INTERCOM 2007
NP-PP.524-2


NP Publicidade e Propaganda

JOTABÊ, AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROMOÇÕES, QUE DEU INÍCIO À CONSTRUÇÃO DA MARCA AZALÉIA਍ഀ

Maria Berenice da Costa Machado (Feevale); Marcelle Silveira dos Santos (Feevale)

Resumo

Neste ensaio recuperamos a trajetória da Jotabê, de Novo Hamburgo, desejando entender a motivação do seu fundador, como a agência se estabeleceu, no início da década de sessenta, e a continuidade do empreendimento, em um ramo de negócios relativamente novo na região. Damos destaque ao seu pioneirismo, como formou a sua equipe de funcionários, suas principais estratégias, ações promocionais e as contas que atendeu, destacando o trabalho realizado para a Calçados Azaléia. Junto com a revisão bibliográfica e documental, seguimos o método da História Oral e buscamos os depoimentos do fundador da Jotabê e de alguns dos seus parceiros. A fundamentação teórica está baseada nos conceitos de Publicidade e Propaganda, agência, marca, promoção de vendas, concurso, sorteio e merchandising, a partir dos autores Dionísio, Ferracciù, Pinho e Sant’anna, entre outros.


Palavras-chave:  Jotabê, agência, publicidade, Azaléia, Novo Hamburgo
਍ഀ