INTERCOM 2007
NP-PP.571-1


NP Publicidade e Propaganda

“EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA”: ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO

Danielle Andrade Souza (FAVIP)

Resumo

O presente trabalho estuda os enunciados da campanha publicitária que ficou comumente conhecida pelo seu mote: “Eu sou brasileiro e não desisto nunca”. Para tanto, buscamos analisar, os textos dos anúncios narrativos da referida campanha com o intuito de saber como neles se manifesta o ethos, nossa principal categoria de análise. Como procedimentos metodológicos, articulamos as três dimensões propostas por Fairclough (2001), a dimensão do texto, da prática discursiva e da prática social. Por fim, consideramos que o Governo Federal brasileiro desenvolveu uma de suas principais manobras para favorecer aos seus interesses políticos (inclusive de reeleição), através de uma ação publicitária que conseguiu alto índice de penetração no imaginário de identidade do país.


Palavras-chave:  Propaganda, ethos, brasilidade, identidade, discurso publicitário
਍ഀ