INTERCOM 2007
NP-PE.1187-1


NP Produção Editorial

ESBOÇO DE UMA GENEALOGIA DOS PRIMEIROS IMPRESSOS PARA O ENSINO DA ESCRITA NO SÉCULO XIX

Isabel Cristina Alves da Silva Frade (FAE:UFMG)

Resumo

A investigação de determinados materiais impressos usados para o ensino/aprendizado inicial da escrita ajuda a compreender algumas condições de transmissão da cultura escrita, mas antes de estudar os livros didáticos mais consagrados pela tradição,devemos perguntar: o que os antecede, quais modelos vieram antes? Que gestos eles encenaram ? Quais práticas eles tornaram possíveis? Analisando documentos de arquivos, livros e outras pesquisas sobre circulação de materiais no século XIX, faremos um esboço da possível utilização de materiais impressos que não são livros (tábuas,tabelas,cartas) e dos primeiros livros constituídos de abecedários e silabários. Este olhar retrospectivo pode contribuir para pesquisarmos, nos livros que vieram depois, a construção de dispositivos de complexidade diferenciada, muitos deles originados da própria escolarização e nem sempre do campo da edição.


Palavras-chave:  impressos, história da alfabetização, cultura escrita, escolarização da escrita
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