
O campo televisivo e a política nacional 
(1950-1970)1 

 
 

Sonia Wanderley2 
Profª. Dr.ª UERJ / UGF 

 
 
 
Resumo: 
 
O artigo é um recorte da tese de doutoramento em História Social (UFF) – Cultura, Política 
e Televisão: entre a massa e o popular. Tem como objetivo desenhar a constituição do 
corpo de profissionais que comandaram a televisão brasileira no período que deu forma 
final às suas principais características: as décadas de 1950 a 1970. Quem são? De onde 
vêm? Quais as relações desenvolvidas entre eles, enquanto membros do campo televisivo, e 
com o governo e outros sujeitos sociais, tais como, a universidade e demais meios 
formadores de opinião. 
 
 
Palavras-chave: 
 
Campo televisivo, política e televisão, empresariado televisivo. 
 

                                                                 
1 Trabalho apresentado ao NP2 – Jornalismo, do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 
2 Professora de Prática de Ensino de História  e Diretora da COMUNS (Diretoria de Comunicação Social) da 
UERJ e professora de História Contemporânea na UGF. Graduada em Jornalismo pela ECO/UFRJ e História 
pela UERJ, fez Mestrado e Doutorado em História Social, na UFF/RJ. 



O campo televisivo e a política nacional (1950-1970) 

 

O presente artigo tem como objetivo desenhar a constituição do corpo de 

profissionais que comandaram a televisão brasileira3 no período que deu forma final às suas 

principais características: as décadas de 1950 a 1970. Quem são? De onde vêm? Quais as 

relações desenvolvidas entre eles, enquanto membros do campo televisivo, e com o governo 

e outros sujeitos sociais, tais como, a universidade e demais meios formadores de opinião. 

Apesar da pertinência de determinados aspectos da crítica que alguns autores fazem 

à sociologia da cultura de Bourdieu, o conceito, definido pelo autor como um campo de 

luta, não é imobilista e coaduna-se perfeitamente à intenção de pensar a televisão como um 

espaço de poder constituído e constituidor de significados hegemônicos e contra-

hegemônicos. 

Para a análise buscou-se um método que permitisse considerar esses atores em 

diferentes espaços nos quais se produziu sua socialização – o da origem familiar, o da 

educação formal e científica, o do profissional e o da atuação política.  

A produção televisiva no Brasil teve início em um momento de afirmação do 

capitalismo empresarial no país. Pode-se dizer que, pela forma como a atividade se 

constituiu, ela chega a simbolizar essa afirmação. Assim, na análise, é fundamental 

considerar, além de características estéticas, as necessidades de funcionamento do campo, 

como parte do sistema capitalista de produção.  

A disputa pelo direito de explorar emissoras de televisão, ainda na década de 1950, 

demonstra que já se antevia sua capacidade na produção de significados. Tal distinção se 

tornaria fundamental em um momento no qual o embate de diferentes projetos de inclusão 

do país na ordem internacional provocava disputas também no campo simbólico. 

 De uma maneira geral, no decorrer da década de 1950, aprofundou-se o conflito 

entre os diferentes grupos que compunham o pacto político populista. De um lado, 

encontravam-se aqueles que defendiam a manutenção do intervencionismo estatal e o apoio 

às restrições impostas à abertura do mercado nacional ao capital estrangeiro; de outro, 

parcelas da burguesia nacional, em luta intransigente pela manutenção do crescimento da 

                                                                 
3 Este trabalho realiza um recorte em um dos capítulos de minha tese de doutorado – Cultura, Política e 
Televisão: entre a massa e o popular (1950-1970) – no qual o campo televisivo é dividido em três subgrupos: 
proprietários, administradores e produtores da estética televisiva. 



industrialização, através de sua livre associação ao capitalismo internacional. A primeira 

fase da televisão no país (1950-1964) percorre exatamente o intervalo de tempo entre a 

tentativa de um novo ponto de equilíbrio (com o nacional-desenvolvimentismo) e o 

definitivo rompimento do pacto populista.   

A importância crescente da televisão como moeda de troca política é percebida no 

aumento proporcional do número de concessões outorgadas em todo o período: de 1950 a 

1956 foram concedidos à exploração privada 19 canais, aos quais se somam mais 14 

concessões de 1956 a 1964, completando 33 concessões para o período de 14 anos que 

separam o surgimento da televisão no país do golpe civil-militar, em 1964. Até o final da 

década de 70, quando termina nossa análise, o Estado brasileiro outorgou 87 emissoras de 

TV4. 

