INTERCOM 2007
NP-CI.1140-2


NP Comunicação para a Cidadania

A POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO COMO FATOR DE ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E POPULARES

Rozinaldo Antonio Miani (UEL); Ludmilla Andrade Fregonesi (UEL)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato parcial das discussões realizadas no interior do projeto de pesquisa intitulado “A comunicação popular nos movimentos sociais organizados: as práticas comunicativas no âmbito da Central de Movimentos Populares (CMP) Regional de Londrina”, cadastrado na Universidade Estadual de Londrina, particularmente no que se refere ao desenvolvimento do conceito de Política de Comunicação. A complexificação das formas de organização social, em tempos de mundialização do capital, e a ampliação do poder da comunicação nas sociedades atuais exigem dos movimentos sociais e populares maior atenção para as práticas comunicativas como fator de organização e mobilização, materializadas através de uma Política de Comunicação, o que infelizmente configura um paradoxo a ser superado.


Palavras-chave:  Política de Comunicação, Comunicação popular, Movimentos sociais, Movimentos populares
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