que se deu entre 1983-1984: o 
“Diretas já”, que reivindicava, sob a ditadura militar, o direito de eleger diretamente o 
presidente da República. Também destaca a imagem social e a credibilidade - sobretudo 
em relação à editoria política - da Rede Globo junto a esses estudantes. 
Palavras-chaves: Rede Globo e Diretas já; Comunicação e Política; Jornal Nacional. 
 

Algumas empresas de comunicação foram duramente criticadas e acusadas por 

apoiar os militares e por manter política editorial alinhada com o conservadorismo 

político, na defesa dos interesses das elites sócio-econômicas que o golpe de 64 

encarnava. Nenhuma o foi tanto quanto a Rede Globo de Televisão. Passadas duas 

décadas do fim dos governos militares, um fato surpreendente: preocupada em organizar 

e divulgar a história de suas produções, através de seu Projeto Memória Globo, esta 

lançou publicações que revisitam, entre outros temas de nosso passado recente, o 

período de redemocratização no Brasil. Dentre elas, adquire papel de destaque o livro 

Jornal Nacional – A notícia faz história, publicado pela Zahar, em 2004, quando o 

telejornal completou 35 anos. Ele serviu de base para pesquisa acadêmica que 

realizamos, em que nos propusemos identificar e analisar o atual discurso da Globo a 

propósito da cobertura jornalística de um fenômeno de particular relevância para o 

processo de redemocratização brasileira: o movimento “Diretas Já”, que reivindicava o 

fim da ditadura militar e a instauração de eleições diretas para Presidência da República 

(1983-1984). Procuramos resgatar elementos a respeito do movimento, bem como 

compreender os sentidos da argumentação contida no conjunto de elementos que 

permitem visualizar o discurso atual da Globo, enquanto peça chave na formação da 

                                                 
1 Trabalho apresentado no III Intercom Júnior – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação. 
2 Jornalista, Doutora em Ciências Sociais/UNICAMP e Professora da Faculdade de Jornalismo da PUC - Campinas. 
Líder do Grupo de Pesquisa “Comunicação e Política” do CNPq. e-mail: marcia_fantinatti@puc-campinas.edu.br. 
3 Aluna da Faculdade de Jornalismo e Bolsista de Iniciação Científica Fapic/Reitoria da PUC - Campinas. Membro 
do Grupo de Pesquisa “Comunicação e Política” do CNPq. e-mail: patricia_rmoura@yahoo.com.br. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007 

 

 2

opinião das novas gerações. Neste ensaio, além de destacarmos o que localizamos nesse 

sentido, apresentamos os resultados da sondagem realizada junto a estudantes de 

Comunicação Social, a respeito das Diretas já e de como encaram a Rede Globo. 

A cobertura do “Diretas já”, segundo versão apresentada pela Rede Globo: 

As “Diretas Já” permaneceram como uma espécie de ‘ferida aberta’ na história do 

telejornalismo da Rede Globo. As referências aos fatos reapareceram inúmeras vezes 

nos últimos anos. Até uma novela de época, que se passava na década de 30, intitulada 

Esperança, incluiu as Diretas.4 Na biografia de Roberto Marinho, escrita pelo jornalista 

Pedro Bial, também se lê a respeito (BIAL, 2005:286). O livro referido, porém, é o que 

de modo mais sistematizado exibe o posicionamento da Globo a respeito dos fatos. 

Nota-se que, entre essa obra, publicada em 2004, e um artigo de Ali Kamel (diretor 

executivo de jornalismo da Globo), divulgado em O Globo em 2003, há grande sintonia. 

 O artigo de Ali Kamel tornou-se referencial, pois sintetiza todo o eixo de 

argumentação que o livro, lançado pouco tempo depois, revelaria. Segundo ambas as 

publicações, no que se refere às Diretas: a) a Globo cobriu os comícios e noticiou o 

mais importante, o da Praça da Sé, no Jornal Nacional; b) quem critica a Globo perde de 

vista o feroz papel da censura, ao qual ela estava exposta; c) a verdadeira motivação 

para as críticas dirigidas à Globo estaria na expectativa de que esta apoiasse as Diretas.  

Iniciamos por reiterar que o Jornal Nacional do dia em que houve o comício da Sé 

– realizado no aniversário de São Paulo – não omite o comício a favor das Diretas. No 

entanto, é inegável que a chamada da matéria omitia o objetivo do comício: “Festa em 

São Paulo. A cidade comemorou seus 430 anos com mais de 500 solenidades. A maior 

foi um comício na praça da Sé.” (Chamada do JN, in: Jornal Nacional..., 2004: 157). 

Considerando-se que o telejornal deixa de mencionar, na chamada, o assunto mais  

importante do momento, em favor de um fato trivial, esperava-se, décadas depois, que 

fosse admitido o erro. Não é um reconhecimento da falha que se observa no livro. 

Insiste-se na relação direta entre o aniversário e o comício, o que justificaria a alusão 

inespecífica: “A chamada da matéria (...) referia-se ao comício como um dos eventos 

comemorativos do aniversário da capital paulista. De fato, havia a relação entre a 

manifestação e o aniversário da cidade.” (Idem, 2004:157). Também há no livro o 

esforço para esclarecer que, a despeito da “escalada”, o conteúdo da matéria não 

                                                 
4 No último cap. de 'Esperança', fev/2003, o protagonista já velho cita acontecimentos políticos envolvendo 
participação popular: “Ao citar o período militar, repressão, campanha pela anistia, pelas diretas já, fora Collor etc., o 
narrador vai incluindo-se, bem como aos seus filhos, netos, bisnetos (...) (FANTINATTI, 2004:303)”. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007 

 

 3

deixava dúvidas quanto à natureza do comício, afinal, “... a reportagem de Ernesto 

Paglia relatou com todas as letras o objetivo político do evento: pedir eleições diretas 

para presidente da República.” (Idem, ibidem: 157). Não estamos de acordo com essa 

opinião. Da forma como foi ao ar, a matéria não primava pela clareza e sim, obscurecia 

e fragmentava a campanha que se desenvolvia pelas diretas. Em parte, pela escassez de 

informações, que o tempo reduzido dedicado ao assunto determinara.  

