Resumo de Palestras

XVI ENDOCOM – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação

The UNESCO contribution to universal access to information: fundaments for building up inclusive knowledge societies / A contribuição da UNESCO para o acesso universal à informação: fundamentos para a construção de sociedades do conhecimento inclusivas.
Cláudio Menezes (Information Society Division, UNESCO – Paris)
A UNESCO promove a criação de plataformas para conducir ao e facilitar o acesso à informação e ao conhecimento, incluindo o estabelecimento de padrões, conscientização e o monitoramento do progresso, com uma visão orientada para o ‘acesso universal à informação e ao conhecimento”.
Nesse contexto, a organizaçäo - de acordo com a sua missão definida na seu ato constitutivo - promove diversas atividades sobre Arquivos, Centros Multimidia Comunitários, Informação para o Desenvolvimento Comunitário, Ferramentas de Processamento da Informação, Governabilidade da Internet, Bibliotecas, Informação de Domínio Público e Re-condicionamento de equipamentos.
Esta apresentação descreve o trabalho recente da UNESCO na promoção do acesso à informação e ao conhecimento, um dos quatro pilares para construir sociedades do conhecimento inclusivas. Referencia será feita a iniciativas da UNESCO, tais como o ‘Manifesto da Biblioteca Pública’ e a ‘Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação’. No que se refere à Cúpula, a organizaçäo tem um papel bastante pro-ativo, na condição de ponto focal interino das seguintes linhas de ação: Acesso à informação e ao conhecimento (C3), E-aprendizagem (C-7), Midia (C-9) e Dimensão Ética da Sociedade da Informação (C-10) e facilitador oficial para ‘Diversidade e identidade cultural, diversidade lingüística e conteudo local (Linha de Ação C8). De particular importancia para as discussões do ENDOCOM, sera tematizada a relação do ‘Movimento de Acesso Aberto – Open Access’ e o acesso à informação cientifica em uma sociedade de conhecimento inclusiva.
                                           

Movimento brasileiro pelo acesso aberto em instituições privadas de educação superior
Maria Carmen Romcy de Carvalho (UCB)
Apresenta as iniciativas e questões referentes ao acesso aberto no ensino superior privado, destacando a situação dos respositórios institucionais mantidos por estas instituições. Relata o projeto do Repositório da Universidade Católcia de Brasília, em andamento.

 

A proposta da INTERCOM/ PORTCOM para a área de Comunicação no que se refere à implementação de repositórios institucionais e bibliotecas digitais.
Sueli Mara S. P. Ferreira – (Intercom/Portcom/USP)
Discutem-se as atividades que a Portcom vem desenvolvendo no sentido de incentivar e motivar a implementação de repositórios institucionais e bibliotecas digitais em ciências da comunicação, junto a comunidade científica (em especial os editores e coordenadores de núcleos de pesquisa e programas de pós-graduação) quer seja por meio de oferta de capacitação e assistência técnica para uso de softwares específicos para tal fim, como no desenvolvimento de metodologia de trabalhos,  customização de tecnologias e oferta de incubadora de iniciativas e gerenciamento de sistemas.

 
© Copyright 2006 Intercom. All Rights Reserved.
Design by Adaltech