INTERCOM 2007
NP-PP.132-3


NP Publicidade e Propaganda

SEGMENTAÇÃO NA PROPAGANDA RELIGIOSA: BOLA DE NEVE CHURCH E O EVANGELHO PARA A GERAÇÃO Y

Eduardo Refkalefsky (UFRJ); Aline de Araújo Durães (UFRJ)

Resumo

A propaganda religiosa, e a comunicação de modo geral, da Igreja Pentecostal Bola de Neve representa um caso eficiente de segmentação mercadológica. A Igreja consegue atrair um público geralmente avesso à temática religiosa em geral e ao pentecostalismo, em particular: os jovens de classe média, integrantes da chamada "geração Y". A fórmula, do ponto de vista do planejamento publicitário, está em criar um "como dizer" (linguagem) criativo, inovador e semelhante ao ambiente deste público, sem sacrificar o "o que dizer", representado pela doutrina religiosa. Em outras palavras, a divisão entre forma e conteúdo, representado na propaganda religiosa por profano e sagrado. Este modelo serve de referência não apenas para a comunicação religiosa, mas também para a propaganda comercial.


Palavras-chave:  Posicionamento, Propaganda, Orkut, Igreja, Marketing de difusão
਍ഀ