INTERCOM 2007
NP-CI.103-1


NP Comunicação para a Cidadania

A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA RURAL PELAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS DO SERTÃO DO NORDESTE BRASILEIRO – O CASO DA FM COMUNITÁRIA TERCEIRO MILÊNIO – EM DOM EXPEDITO LOPES (PI)

Orlando Maurú€io de Carvalho Berti (URSA)

Resumo

Como a comunicação comunitária promove cidadania? Como a comunicação radiofônica comunitária instiga o desenvolvimento entre as populações das zonas urbanas e rurais, notadamente em relação aos moradores do campo? Como ocorre a promoção de cidadania dos moradores da zona rural através das rádios comunitárias do Sertão do Nordeste brasileiro? São estas questões que balizam o trabalho, que é um estudo sobre a comunicação comunitária cidadã promovida pela FM Comunitária Terceiro Milênio, em Dom Expedito Lopes, Sertão do Piauí. Essa emissora é a única forma da população local ser representada e ter seus ideiais locais difundidos. Procura-se mostrar como o homem do campo é contemplado e como ocorrem os processos, via programação dessa emissora, para a busca da cidadania, via ondas de rádio.


Palavras-chave:  Comunicação Cidadã, Comunicação Comunitária, Rádio Comunitária, Sertão Piauiense, Fm Comunitária Terceiro Milêni
਍ഀ