 Como veremos mais adiante, a importância que o mercado interno vai adquirindo no 

cenário político-econômico, faz com que o poder concedente, ou melhor, o Estado, 

principalmente durante o regime militar, passe a beneficiar, além de grupos que 

tradicionalmente freqüentavam o poder político do país (burguesia exportadora), 

representantes de outros segmentos da burguesia nacional, de origem social mais 

diversificada mas que, assimilados ao grupo de poder, passam a compartilhar de suas 

expectativas, constituindo importantes aliados na luta pela legitimação dos valores 

doutrinários do regime.  

É preciso acrescentar, entretanto, que existia uma pré-condição para a incorporação 

de novos membros ao campo televisivo: a necessidade de uma soma considerável de capital 

para tornar realidade a constituição de uma emissora. Assim, fica fácil entender por que a 

tevê no Brasil já nasce oligopolizada, bem ao estilo do modelo de desenvolvimento 

econômico que se desenhava para o país. A princípio, ela é fruto do agigantamento das 

corporações jornalísticas nacionais, que, naquele momento, já agregavam, além de jornais, 

revistas e editoras, também emissoras de rádio. Os arrivistas incorporados cumprem o papel 

de fazer da atividade no campo um degrau para sua participação no grupo de poder. 

  A análise da origem social dos concessionários de canais de televisão no Brasil 

desse período aponta para uma diferenciação bem de acordo com as mudanças que vinham 

se processando na sociedade brasileira desde a década de 1950.  Eles são representantes de 
                                                                 
4 Fontes: Capararelli, Sérgio. Comunicação de massa sem massa . São Paulo, Cortez, 1980 e Mattos, Sérgio. 
História da televisão brasileira – uma visão econômica, social e política. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2000. 



tradicionais famílias ligadas à economia de exportação de gêneros primários ou membros 

de segmentos das classes médias, descendentes de imigrantes, que fizeram fortuna 

trabalhando com atividades comerciais. Seus filhos buscam na educação formal, 

principalmente com o bacharelado em Direito, desenvolver atividades profissionais de 

interesse para a manutenção do status quo. Encontraram na política de concessões o acesso 

ao poder político ou ao status almejado.   

Outros ainda são ‘arrivistas’ que, por origem social, podem ser confundidos com o 

segmento anterior, contudo se utilizaram não da educação formal para buscar seu espaço na 

esfera de poder, mas sim do poder que a própria indústria cultural ia adquirindo enquanto 

atividade econômica ou como móvel central na competição político-institucional e 

simbólica. Em alguns casos, como o de Silvio Santos, o campo televisivo, a princípio, não 

se constitui em finalidade e sim meio, através do qual o empresário alavanca seus negócios 

comerciais e financeiros. A análise abaixo procura reunir elementos em diversos espaços de 

socialização desses personagens, de maneira que explique suas ações no campo televisivo, 

ao mesmo tempo em que torna clara a relação entre esse campo e o político. 

Nomes como Assis Chateaubriand, Mário Wallace Simonsen pertenciam ao 

primeiro grupo. Vinham de famílias ligadas à agromanufatura de exportação, plantio e 

comercialização de gêneros primários, como o café ou açúcar, ou à industrialização 

complementar a tais atividades, que se desenvolve com o surto industrial do final do século 

XIX. Representam frações da tradicional oligarquia agrária que dominou a economia e a 

política brasileiras antes de 1930 ou grupos empresariais que, surgidos no contexto 

agroexportador, vão, muitas vezes, dele discordar no que se refere à hegemonia desses 

interesses diante das transformações que se processavam na economia mundial, 

principalmente a partir da década de 1920.  

