INTERCOM 2007
NP-TI.1432-2


NP Tecnologias da Informação e da Comunicação

SECOND LIFE: EXPERIÊNCIA E CONSUMO PARA UMA NOVA ABORDAGEM DA MENSAGEM PUBLICITÁRIA

Rodrigo Duguay da Hora Pimenta (Unicap); Karla Regina Macena Patriota (Universo)

Resumo

Como a simulação do nosso universo na internet pode constituir-se não apenas num paralelo à publicidade convencional, mas num novo instrumento midiático para a veiculação de mensagens persuasivas? Partindo deste pressuposto que analisamos neste artigo o uso do Second Life – uma interface de relacionamento com base web – onde as possibilidades de marketing experiencial aparentam ser praticamente ilimitadas. A partir de casos reais, analisamos o uso deste espaço virtual como mídia capaz de potencializar a percepção de marcas e produtos baseadas nas particularidades desta plataforma. Propomos também uma nova ótica de construção de estratégias persuasivas a partir das características particulares do Second Life.


Palavras-chave:  Internet, Second Life, Mídia, Publicidade, Tecnologia
਍ഀ