INTERCOM 2007
NP-UR.1241-1


NP Comunicação e Cultura Urbanas

AUDIÊNCIA E ETNOGRAFIA: NOVOS DESAFIOS IMPOSTOS PELO PROGRAMA BIG BROTHER.

Bruno Roberto Campanella (UFRJ)

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar alguns dos desafios trazidos pelo formato multi-plataforma Big Brother aos estudos contemporâneos de audiência. Esta produção tem como uma de suas principais características a veiculação simultânea em diferentes mídias. Esta propriedade, no entanto, põe em xeque algumas premissas tradicionais relacionadas aos ambientes de consumo e a própria definição deste produto. Enquanto que tradicionalmente as análises etnográficas do consumo midiático se concentram no ambiente doméstico, novos produtos como o Big Brother obrigam a expansão desta fronteira de modo a englobar também o consumo em ambientes públicos. Mais do que isso, estes novos formatos de caráter híbrido questionam categorizações ligadas aos conceitos de cultura popular e de massa.


Palavras-chave:  Big Brother, multi-plataforma, etnografia, estudos de audiência, hibridismo
਍ഀ