As análises realizadas sobre o pioneiro da televisão, Assis Chateaubriand, no país 

são unânimes em identificar uma relação um tanto quanto ambígua do jornalista com as 

forças políticas que se estabelecem no país após 1930. Originário de tradicional família de 

senhores de engenho apoiou os aliancistas nas eleições de 1929, opondo-se à candidatura de 

Júlio Prestes, representante da oligarquia paulista. Segundo Ferreira, em pesquisa do 



CPDOC/FGV5, Chatô chegou a utilizar seus jornais para exigir das forças políticas 

gaúchas, principalmente de Getúlio Vargas, uma participação não acovardada no processo 

eleitoral, em apoio às pretensões de Antonio Carlos, de Minas Gerais. Essa defesa acabou 

por lhe valer a conquista de mais dois jornais, o Diário de São Paulo e o Diário da Noite, 

este último no Rio de Janeiro. 

Contudo, já em 1931, divergências relacionadas às estratégias de manutenção do 

poder levaram-no ao rompimento com Vargas, fazendo-o utilizar seus jornais no apoio à 

rebelião paulista de 1932, o que acabou por provocar o seu exílio. O episódio não impediu 

sua reaproximação com o Estado Novo em sua luta contra a Aliança Nacional Libertadora 

(ANL) e sua orientação comunista, em 1937.  

Apesar da participação ativa na vida política e intelectual do país desde 1919, a 

força de Assis Chateaubriand, assim como do império de comunicação Diários e Emissoras 

Associados, confunde-se com a esfera dos poderes políticos nacionais da década de 1950. A 

eleição para o Senado, em 1952 e 1957, sua escolha para o cargo de embaixador do Brasil 

na Inglaterra e a importância dos Diários Associados – que nesse momento já agrega aos 

jornais, revistas e agência de notícias, várias emissoras de rádio e uma de televisão – nas 

campanhas de oposição à política nacionalista do segundo governo Vargas exemplificam 

tal fato. 

Durante o segundo mandato de Vargas, demonstra sua recusa à continuidade do 

nacionalismo econômico como modelo de desenvolvimento para o país. A fim de 

contrabalançar o apoio dado por Samuel Wainer e seu jornal Última Hora às ações do 

governo, Chateaubriand oferece, em 1953, sua emissoras de televisão (a TV Tupi, em São 

Paulo e no Rio de Janeiro) ao jornalista de oposição Carlos Lacerda, para que ele ficasse à 

frente do programa de entrevistas “Falando Francamente”. No programa, Lacerda mantinha 

contato direto com o telespectador através de telefone e permitia a divulgação de idéias 

contrárias ao governo com denúncias políticas. O programa começou com cinco minutos e, 

diante do sucesso de audiência, acabou passando para 30 minutos de duração. 

                                                                 
5 Fereira, Marieta de Morais. Verbete biográfico Assis Chateaubriand. Dicionário Histórico-Biográfico 
Brasileiro – pós-1930. Rio de Janeiro: FGV. Sobre a presença de Chateaubriand na vida política e cultural do 
país ver também: Morais, Fernando. Chatô,O  rei do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 
 



Coerente com a posição assumida de que somente com ajuda do capital 

internacional o Brasil poderia desenvolver-se e integrar suas regiões, o empresário vai 

utilizar seu império de comunicação em apoio ao golpe de estado, em 1964. Aliás, a 

oposição dos Diários Associados ao governo Goulart já havia sido demonstrada quando da 

participação decisiva de João Calmon, então deputado federal e sócio do grupo, no lobby 

que levou à derrubada dos vetos presidenciais e à aprovação do Código Brasileiro de 

Telecomunicação (CBT) pelo Congresso, em 1962. Do grupo inicial, formado por 172 

concessionários, surgiria a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (ABERT), 

cujo primeiro presidente foi exatamente João Calmon. Nesse momento, Chateaubriand já se 

encontrava muito doente, mas continuava a produzir artigos contrários às propostas das 

Reformas de Base, de Jango. 

Pouco antes de sua morte, em 1968, transforma o até então poderoso grupo Diários 

e Emissoras Associados em um condomínio, formado por 22 de seus mais próximos 

auxiliares. Nos anos 70, as disputas internas e uma administração amadora que, segundo 

alguns críticos, vivia das lembranças de um tempo de glória que não mais existia retiraram 

da TV Tupi a vantagem de sua primazia no país6. O surgimento de concorrentes mais 

profissionais, como a TV Excelsior, dirigida pela família Wallace Simonsen, leva à 

decadência do império construído por Chatô.  

