|  NP Produção Editorial ESBOÇO DE UMA GENEALOGIA DOS  PRIMEIROS IMPRESSOS PARA O ENSINO DA ESCRITA NO SÉCULO XIX Isabel Cristina Alves da Silva Frade   (FAE:UFMG)
 
  ResumoA  investigação de determinados materiais impressos usados para o  ensino/aprendizado inicial da escrita ajuda a compreender algumas condições de transmissão da cultura escrita, mas antes de estudar  os livros didáticos mais consagrados pela tradição,devemos perguntar: o que os antecede,  quais modelos vieram antes? Que gestos eles encenaram ?  Quais práticas eles tornaram possíveis? Analisando documentos de arquivos, livros e outras pesquisas sobre circulação de materiais no século XIX, faremos um  esboço da possível utilização de materiais impressos que não são livros (tábuas,tabelas,cartas) e dos primeiros livros constituídos de abecedários e silabários. Este  olhar retrospectivo pode contribuir para pesquisarmos, nos livros que vieram depois, a construção de dispositivos de complexidade diferenciada, muitos deles originados da própria escolarização e nem sempre do campo da edição.    Palavras-chave:  impressos, história da alfabetização, cultura escrita, escolarização da escrita |