Sobre a ênfase contida na versão atual, segundo a qual a censura era implacável, 

vale lembrar a percepção de Conti (1999), destacando algo mais propriamente definido 

como auto-censura. Ele aponta a encruzilhada em que se colocou a Rede Globo, em 

relação aos comícios, quando outros meios passaram a noticiá-los: 

“(...) Com a Bandeirantes e a Manchete dando flashes ao vivo e dedicando a 
maior parte de seus noticiários à manifestação na Sé, Boni imaginou uma 
maneira de mencioná-la, ao mesmo tempo que cumpria a ordem de não noticiá -
la. Numa reunião na sala de Armando Nogueira, determinou que uma repórter 
falasse da Praça da Sé, em menos de vinte segundos, que ali estava sendo 
comemorado com um show o aniversário de São Paulo. Não deu certo: além de 
omitir, a Globo foi acusada de distorcer a verdade.” (CONTI, 1999:37-38) 

Em entrevista concedida ao Jornalista Roberto D´Ávila, que foi ao ar em 28 de 

dezembro de 2005, o próprio Boni confirmou as imposições daquele momento: 

"A campanha das diretas foi uma censura dupla: primeiro a censura da censura, 
depois a censura do doutor Roberto [Marinho]. Como a televisão é uma 
concessão do serviço público, eles [os militares] sempre mantinham uma 
pressão muito grande dentro da televisão. No momento das Diretas-Já eles 
ameaçaram claramente a Globo de perder a concessão ou de interferir mais 
duramente no entretenimento. Então, o doutor Roberto não queria que se falasse 
em Diretas-Já. Eu fui o emissário final do pessoal do jornalismo na conversa 
com doutor Roberto e ele permitiu que a gente transmitisse aquilo ali dizendo 
que havia um show pró-Diretas-Já, mas sem a participação de nenhum dos 
discursantes, quer dizer, a palavra e o que se dizia, estava censurado." (José 
Bonifácio de Oliveira Sobrinho. In: Agência Estado, 30/12/2005). 

Confirma-se a atenção redobrada com o tema “Diretas”, pela cúpula; exemplifica-

se a auto-censura e se esclarece que a diluição da natureza do comício era desejada.  

Aderir, endossar, apoiar, torcer, empolgar-se. As versões atuais para os episódios 

indicam que era isso o que se esperava da Globo em relação às “Diretas”; e daí se deduz 

que o seu jornalismo teria sido criticado em função de ter frustrado tais expectativas: 

“Mesmo quando a Globo passou a noticiar os comícios nacionalmente, a 
irritação permaneceu grande. Porque, embora não tenha mais deixado de 
mostrar em rede os principais comícios posteriores ao da Sé, a emissora 
manteve ainda, por algum tempo, o padrão de noticiá -los em matérias de até três 
minutos, quando o anseio era que a Globo endossasse editorialmente a 
campanha.” (Jornal Nacional...2004:158). (os grifos são nossos). 

O que chama atenção é que, no intuito de fazer parecer que foi a imparcialidade a 

marca da cobertura jornalística sobre as “Diretas”, demonstra-se justamente o contrário. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007 

 

 4

Se os depoimentos atuais, para justificar o exíguo tempo dedicado ao movimento pelas 

“Diretas Já” (ou os ardis na edição: mistura de assuntos, subtração de termos, omissão 

do assunto na chamada de uma matéria etc.), apóiam-se em expressões tais como “a 

Globo não fazia torcida” ou “a Globo não endossava”, apenas contribuem para 

confirmar o que já se sabia: que quando os proprietários da emissora não concordam 

com uma opinião, ela não terá o devido destaque no Jornal Nacional. Sem rodeios – e, 

aparentemente sem perceber as contradições que esse tipo de afirmação revela - admite-

se que as práticas jornalísticas foram simples desdobramentos da opinião dos chefes 

(refletida nos editoriais); estavam longe, portanto, de refletirem o interesse público.  

O que os estudantes de Comunicação Social conhecem a respeito do “Diretas já”? 

 A pesquisa que realizamos entre estudantes de Comunicação Social, obedeceu a 

um roteiro de entrevista formulado de modo a contemplar: a) seção voltada à argüição a 

respeito do nível de conhecimento sobre as “Diretas já” e as acusações feitas à Rede 

Globo à época (de omissão em relação ao movimento, em seus telejornais); b) seção 

voltada à sondagem sobre o principal telejornal – o Jornal Nacional -, no que se refere à 

respectiva aceitação e credibilidade por parte dos estudantes. Nosso levantamento de 

dados e opiniões teve a preocupação em identificar tendências, situando-se no terreno 

da pesquisa qualitativa5. Ao marcarmos cada entrevista individual, mencionávamos que 

falaríamos da Rede Globo e de seu telejornal, focando aspectos da história 

contemporânea e da política. Pretendíamos captar o momentâneo, as respostas 

espontâneas, de acordo com a lembrança imediata a respeito dos temas. Os trechos mais 

relevantes das respostas obtidas estão reproduzidos a seguir6.  

A bateria de questões inicial era sobre o que sabiam a respeito do “Diretas Já”, à 

qual, uma parcela dos entrevistados não soube responder ou afirmou não se lembrar:  

“Não sei. Me deu ‘branco’ agora! (AM/PP)”. 
“É um movimento que fizeram. Um movimento de protesto, mas eu não lembro 
para o que era. Acho que era para... Não lembro para o que era (GV/RP)”. 
“Mas também... caramba! Eu nem tinha nascido! (AP/RP)”.7 

Algumas respostas não estavam erradas, mas eram vagas ou incompletas:  

                                                 
5 Entrevistamos 16 alunos de cursos de comunicação, escolhidos por critério de amostra não-probabilística. Mesmo 
sem pretensão estatística, a escolha foi ao acaso, nas intermediações dos cursos, no campus universitário. Utilizamo-
nos de abordagens extensas, em metodologia classificada como “entrevistas em profundidade” (MARCONI & 
LAKATOS, 1982), de abril a maio/2007. Para preservar-lhes a identidade, lançamos as iniciais dos nomes, seguidas 
da sigla do curso (PP=Publicidade Propaganda; JOR=Jornalismo e RP=Relações Públicas). 
6 Agradecemos a Juliana Martarello Ribeiro e Bruno G. Pereira, alunos de jornalismo, que nos auxiliaram na 
aplicação de pré-testes das entrevistas e na sistematização dos dados obtidos. 
7 Essa frase ilustra um sentimento presente em outras respostas de nossos entrevistados. A justificativa para 
desconhecer ou não se lembrar de episódios da história contemporânea, mais precisamente da fase de 
redemocratização brasileira, é resumida na afirmação de que ainda não existiam quando esses fatos aconteceram. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007 

 

 5

“É um movimento social que aconteceu porque a população queria eleições 
diretas (GF/RP)”. 
“Eu lembro que foi uma campanha para que o voto passasse a ser direto e para 
que tivesse maior liberdade para escolher o candidato (AC/PP)”. 
“Foi um movimento para derrubar a ditadura, envolvendo um monte de gente 
(CR/JOR)”.  
“Foi quando o povo foi às ruas lutar pela democracia  (WB/JOR)”. 

