INTERCOM 2007
NP-TI.1281-1


NP Tecnologias da Informação e da Comunicação

SALA DE IMPRENSA VIRTUAL: FERRAMENTA PODEROSA NO RELACIONAMENTO COM A MÍDIA

Ana Paula de Oliveira Oliva (UMESP)

Resumo

A internet configura-se como ferramenta poderosa para as assessorias de imprensa no relacionamento com a mídia. Pela web, as organizações podem divulgar seus produtos e serviços e principalmente estabelecer canais de comunicação com seus públicos. Um dos canais possíveis são as Salas de Imprensa Virtuais, espaços determinados na página de internet de empresas ou organizações para relacionamento com veículos de Comunicação e jornalistas. O presente artigo analisa o conteúdo das salas de imprensa de seis empresas brasileiras integrantes do top 500 do jornal Financial Times da edição 2006. O estudo teve como objetivo observar (em duas coletas de dados) como a ferramenta da internet está sendo utilizada pelas assessorias de imprensa dessas instituições, como forma de divulgação e de interação com a mídia, e quais conteúdos estão sendo disponibilizados aos jornalistas.


Palavras-chave:  internet, salas de imprensa virtuais, assessoria de imprensa
਍ഀ