 Mario Wallace Simonsen7 nasceu em 1909, em Santos, São Paulo. Descende de 

tradicional família paulista ligada à exportação cafeeira e à luta pela industrialização do 

país desde o período imperial. Era proprietário de importante firma exportadora de café e 

mais 40 outras empresas, entre as quais uma de aviação comercial, a Panair do Brasil. O 

acesso a um canal de televisão foi a primeira investida da família Simonsen na indústria da 

comunicação de massa, oportunidade que surgiu através da compra da TV Excelsior – 

concessão das Organizações Victor Costa (OVC), também proprietária de várias emissoras 

                                                                 
6 O império dos Diários e Emissoras Associados entrou em decadência junto com a Rede Tupi, cuja 
concessão foi cassada em 1980. A maioria dos canais pertencente às Emissoras Associadas foi dividida pelo 
governo entre dois grupos: o Grupo Bloch Editores, que deu origem à Rede Manchete (1983-1999) e à TVS, 
do empresário Silvio Santos, que originou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), em 1981.  
7 Fonte: Xavier, Ricardo (Rixa). Almanaque da TV: 50 anos de memória afetiva da TV brasileira. Rio de 
Janeiro: Objetiva, 2000, pp. 238-240. 



de rádio e da TV Paulista8 - por um grupo de empresários do qual Simonsen participava, 

em 1959.  

A maioria dos empresários que compunha esse grupo, também ligado à exportação 

de café e à política, já possuía alguma experiência no campo da comunicação de massa. O 

deputado federal Ortiz Monteiro havia sido proprietário da TV Paulista, entre 1952 e 1955, 

tendo utilizado a concessão para facilitar suas pretensões na política; João Scantimburgo e 

Paulo Uchoa de Oliveira eram proprietários do jornal Correio Paulistano. O empresário 

José Luiz Moura completava o grupo. 

Em 1960, divergências quanto aos caminhos políticos do país provocaram uma 

divisão no grupo empresarial que controlava as ações da Excelsior9. Mario Simonsen 

compra as ações dos demais sócios, tornando-se o único proprietário da emissora e 

entregando a direção-geral para seu filho, Wallace Cochrane Simonsen Netto (Wallinho)10. 

 Amigo pessoal de João Goulart, Simonsen apoiou o projeto de reformas proposto 

pelo presidente. Mesmo após o golpe que depôs Jango, continuou defendendo a 

manutenção da liberdade de expressão e o respeito às regras democráticas, utilizando-se 

para isso, inclusive, da TV Excelsior. No processo de caça às bruxas desencadeado pelos 

militares, o empresário foi acusado de dever grandes quantias ao Banco do Brasil, 

provocando uma CPI para investigar as relações de suas empresas com o governo deposto, 

o que o levou a retirar-se do país, passando os bens para os filhos.  

Em 1966, após a sua morte no exterior, o herdeiro, Wallinho, vendeu as ações da 

Excelsior para Edson Leite, Alberto Saad (ambos ligados à Rádio Bandeirantes), Otávio 

Frias e Carlos Caldeira, editores dos jornais paulistas do Grupo Folha (Grupo Frical). Mas, 

em 1967, os três canais (São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre) voltavam para as mãos 

da família. Apesar disso, o processo de intervenção desencadeado sobre as empresas do 

grupo Simonsen, acabou levando ao seqüestro de seus bens, entre os quais foram incluídas 

as três emissoras da rede de televisão.  

                                                                 
8 Nesse momento a outorga de mais de uma concessão para a mesma pessoa era possível. Além de Victor 
Costa, Chateaubriand também possuiu as concessões da TV Tupi e da TV Cultura. 
9 As divergências refletiam a divisão do empresariado nacional entre o projeto associacionista da UDN e o 
nacionalismo -popular da aliança PSD/PTB. O empresário João Luiz Moura era simpatizante de Jânio Quadros 
e Mário Simonsen votava no marechal Lott. 
10Xavier, Ricardo (Rixa). op.cit., pp.238-240. 



Em 1970, todas as empresas do grupo encontravam-se com graves problemas 

financeiros. As emissoras da Excelsior, endividadas e com inúmeros processos trabalhistas, 

tiveram a concessão caçada pelo governo federal, sob a justificativa de não terem condições 

de continuidade operacional. 