 Dentro dessa tendência, chama a atenção o fato de repetidas respostas se 

referirem às “Diretas já” como uma “revolução”, ao invés de campanha ou movimento:  

“Foi uma revolução política que os brasileiros lutaram por democracia. É isso? 
Não lembro direito (EG/PP)”.  
“Foi uma revolução das pessoas para começar as eleições diretas para 
presidente (PZ/PP)”.  
“Foi uma campanha de quando o regime militar estava no comando e a 
população fez essa revolução para poder ter eleições diretas (PC/JOR)”. 

Em algumas falas, também constatamos equívocos, ou verificamos que o 

movimento pelas Diretas aparecia confundido e associado a outras mobilizações 

populares (talvez com o “Fora Collor”):  

“Eu sei alguma coisinha. Lembro do colegial e estudei um pouquinho sobre o 
assunto. Foi um movimento em relação à volta das eleições diretas para 
presidente, que ocorreu após o fim da ditadura (DG/JOR)”. (Note-se que houve 
engano sobre o período). 
“Das diretas já, pelo meu conhecimento, foi um movimento político. A 
população brasileira acabou se unindo, de certa forma, saindo às ruas para 
reivindicar várias questões políticas da época. (...) O assunto específico, eu não 
sei (RA/JOR)”.  
“O movimento estudantil buscando eleição direta para presidente, que não foi 
aprovada no Congresso, e os estudantes saíram às ruas (PB/PP)”. (Note-se que 
houve engano sobre o período: a campanha pelas diretas se desenvolvia antes da 
votação da Emenda e não após sua não aprovação pelo Congresso. As Diretas já 
foram um movimento que envolveu os mais diversos segmentos da sociedade e 
não foi identificada nem exclusivamente, nem preponderantemente com o 
movimento estudantil. Essa talvez tenha sido uma característica do movimento 
“Cara pintada”, do movimento “Fora Collor”). 

Respostas mais fundamentadas em fatos apareceram em apenas duas ocasiões: 

“Diretas já foi um movimento político e popular que visava a aprovação de 
eleições diretas no país, e não só pelo congresso. Depois da ditadura, o governo 
Figueiredo teve uma votação feita indiretamente, em que foi eleito Sarney, 
Tancredo Neves. Depois, com a morte de Tancredo Neves, foi Sarney. Ai esse 
movimento diretas já, foi para que as eleições sejam democráticas, para que 
todo mundo possa votar (JV/PP)”. 
“Sei que o “Diretas Já” foi um movimento (...), foi uma reivindicação popular 
pelo início de uma votação direta, por isso o nome “Diretas Já”. Por uma 
votação total, pelo povo, aberta, voto obrigatório (...). Vejo o “Diretas Já” como 
o grande catalisador do final da ditadura e das eleições indiretas, para uma 
eleição com participação popular (LM/JOR)”. 

Para a pergunta relativa ao ano em que teria sido realizado o “Diretas já”, os que 

não sabiam responder representaram a maioria dos entrevistados: totalizamos onze dos 

dezesseis entrevistados. Aí estão incluídos os que “arriscaram”, apontando 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007 

 

 6

incorretamente os anos 50, os anos 90, o ano de 1964, o de1972 e o de 1988. Por fim, 

houve cinco entrevistados que acertaram a data ou ao menos o período. Mas notamos 

que apenas uma resposta foi dada sem hesitações. Nas quatro demais respostas, não 

havia convicção nas falas:  

“Foi em 1984, 1985 (DG/JOR)”. 
“Acho que 1984. Não sei direito (PZ/PP)”. 
“Em 1984 ou 1985 (WB/JOR)”. 
“O primeiro presidente eleito por isso foi em 1985, então eu suponho que foi em 
1984 (LM/JOR)”. (Note-se que a referência que permitiu a lembrança está 
incorreta. O primeiro presidente eleito ‘por isso’ (eleições diretas) não foi logo 
em seguida à campanha pelas diretas, em 1985, e sim em 1989). 

A emenda que propunha eleições diretas para presidente da República levava o 

nome de seu proponente, o então deputado Dante de Oliveira, do PMDB, que a 

protocolou na Câmara dos Deputados, em março de 1983 (OLIVEIRA & LEONELLI, 

2004). Desse modo, uma de nossas questões foi formulada com o objetivo de sondar 

junto aos entrevistados se eles saberiam dizer o que é “Dante de Oliveira”. Constatamos 

que apenas três dos entrevistados souberam responder à pergunta. E as respostas vieram 

imprecisas, com pouca clareza em relação aos fatos: 

“Dante de Oliveira foi o deputado que iniciou o movimento (...) é um projeto 
que ele deu para que fosse aprovado ou não pela Câmara (DG/JOR)”. 
“O nome do deputado que propôs a campanha para a eleição direta (PB/PP)”. 
“Dante de Oliveira é uma lei que foi inspirada no nome desse cara, Dante de 
Oliveira, que era um político da época (JV/PP)”. 

Também pedimos que os entrevistados citassem três personalidades que haviam 

sido contrárias ao movimento por “Diretas Já” e outras três, que lhe teriam sido 

favoráveis. Dez entrevistados não quiseram arriscar respostas. Um respondente errou, 

tendo apontado Getúlio Vargas, Presidente do Brasil que se suicidou em 1954, como 

figura relacionada ao “Diretas já”: “Não lembro. Ah! Tinha o Getulio Vargas, mas não 

tenho certeza se era a favor ou contra (PC/JOR)”. 

