INTERCOM 2007
IJ-TC.1308-1


Intercom Júnior - Teorias da comunicação - Trabalho Individual

DA TEORIA CRÍTICA À NOVA CRÍTICA ALEMÃ - OS CONCEITOS DE IMAGEM E CORPO EM DIETMAR KAMPER

Guilherme Augusto Pichonelli (FCL)

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o pensamento de Dietmar Kamper, filósofo alemão, pensador da imagem e sociólogo do corpo. Os principais temas abordados serão imagem, corpo e mídia. Serão apresentadas rapidamente algumas correntes do pensamento da comunicação expressas por Erick Villanueva. A Teoria Crítica recebe destaque, diretamente relacionada com os pensadores da Nova Crítica Alemã: Friedrich Kittler, Christoph Wulf, Vilém Flusser e, claro, Kamper. Para este, vivemos em um mundo de imagens, no qual a cultura do olhar superou a cultura do corpo. Perdemos o olhar profundo e passamos a ver tudo bidimensionalmente. O desafio é o de sair de nossa caverna orbital, repleta de imagens, para buscar o corpo e seus sentidos. Relevando o tato, o olfato e a audição.


Palavras-chave:  comunicação, cultura, imagem, corpo, vínculo
਍ഀ