INTERCOM 2007
NP-FK.748-1


NP Folkcomunicação

FOLKCOMUNICAÇÃO: ASPECTOS NA CAMPANHA GOVERNAMENTAL਍ഀ “BOM EXEMPLO, ESSA MODA PEGA” ਍ഀ

Cristina Schmidt Pereira da Silva (UMC); Valéria Florentino Pilon (UMC)

Resumo

A campanha "Bom exemplo, essa moda pega" foi lançada em meio à pior crise de imagem do governo Lula, e pretendia estimular da sociedade civil envolvendo empresas, entidades e lideranças em torno de mudanças de atitudes que resultassem na melhoria da imagem do brasileiro. Para entender essa campanha institucional buscou-se as características e o contexto; os aspectos da cultura folk utilizados e a repercussão das estratégias. Entendendo a folkcomunicação como processos em que o popular realiza iniciativas para preservar, atualizar, intercambiar suas referências culturais; e também como meios para a renovação do modo de agir, pensar e sentir de grupos ou nações. Verificou-se que, quando manifestações ou elementos populares são configurados de modo institucional, encntram a audiência da folk, mas também revelam os interesses políticos de uma comunicação institucionalizada.


Palavras-chave:  folkcomunicação, comunicação institucional, marketing, campanha governamental
਍ഀ