Os demais responderam de forma correta, porém, incompleta. Nenhum foi capaz 

de citar os seis nomes, conforme solicitado: 

“A favor: Lula, o PMDB foi a favor, o Quércia, e também o Fernando Henrique. 
Contra: Figueiredo, Personalidades da política, e quem tava participando da 
ditadura, o Geisel, um terceiro, não sei dizer. Celebridades a favor: Regina 
Duarte, Cristiane Torloni (DG/JOR)”.  
“Contra eu não sei, eu sei a favor. O Lula, Brizola, e o Tancredo (CR/JOR)”. 
“Personalidades favoráveis: Luis Inácio Lula da Silva; Dante de Oliveira e o 
presidente que morreu antes de José Sarney assumir. Personalidades contrárias: 
João Batista Figueiredo; José Sarney; e não lembro (PB/PP)”.  
“Contra: Paulo Maluf, Militares e a extrema direita; A favor: Leonel Brizola, 
Arquiteto Niemayer e Covas (JV/PP)”. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007 

 

 7

“Favoráveis: Lula e toda a liderança sindical da CUT. Gilberto Gil foi a favor 
das “Diretas Já” e Caetano também. Os três contrários, não sei citar de cabeça 
(LM/JOR)”. 
“Contrárias: os militares; a favor: FHC, Lula... (MD/PP)”. 

Abordando diretamente a Rede Globo, perguntamos se os entrevistados 

conheciam a polêmica estabelecida em torno da cobertura jornalística feita pela 

emissora à época do movimento pelas Diretas. Ao formularmos esta parte da entrevista, 

tínhamos em mente as principais críticas feitas à Rede Globo à época, segundo as quais, 

a emissora teria evitado cobrir os comícios que se espalhavam pelo país a favor de 

eleições diretas e, quando os mostrava nos telejornais, dava-lhes tempo muito reduzido, 

o que não era condizente com a dimensão política do movimento e, ainda, indicavam 

um conjunto de condutas marcadas pela auto-censura. Nas respostas, constatamos que a 

tendência predominante foi o desconhecimento de qual teria sido a polêmica 

envolvendo a Globo e o  “Diretas já”. Foram nove os entrevistados que alegaram nada 

saber de polêmico envolvendo o tema. Entre os comentários gerados por essa 

indagação, algumas respostas – ainda que um pouco evasivas - destacam uma noção 

genérica segundo a qual a imagem da Globo, nos anos 80, estaria associada a uma 

conduta jornalística parcial e/ou de atrelamento aos interesses dos militares no poder: 

“O que eu sei, da Globo, é o negócio lá da eleição do Collor. A Globo foi criada 
na época da Ditadura, e era para falar bem da ditadura, mas sei lá  (CR/JOR)”.  
“A posição da Rede Globo (sobre o movimento “Diretas já”), eu não tenho 
conhecimento. Eu acho que a Globo deu o enfoque dela , sem dúvida, até porque 
todo veículo de comunicação acaba dando o enfoque que ele deseja dar para 
uma determinada causa (RA/JOR)”. 

Apenas dois dos nossos entrevistados referiram-se às principais críticas dirigidas 

ao telejornalismo da Rede Globo à época da ditadura militar e especificamente em 

relação à campanha popular por eleições diretas para presidente, de 1983 a 1984: 

“Eles encobriram vários fatos, mortes entre outros acontecimentos. Porque a 
Globo era a favor dos militares e até hoje tem muita coisa escondida, tem até 
pesquisadores que estão buscando comprovar algumas coisas. Mas em todo 
momento eles (Globo) tentam mentir sobre o que ocorreu, dizer que eles não 
encobriram os fatos etc. O Jornal (Nacional) cobria outras coisas e lembro 
também que teve até um comício na paulista, e ao invés de fala r da revolução 
(do Diretas já), eles comemoraram o aniversário de São Paulo, nem falaram 
muito do movimento (PC/JOR)”. 
“Eu sei que a Rede Globo responde a muitas acusações de ter encoberto o 
movimento (Diretas já), de diminuir números, fazer pequenas notas, e sei até de 
muitas vezes que ela não divulgava a razão das manifestações, ela mudava o 
motivo, mascarava de alguma maneira (LM/JOR)”. 

Ao lado disso, uma resposta surpreendente apareceu em nossa sondagem. Três 

entrevistados afirmaram que a Rede Globo teria sido favorável ao “Diretas já”. Essa 

seria, segundo eles, a “polêmica” envolvendo a emissora e o movimento pelas Diretas: 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007 

 

 8

“Eu sei que a Globo foi totalmente a favor das diretas, mas não sei que 
interesses políticos ela tem em relação a isso. Eu sei que ela foi a favor e ela 
realmente incitou a população a sair pelas ruas. (Como fonte dessas 
informações, citou): Eu tinha lido um pouquinho daquele livro do Jornal 
Nacional, que eu tenho em casa e lembro de escola, Internet, professores 
(DG/JOR)”. 
“A Rede Globo era favorável às Diretas. É isso que eu lembro em relação à 
cobertura da Globo. (Como fonte dessas informações, citou): Pela tevê, eu acho. 
Pelas coisas que assisti, não sei direito (EG/PP)”. 
“A Globo influenciou na cobertura apontando positivamente o lado das diretas 
e negativamente o lado do governo. (Como fonte dessas informações, citou): 
Pesquisando e na faculdade (JV/PP)”. 

