INTERCOM 2007
NP-ED.769-1


NP de Comunicação Educativa

JORNALISMO INFANTIL: POR UMA PRÁTICA EDUCATIVA

Mayra Fernanda Ferreira (Unesp)

Resumo

A proposta do presente artigo é discutir o jornalismo impresso infantil, apresentando suas características e sua adequação e responsabilidade para com seu público-alvo. Empiricamente, observa-se que os suplementos infantis, encartados em “jornais adultos”, apresentam temáticas que priorizam o lúdico e o entretenimento, não havendo, portanto, valorização do seu potencial enquanto instrumento pedagógico. Além disso, estes suplementos são ferramentas que podem auxiliar no estímulo à leitura crítica e desenvolvimento da cidadania desde a infância. Para exemplificar as características gráfico-editoriais de suplementos infantis, adotamos como objetos de estudo: Folhinha (Jornal Folha de S. Paulo), JCCriança (Jornal da Cidade de Bauru) e Tribuninha (Jornal Tribuna Impressa de Araraquara).


Palavras-chave:  jornalismo infantil, papel pedagógico, características gráfico-editor, infância
਍ഀ