INTERCOM 2007
IJ-TC.416-1


Intercom Júnior - Teorias da comunicação - Trabalho Individual

CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO JORNAL NACIONAL E DO JORNAL DA BAND NA COBERTURA DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 2006 NO BRASIL

Karina Valente Gonçalves (Mackenzie)

Resumo

Este artigo pretende fazer um estudo dos telejornais Jornal Nacional e Jornal da Band a fim de observar sua construção discursiva na cobertura das eleições presidenciais de 2006. Para isso, iremos utilizar a Análise do Discurso (AD Linha Francesa) com o intuito de observar se existe manipulação ou partidarismo por parte das emissoras. Por meio desta análise, procuramos verificar como se dá a construção do discurso jornalístico na editoria de política e como cada veículo representou os candidatos à Presidência da República no processo que culminou com a reeleição do presidente Luís Inácio Lula da Silva.


Palavras-chave:  Política, Jornalismo, Televisão, Análise do discurso, Eleições presidenciais
਍ഀ