Em seguida, insistimos em saber, junto a cada um dos entrevistados, quem 

conhecia a recente versão apresentada para os fatos pela Rede Globo. Perguntamos se 

conheciam o livro lançado pelo Projeto Memória Globo, em 2004, por ocasião do 35º 

aniversário do Jornal Nacional. Sobre o livro, constatamos que 50% dos entrevistados já 

tinham ouvido falar da publicação ou a haviam folheado em livrarias. Aos três 

estudantes que afirmaram ter lido a obra, perguntamos o que achavam sobre a versão 

atual produzida para os fatos ocorridos em 1984, relacionados ao “Diretas já”. Um dos 

entrevistados que afirmou tê-lo lido, disse desconhecer o ponto que apresentava 

especificamente a versão da emissora para os fatos relacionados ao “Diretas já”. No 

entanto, na resposta dada anteriormente, já havia transmitido, como versão histórica, a 

informação segundo a qual a Globo teria apoiado e até mesmo incitado o povo a ir às 

ruas defender as Diretas. Os outros dois se posicionaram de maneira bastante incrédula, 

em relação ao discurso trazido a público através da citada publicação: 

“Eles (Rede Globo) estão tentando reverter a situação para o lado deles, porque 
o público viu o que aconteceu e cobra isso. Estão tentando mudar o que 
aconteceu para beneficiar eles mesmo. (Sobre a alegação de que a Globo não 
censurou a campanha pelas Diretas): Se eu não tivesse estudado, eu até 
acreditaria no livro. Mas pelo fato de eu estar estudando, ter visto filmes, outros 
livros, eu posso dizer que não é verdade (PC/JOR)”. 
“A Globo hoje em dia alega que estava cobrindo o movimento, que era a favor 
de uma democratização. Ela meio que se retrata em relação a isso. Tenta cobrir 
com ‘panos quentes’. (...) Eu acho que a Rede Globo, pela própria maneira que 
ela nasceu, ela sempre defendeu os interesses da ditadura militar. Não é nada 
surpreendente que na época do movimento ela fosse contrária ao movimento 
“Diretas Já”. Desde a concessão dada a Roberto Marinho, eu sei que ela 
conseguiu capital americano, o que era ilegal na época. Então, a Rede Globo 
para mim é uma televisão com agenda própria, que segue os interesses de uma 
política neoliberal, que era o que estava por trás da ditadura, e até hoje ela 
continua sendo assim (LM/JOR)”. 

Iniciando outro tema da entrevista, pedimos a cada um dos estudantes que 

avaliassem o Jornal Nacional, no que se refere à credibilidade, justificando com fatos o 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007 

 

 9

seu conceito8. Nem todos os entrevistados conseguiram se lembrar de algum exemplo 

concreto que sustentasse suas opiniões, mas todos atribuíram notas. Cinco entrevistados  

deram notas em torno de 7,5 (grande credibilidade) ao Jornal Nacional: 

“É um jornal de grande credibilidade: 7,5. Quando caíram as ‘torres gêmeas´, 
deu uma boa cobertura, fez uma boa reportagem (CR/JOR)”. 
“Daria a eles uns 7,5, porque eles são pouco formadores de opinião (EG/PP)”.  
“Assim, numa escala, seria grande credibilidade, acho. Mas não total, não total. 
Então é 7,5 (AM/PP)”. 
“Uns 7, 8. Acho que (o Jornal Nacional) fala de todos os assuntos, interessa a 
muita gente. Apesar de às vezes dar foco para coisas menos importantes, acho 
que acaba falando de tudo (PZ/PP)”. 
“Nota 8. Em certas coisas tem parcialidade, principalmente em caso de política 
(PB/PP)”. 

A nota 5 (credibilidade média) foi atribuída ao Jornal Nacional por cinco 

estudantes. Entre as críticas, aparecem referências ao sensacionalismo e à parcialidade e 

ao aspecto entretenimento “misturado” à informação: 

“Para a opinião pública 10, para quem conhece jornalismo, nem tanto. Para 
mim, razoável, nota 5 (MD/PP).” 
 “Acho um Jornal pouco completo, e com um enfoque muito tendencioso, virou 
do lado da direita. E ultimamente vem se “sensacionalizando” demais, com 
casos de violência pública, de apelo a casos de interesse público. Nota: 5, 
credibilidade média  (DG/JOR)”.   
“Nota 5, porque eu acredito que tenha muitas edições, que eles alteram alguma 
coisa. Ás vezes, algum sensacionalismo, não sei direito (AC/PP)”.  
“Acho que 5, credibilidade média, porque eu acredito que ele é um jornal 
parcial, ele tem o partido dele. Eu não acho que ele divulgue as notícias 
democraticamente, sabe? (GV/RP)”  
“Daria nota 5, média credibilidade, porque a Globo não passa a notícia por 
inteiro, não tem comentários, e os poucos comentários que tem, vêm do  
editorial, que é do Arnaldo Jabor, que aliás eu gosto. Também a Globo, 
principalmente o Jornal Nacional, eles misturam muita notícia. Tem uma notícia 
de guerra, depois tem uma de esporte, depois volta para uma notícia de governo, 
então isso é mais um entretenimento pra população do que informação. Por 
exemplo, a matéria-cobertura (da visita) do Papa, que foi mais entretenimento 
do que informação (JV/PP)”. 

As notas mais baixas ficaram entre 2,5 a 3 e foram dadas por quatro dos 

entrevistados. A desconfiança em relação às visões transmitidas, e, novamente, as 

possibilidades de haver manipulação, bem como o apelo ao sensacionalismo aparecem:  

“Assisto muito raramente, porque sei o que eles fazem. Por isso, têm pouca 
credibilidade. Eles estão interessados em audiência, assim como todas as 
emissoras, mas como é o jornal que atinge a grande massa, eles têm 
possibilidade de manipular. Por exemplo, o ‘Dossiê contra o Lula ’, foram 15 
min. de informações e não deram o acidente com o Boing da Gol (WB/JOR)”. 
“Eu daria uma nota 3, no máximo. Ele só serve para te informar a existência de 
um fato relativo àquela situação. Porém, a cobertura, a visão e conclusões sobre 

                                                 
8 Sugerimos a utilização da seguinte Escala: 0 = nenhuma credibilidade; 2,5 = pouca credibilidade; 5 = credibilidade 
média; 7,5 = grande credibilidade; 10 = credibilidade total. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007 

 

 10

esse fato nunca eu iria tirar assistindo algo que foi informado pela Globo 
(LM/JOR)”. 

 Se a parcialidade é apontada por alguns como um mal, a falta de um jornalismo 

mais opinativo aparece como ponto fraco do Jornal Nacional: 

“Eu colocaria de 2,5 a 5, porque eu me revolto muito com isso: a gente tem dois 
apresentadores, com excelente competência , mas não emitem opinião, não 
opinam. Eu sei que não depende deles, depende da política empresarial que esta 
por trás (...).  Tudo bem que uma ‘careta’ informa, um ‘jeitinho’ assim, de 
cabeça, negativo, informa. Nas pequenas coisas, acabam informando, mas a 
maioria acaba não percebendo isso. E você tem a possibilidade de falar para 
milhões de telespectadores. Eu costumo dizer que vejo muito o jornalismo 
como uma prestação de serviço, como uma questão de educação. E eu acho que 
o Jornal Nacional, neste ponto, não contribui (RA/JOR)”.  

