II Multicom - Colóquios Multitemáticos em Comunicação - Mesa GESTÃO E COMUNICAÇÃO – TERCEIRO SETOR, ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS, RESPONSABILIDADE SOCIAL E NOVAS FORMAS DE CIDADANIA Maria Cristina Castilho Costa (USP); Ismar de Oliveira Soares (ECA-USP); Giselda Castro (ESPM)
ResumoÉ nosso objetivo trazer para a Intercom - 2007 as discussões desenvolvidas no livro publicado com o titulo desta Mesa, avaliando com profundidade e espírito crítico o chamado Terceiro Setor - formado por ações que se situam para além das esferas do Estado e da iniciativa privada e que recebem os diferentes designações de responsabilidade social, organizações não-governamentais, ações alternativas, nova cidadania, marketing social e marketing cultural. Esse tema, que preocupa especialmente os profissionais ligados à intervenção social – comunicadores, sociólogos, administradores, economistas e ambientalistas - tem desfiado os pesquisadores a precisar conceitos, numa tentativa de distinguir as novas formas de organização da sociedade, discutindo suas origens, princípios, equívocos e méritos. Palavras-chave: Gestão da comunicação, cidadania, terceiro setor, responsabilidade social |