INTERCOM 2007
NP-PP.882-1


NP Publicidade e Propaganda

PUBLICIDADE E CIÊNCIA: A “GRAMÁTICA DE PRODUÇÃO” DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO EM SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL

Elizabeth Moraes Gonçalves (umesp)

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma análise de anúncios publicitários dessa revista. A análise está pautada nas teorias pós-estruturalistas da linguagem e, sobretudo, da análise do discurso e em conceitos elaborados por Eliseo Verón, tais como contrato de leitura, gramática de produção e reconhecimento. Objetivou-se verificar qual abordagem argumentativa é desenvolvida pela publicidade, no sentido de persuadir um leitor com características e interesses muito peculiares. A amostra se compõe de 15 exemplares da revista, sendo três de cada ano (de 2002 a 2006), com aprofundamento nos anúncios mais relevantes. Destacou-se a importância de elementos ligados ao contexto científico que são utilizados como recursos para instigar o leitor. Os principais anunciantes estão envolvidos com a área de ciência e tecnologia e o receptor é tratado como alguém que valoriza o conhecimento científico.


Palavras-chave:  Comunicação, Publicidade, Ciência, Linguagem, discurso
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