A rapidez das edições também pesou nas avaliações de quem atribuiu baixa 

credibilidade ao Jornal Nacional. Assim como o pouco aprofundamento das 

informações, o conteúdo “ligth” ou matérias de duvidoso interesse público: 

“Acho muito rápido. Se você começa a assistir o Jornal Nacional, se você vê a 
primeira matéria, vai para a segunda matéria e quando está na terceira, já não 
lembra da primeira e da segunda. Acho um texto muito rápido, não passa um 
conteúdo, passa informação, mas ao mesmo tempo, não passa. (...) então, é 
assim, aqueles jargões de sempre, aquela política do jornal, de sempre acabar 
com esportes, aquela coisa bonita, tudo sadia para ir para a novela  (RA/JOR)”. 
“Quem estudou sobre ela (Rede Globo), até sabe que tem outros jornais 
melhores do que a Globo. Sabe que não levam as matérias pelo 
sensacionalismo. Houve uma vez que passou (no JN) a matéria da Xuxa, 
quando a filha dela nasceu. O que isso tem de informação de interesse público? 
Nada a ver, ela transmitir isso! E por falta de conhecimento da população... Nós 
temos acesso, mas quem não tem, fica difícil perceber essas coisas. Mas para os 
outros, ela lança e predomina. Tem o poder de manipular. E outra, ela tem grana 
para lançar produtos, livros para poder manipular algumas informações e quem 
não tem acesso é induzido por ela. E assim, passa a gostar e a idolatrar a sua 
programação (PC/JOR)”. 

 Ninguém atribuiu nota zero à credibilidade do telejornal. Um dos entrevistados 

não lhe conferiu nota e outro atribuiu-lhe a nota máxima: 10, sem especificar suas 

motivações, nem citar exemplos: “A nota seria 10 (GF/RP)”. 

Aprofundamos nossa indagação pedindo que opinassem se a cobertura, pelo 

Jornal Nacional, das últimas eleições presidenciais (ocorridas em 2006) poderia ser 

classificada como equilibrada entre os candidatos ou desequilibrada (variando o 

tratamento dado, conforme o candidato ou sigla partidária). Para sete dos entrevistados, 

as edições foram equilibradas, sem favorecimento a nenhum dos candidatos: 

“Foi Equilibrada (MD/PP)”. 
“Teve equilíbrio. Não favoreceu ninguém (AP/RP)”.  
“Eu achei equilibrada. Assisti o debate e tudo o que passou e achei equilibrada 
(GV/RP)”.  



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007 

 

 11

“Eu não assisti nenhum debate. Mas eu acho que nestas eleições não teve 
maiores problemas de falar mais de um. Pelo que eu vi, não teve problemas 
mesmo (CR/JOR)”. 
“Na minha opinião, foi equilibrada (GF/RP)”.  
“Equilibrada. Achei legal o esquema que eles seguiram. Não achei que 
favoreceu algum candidato. Estava democrático (EG/PP)”. 
“Equilibrada. Também, eu não sei se eu opinaria bem nessa questão, porque eu 
acompanhei pouco essa questão. Mas aquele programa que ela fez de andar o 
país inteiro com o carro da Globo, de norte a sul, isso aí foi entretenimento, mas 
foi informação também (JV/PP)”. 

Na opinião dos demais, não houve equilíbrio. Destes, parte achou que o 

telejornal ‘apoiou’ Geraldo Alckmin (PSDB) ou simplesmente desfavoreceu Lula (PT): 

“Foi a favor do Alckmin. Desabonaram bastante o Lula, através das reportagens 
que favoreciam bem o Alckmin, com o enfoque que eles deram à visita do Lula 
à população. Teve também a entrevista com o Lula que ficou bem famosa em 
que eles fizeram questão de enfocar o que realmente estava desfavorecendo o 
Lula, que era o caso do ‘mensalão’. Perguntas tendenciosas. Apoiaram o 
Alckmin, o tempo todo (DG/JOR)”. 
“Acho que foi desequilibrada, porque foi contra a reeleição do Lula. (...) Eu 
acho que apoiou o Geraldo Alckmin, não sei explicar por que (AC/PP)”.  
“Não acompanhei as eleições. (...) Para mim ele ição é um circo. Mas mesmo 
assim, eu acho que pelo o que eu assisti do jornal, indiretamente eles meio que 
deram um ‘fora’ no Lula, elas estavam apoiando o Alckmin”. (...) Tinha muita 
propaganda que falava da corrupção do Lula, durante o Jornal (Nacional) 
(PZ/PP)”. 
“Desequilibrada. ‘Descascaram’ muito o Lula. Criticaram-no com certo 
exagero. (...) Desabonaram o candidato Lula. Quando faltou ao debate, o Jornal 
Nacional ficou ofendido e passou a criticar mais. Quanto ao apoio, não apoiou 
nenhum candidato de forma direta (PB/PP)”. 
“Desequilibrada. A Globo fez a mesma coisa que fizeram no passado com o 
Lula e Collor, favorecendo nas últimas eleições o Alckmin. Porque ao invés de 
cortar os erros do Lula, eles quiseram mostrar que ele era sem informação. 
Mostraram as piores características do Lula, para evidenciar o mito de que ele é 
burro e tal. (...) Com certeza, ela foi desequilibrada. Em momento nenhum ela 
apoiou o Lula, só apoiou o Alckmin (PC/JOR)”. 
“Não senti um apoio direto. (...) senti um apelo contrário ao Lula, que era o 
presidente tentando se reeleger. Percebi, sim, que a Globo tinha um movimento 
muito contrário (ao Lula). Apesar de que já sinto a Globo muito mais cautelosa 
nas posições dela. Agora ela já não é mais tão explícita quanto na época do 
Collor, que era realmente anti-Lula. Ela não é como, por exemplo, a Revista 
Veja, que é completamente anti-governo, no caso, que é um governo de 
esquerda. Hoje em dia, nas últimas eleições, senti a Rede Globo muito mais 
cautelosa, com uma preocupação maior de se mostrar imparcial. Mas mesmo 
assim, para quem prestar um pouco mais de atenção vai perceber que ela 
continua sendo parcial. (...) Acho que o Jornal Nacional, dentro da linha 
editorial da Globo, ele tinha uma postura levemente anti-governo (LM/JOR)”. 

