|  II Multicom - Colóquios Multitemáticos em Comunicação - Mesa INTERFACES ENTRE COMUNICAÇÃO E RELIGIÃO: AS ESPECIFICIDADES DAS DIFERENTES MÍDIAS AO ABORDAR A TEMÁTICA RELIGIOSA José J. Queiroz   (PUC/SP); Angela Maria Lucas Quintiliano   (PUC/SP); Helvania Ferreira Aguiar   (PUC/SP); Nádia Garcia Basso   (PUC/SP)
 
  ResumoÉ cada vez mais significativo o espaço reservado à temática religiosa na mídia, seja ela representada por veículos institucionais-confessionais ou generalistas laicos. Essa ampliação não se dá ao acaso, mas é fruto de um cenário denominado por muitos estudiosos de revanche do sagrado, um fenômeno tido como típico da condição pós-moderna, a despeito das controvérsias geradas pelo conceito. Uma nova faceta dos fenômenos religiosos se impõe no Brasil e, como pesquisadores, não podemos negligenciá-la: a utilização em larga escala dos meios de comunicação. O uso ostensivo da mídia, atualm ente, configura-se como condição fundamental para a existência, manutenção e expansão de atividades ligadas às mais diversas denominações religiosas.  Palavras-chave:  religião, sagrado, midia, jornalismo, pós-modernidade |