INTERCOM 2007
NP-ED.1319-1


NP de Comunicação Educativa

PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA MÍDIA-EDUCAÇÃO

Monica Fantin (UFSC)

Resumo

Considerando a mídia-educação como campo, disciplina e prática social, o texto discute aspectos históricos e conceituais da trajetória internacional da mídia-educação, que envolve a educação para a imagem e audiovisual, os meios - cinema, rádio, TV, jornal, Internet – e as multimídias. Considerando a especificidade do nosso contexto cultural, em que tal percurso esteve ligado aos movimentos sociais, é crescente a inserção da mídia-educação em universidades, escolas e outras instituições da prática social. A fim de contribuir com essa reflexão, o texto situa a identidade plural da mídia-educação, seus objetivos e contextos críticos, metodológicos e produtivos e reflete sobre as possibilidades de estudo, pesquisa e intervenção em diversas práticas educativas e culturais a partir dos desafios colocados pela sociedade contemporânea.


Palavras-chave:  mídia-educação, fundamentos teóricos, contextos culturais
਍ഀ