Houve um dos entrevistados que julgou que as edições beneficiaram Lula (PT), 

uma vez que muitos de seus erros teriam sido encobertos pela emissora: 

“Se tivesse sido equilibrada, o Lula não tinha ganhado, eu acho, porque eles 
fizeram a ‘caveira’ de todo mundo. Do Lula, só passaram o que foi interessante 
para ele. Favoreceu o Lula. Apesar de que não sei se falassem exatamente o que 
aconteceu, o povo mudaria. Não posso falar com certeza que foi a Globo que 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007 

 

 12

colocou o Lula lá. Mas não tem como negar que muita gente é influenciada pela 
Globo, pela tevê. E a Globo nunca estampou o que aconteceu realmente: muita 
coisa que o Lula fez, a Globo encobriu, sabe? Não deu a notícia exata. O 
pessoal da classe popular não teve tanto acesso a informação assim (AM/PP)”. 

Segundo o raciocínio exposto por um de nossos entrevistados, houve a busca de 

equilíbrio na forma de tratamento dada pelo Jornal Nacional aos candidatos. No entanto, 

eram perceptíveis – aos observadores mais atentos - as preferências da emissora por um 

dos candidatos. Preferência que teria oscilado, segundo argumenta, conforme variavam 

as respectivas chances de ser eleito, reveladas pelas pesquisas de intenção de voto:  

“Eu acho que o JN nessas ultimas eleições, pelo menos tentou dar o equilíbrio 
entre os candidatos, eu achei muito bacana, todos os candidatos virem até o JN e 
dar uma entrevista de 10 minutos. Eu achei bem democrático, a tentativa foi 
válida, mas eu acho que poderia ser muito melhor, ficou muito na 
superficialidade. (...) Quando o Alckmin começou subir nas pesquisas, a Rede 
Globo começou a atacar muito o Lula, indiretamente. As pessoas no geral não 
têm esta percepção, são nas pequenas coisas e desde um enfoque, um olhar, de 
um gesto. Mas quando o Lula retomou, foi para o segundo turno e disparou, daí 
eu já achei que a Rede Globo tendeu para o Lula de novo. Porque queira ou não 
queria a Rede Globo depende de um presidente da República, e o presidente 
depende da Globo. (...) Do ponto de vista do jornalismo, sem comentários! Uma 
vergonha uma empresa da magnitude da Rede Globo, influenciar tão 
descaradamente para um lado. Já manipula indiretamente, mas a Globo foi 
diretamente, escancarado, só não percebeu quem não quis (RA/JOR)”.  

 Em duas entrevistas apareceu a preocupação com os candidatos que tinham 

menor projeção do que Lula e Geraldo Alckmin (em termos de percentuais revelados 

em pesquisas de intenção de voto e que recebem a denominação de “pequenos 

candidatos”); eles teriam tido pouco espaço no telejornal, que os teria “abandonado”. 

Por fim, um raciocínio interessante apareceu em duas das entrevistas: a idéia de 

que o Jornal Nacional diferencia-se da Globo, no que se refere à parcialidade: 

“O Jornal Nacional, não (favoreceu um candidato); a Globo, sim. Favoreceu 
Alckmin. Através das mídias impressas, reportagem sobre o Alckmin 
favorecendo-o. Apoiou o Alckmin, mas não desabonou o Lula (MD/PP)”. 
“Acho que não é credibilidade total, porque como eu já falei, eles tentam 
colocar na sua cabeça o lado que eles acham que vai ser bom para eles. Isso, a 
Globo. Mas o Jornal Nacional, acho que é um pouco mais sério (AM/PP)”. 

Considerações Finais: 
Como nota inicial desta conclusão, vale destacar que verificamos que, uma vez 

que a sondagem tinha caráter voluntário, dezenas de estudantes declinaram do convite 

para responder à entrevista, quando se davam conta de que ela versaria sobre política. 

Essa simples constatação evidencia possíveis tendências a serem registradas: indica 

certa aversão aos assuntos da política, mas pode revelar também a consciência de que 

têm baixo patamar de informação a respeito da história contemporânea. Alguns de 

nossos entrevistados manifestaram preocupação com que sua identidade fosse revelada, 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007 

 

 13

em parte, por sentirem-se envergonhados por não conhecer fatos históricos – e que 

envolvem polêmica no campo do jornalismo contemporâneo – a despeito de serem 

estudantes de Comunicação Social. 

Conforme exemplificamos, a sondagem revelou certa indiferença - a maioria 

desconhece ou não se lembra de detalhes – em relação ao “Diretas já”. Esse 

desconhecimento permite inferir que, se um ângulo particular de visão a respeito 

daquele período histórico se difundir com maior êxito do que as tradicionais aulas de 

história dadas nas escolas, talvez seja baixa a capacidade crítica para contestá-lo.  

O conhecimento que os estudantes entrevistados revelaram se mostra 

fragmentado ou descontínuo – muitos sabem que as “Diretas já” representavam um 

movimento contra a ditadura, mas sem referir exatamente seu sentido; outros sabem que 

foi uma campanha por eleições diretas, mas não levam em conta que ela se deu ainda 

sob a ditadura militar; há os que julgam tratar-se de uma “revolução” e quase nenhum 

dos entrevistados imaginava que o movimento se deu no período final da ditadura, entre 

1983 a 1984. Desse modo, fatos muitas vezes desconexos ou descontextualizados já 

passam a integrar a bagagem cultural dos estudantes e parecem não encontrar maiores 

obstáculos para ser assimilados como a versão histórica dos acontecimentos. 

A despeito da relativamente reduzida parcela de entrevistados ter lido o livro 

lançado pela Rede Globo, não se pode perder de vista a capacidade de difusão de idéias 

das empresas de televisão. Em outros termos, o livro serve-nos de referência para a 

descoberta de quais têm sido os pontos principais de argumentação, sobre a cobertura 

das “Diretas já”, mas sabemos que ele não é o único – e certamente nem mesmo o 

principal – elemento de difusão das versões contemporâneas dadas pela emissora aos 

acontecimentos polêmicos do passado, em se tratando de cobertura jornalística do 

campo da política.  

