INTERCOM 2007
COL.724-1


I Colóquio Bi - Nacional de Ciências da Comunicação Brasil-Argentina

MERCADOS DE OPINIÃO PÚBLICA NUMA ECONOMIA DAS REPRESENTAÇÕES DIGITAIS

Margarethe Born Steinberger-elias (UFABC)

Resumo

Este trabalho trata do papel da confiança e da relevância nos fluxos e redes sócio-informacionais numa economia das representações digitais (Steinberger, 2006). Propõe o conceito de mercados de opinião pública para caracterizar a opinião pública no espaço da comunicação digital. Trata-se de uma discussão teórica em andamento, como parte de um projeto mais amplo sobre as novas tecnologias e a emergência da sociedade civil globalizada. O texto recorre aos conceitos de “Confiança” de Luhmann (1968) e “Relevância” de Sperber & Wilson (1975;1993) para avaliar a disputa pelo controle, no ambiente digital, dos mercados de opinião e do processo de reprodução social (Bourdieu, 1992). Defende a hipótese de que, no espaço público digital, as redes de confiança ganham precedência sobre as cadeias de relevância como parâmetro para atribuir valor informacional e formar opinião.


Palavras-chave:  economia política, mercado, mídias digitais, informação, sociedade
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