NP Publicidade e Propaganda A PERSUASÃO NA PERSPECTIVA DA PUBLICIDADE: ALGUMAS APROXIMAÇÕES INICIAIS Martina Eva Fischer (UNISINOS)
ResumoO trabalho é parte de dissertação de mestrado em desenvolvimento, focada na publicidade e propaganda televisiva. Para o entendimento desse domínio, revelou-se essencial incursionar pelas trilhas da persuasão. Parte-se da construção de uma concepção de persuasão para, em seguida, desenvolver uma cartografia teórica, através da qual se torna possível a) justificar a concepção de persuasão apresentada; b) promover uma releitura de teorias que abordam técnicas persuasivas, buscando nessas teorias elementos para a compreensão da publicidade televisiva ao mesmo tempo em que se propõe um abandono dos esquematismos estruturalistas adotados por seus autores; e c) associar diferentes articulações persuasivas a comerciais veiculados na TV. Com esses movimentos, tem-se a pretensão de sugerir a validade de uma perspectiva rizomática para a compreensão da persuasão. Palavras-chave: Comunicação, Publicidade, Persuasão |