Vale mencionar a acertada concepção de Martín-Barbero & Rey a respeito do 

alcance das mídias na atualidade, que extrapolam amplamente os objetivos comerciais, 

avançando sobre a organização da hegemonia audiovisual: 

"No que concerne às indústrias culturais, (...) elas constituem hoje a mais 
complexa reorganização da hegemonia. Uma vez convertidas em lugares de 
condensação e entrecruzamento de múltiplas redes de produção do social, estas 
se acham conformadas hoje por dispositivos complexos, que não são de ordem 
meramente tecnológica, mercantil ou política." (MARTÍN-BARBERO & REY, 
2001:111) 

Não somente pesquisadores, intelectuais e militantes contestaram o papel do 

jornalismo da Rede Globo, à época do “Diretas já”, haja vista um slogan que 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007 

 

 14

rapidamente se popularizou, a partir desse período: “Abaixo a Rede Globo, o povo não é 

bobo”. Direta ou indiretamente relacionadas ao papel exercido pela imprensa – e 

particularmente pela tevê - na campanha das “Diretas já”, inúmeras polêmicas se 

estabeleceram, ao longo dos anos imediatamente pós-ditatoriais no Brasil, em torno da 

censura e da auto-censura, bem como das formas de manipulação da informação em 

telejornalismo (pela rapidez das edições, impacto das imagens, junção de temas, espaço 

reduzido e/ou editado etc.), quando referido ao delicado terreno das disputas partidárias 

pelo poder, em regimes democráticos ou não. Assim, na atualidade, independentemente 

do acesso ou leitura do livro, surpreende-nos que alguns dos entrevistados tenham a 

convicção de que o movimento pelas Diretas teria sido apoiado pela Rede Globo. Isso 

nos parece um indício de que novas identidades coletivas vêm sendo construídas9. 

A seção de perguntas dirigidas à atualidade, às recentes eleições presidenciais e 

ao Jornal Nacional também revela nova tendência. A sondagem indicou uma 

surpreendente variedade de opiniões no que se refere à credibilidade do telejornalismo 

da Rede Globo. Talvez já se manifestem indícios de mudança de olhar em relação à 

emissora. Nossa pesquisa evidenciou que, ao menos no que se refere às últimas eleições 

presidenciais, a hipótese de que a emissora teria endossado uma das candidaturas 

aparece, mas não encontra unanimidade. Se, de um lado, persiste entre os entrevistados 

a idéia generalizada de que a emissora não merece a máxima credibilidade para temas 

da política em seus telejornais, os exemplos que sustentem essa convicção são escassos; 

prevalece a impressão vaga e não a afirmação convicta. Ninguém conferiu nota zero ao 

Jornal Nacional e apenas um quarto dos entrevistados julga que o telejornal mereça 

abaixo de 3, numa escala de zero a 10 pontos. 

Assim, vemos um conjunto de vetores que indicam para a eficácia, ao menos 

parcial, dos processos de mudança de imagem da Globo perante o público. Se plausível 

a nossa hipótese, essa eficácia se vale, simultaneamente, de alguns fatores conjugados: o 

esforço de mudança de imagem empreendido pela Globo, tanto na esfera prática (que 

produziu modificações na forma de se referir aos temas eleitorais, buscando tanto os 

novos formatos para exposição de programas de diferentes candidatos, quanto deixando 

de exibir edições de debates) quanto na produção de obras que reúnam e divulguem seu 

acervo e sua forma de recontar a história do Brasil, a partir da memória de seu 

telejornalismo. E que se beneficia da difusão de ações no campo da solidariedade a 

                                                 
9 Segundo Martín-Barbero & Rey (2001), é nos processos de 'des-construção' e 're-construção' das identidades 
coletivas, que se estaria sendo travada a estratégica batalha cultural do nosso tempo. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007 

 

 15

setores sociais tidos como carentes (a exemplo do Criança Esperança) e no 

mershandising social. Mas que, sem dúvida, somente começam a se consolidar graças à 

escassa memória coletiva dos acontecimentos históricos, particularmente os da fase de 

redemocratização, marcada pelo desconhecimento por quem não vivenciou o período, e 

talvez, também pelo esquecimento por parte dos demais.  

Finalizamos reproduzindo o que Kotscho registrou em seu diário de campanha 

das Diretas Já, referindo-se aos deputados que ausentaram-se à votação da emenda 

Dante de Oliveira, evitando que o número de votos totais necessários fosse atingido:  

"Assim como ninguém há de esquecer esta memorável campanha, também 
ninguém esquecerá os nomes destes traidores da vontade Nacional que, com sua 
ausência, permitiram que a minoria evitasse a maioria de dois terços, exigida 
pela Constituição para que os brasileiros possam finalmente ser donos 
novamente do seu destino (KOTSCHO, 1984:121)." 

Referências Bibliográficas: 
BIAL, Pedro. Roberto Marinho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. 
 
 
CONTI, Mário Sérgio. Notícias do Planalto. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.  
 
 
KAMEL, Ali. “A Globo não fez campanha; fez bom jornalismo”. In: O Globo, 24/09/2003.  
 
 
FANTINATTI, Márcia M. C. M. A nova Rede Globo: trabalhadores e movimentos sociais nas 

telenovelas de Benedito Ruy Barbosa. Tese de Doutorado. Unicamp. Campinas, 2004. 
 
 
JORNAL NACIONAL - A Notícia faz história, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. 
 
 
KOTSCHO, Ricardo. Explode um novo Brasil - Diário da Campanha das diretas. São Paulo: ed. 

Brasiliense s.a., 1984. 
 
 
MARCONI, Maria A. e LAKATOS, Eva. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982. 
 
 
MARTÍN-BARBERO, Jesus & REY, Germán. Os exercícios do ver - Hegemonia audiovisual e 

ficção televisiva. São Paulo: ed. Senac, 2001. 
 
 
OLIVEIRA, Dante de & LEONELLI, Domingos. Diretas já: 15 meses que abalaram a ditadura. 

Rio de Janeiro: Editora Record, 2004. 
 
 
OLIVEIRA SOBRINHO, José Bonifácio de. “Caso Diretas já foi ´censura dupla´, diz Boni”. In: 

Agência Estado, 30/12/2005.  