A incursão modernizadora da família Simonsen no campo televisivo, considerada 

precursora de sua fase profissional, foi abortada pela ditadura militar devido a divergências 

políticas. As mesmas mudanças provocadas no quadro político-institucional do país pelo 

golpe militar levariam de roldão outras empresas de comunicação que, como a TV 

Excelsior, foram forjadas, na década de 1950 a partir dos antigos laços estabelecidos pelo 

pacto populista de poder, é o caso da carioca TV Continental do deputado petebista Rubens 

Berardo, usineiro e industrial pernambucano. 

Um segundo subgrupo de proprietários tem uma origem diferente da apresentada 

anteriormente. As mudanças pelas quais passou a sociedade brasileira, principalmente a 

partir da década de 1930, assim como a chegada de imigrantes com algum capital para os 

centros urbanos, produziram um extrato social que, seja pelo polimento adquirido com a 

difusão do ensino, seja pelo enriquecimento em atividades ligadas ao chamado setor 

terciário, principalmente a administração pública e o comércio, tende a ocupar um espaço 

maior no cenário político nacional, aproveitando-se de novos espaços gerados 

principalmente pelo crescimento do Estado.   

Desde a década de 1930, o poder público buscava canalizar diretamente para o seu 

interior as demandas sociais não apenas das antigas elites econômico-políticas, mas 

também de novos grupos empresariais e técnicos que surgiam através da multiplicação “do 

número de agências, institutos, conselhos e autarquias”11, espaços de poder que foram 

complementados com a política de concessões de rádio e, posteriormente, de televisão, para 

alguns de seus participantes mais afortunados, como Victor Costa e Roberto Marinho. 

Victor Costa Petraglia Geraldini, filho de imigrantes italianos, nasceu no Rio de 

Janeiro em 1919. No final da década de 1930, depois de ser considerado um dos melhores 

“pontos” do teatro carioca, foi levado para a Rádio Nacional, onde começou fazendo 

pequenas adaptações teatrais, mas revelou-se no campo publicitário, realizando contatos 

com anunciantes para as famosas radionovelas da Rádio Nacional. Continuou na emissora, 
                                                                 
11 A explicitação desse processo se encontra bem desenvolvida em Mendonça, Sonia Regina de. Estado e 
economia no Brasil: opções de desenvolvimento. Rio de Janeiro: Graal,1986, p. 19. 



após sua incorporação pelo Estado, nos anos 40, chegando a fazer parte de sua diretoria, 

quando foi um dos responsáveis pela importância da Nacional na chamada “era do rádio”12. 

A experiência adquirida na produção do show business e o lucro obtido com as 

comissões dos contratos de publicidade realizados para as radionovelas permitiram a Victor 

Costa alçar maiores vôos na indústria da comunicação de massa. No início da década de 

1950, criava a empresa Organizações Victor Costa (OVC), composta pelas emissoras 

radiofônicas Rádio Nacional e Rádio Excelsior, ambas em São Paulo, e pela TV Paulista, 

cujo controle acionário adquiriu do deputado federal pelo PTB Oswaldo Junqueira Ortiz 

Monteiro, que havia recebido a concessão de Getúlio Vargas13. 

O enriquecimento devido aos dos espaços criados pelo modelo econômico 

estabelecido por Vargas fez de Victor Costa um ferrenho getulista. O empresário, amigo 

íntimo do presidente, chegou a participar de sua campanha de resistência, desencadeada a 

partir da crise institucional de 1954, colocando todos os seus veículos de comunicação da 

luta contra Carlos Lacerda. 

Com a morte de Victor Costa, em 1959, a situação de estabilidade da emissora fica 

comprometida em função da falta de continuidade administrativa. Os familiares do 

empresário, que nada entendiam de televisão, deixaram a TV Paulista atrasada quanto ao 

processo de industrialização da atividade. Com o declínio da emissora, ela foi vendida, em 

1965, a Roberto Marinho, concessionário da TV Globo, no Rio de Janeiro, que desejava ter 

um canal em São Paulo para iniciar a formação de uma rede nacional de emissoras de 

televisão. 

Roberto Marinho14 nasceu na Cidade do Rio de Janeiro em 1904, tendo falecido no 

ano de 2003. Seu pai, Irineu Marinho Coelho de Barros, era um importante jornalista, 

fundador de A Noite (1911) e de O Globo, poucos meses antes de morrer, em 1925.  

O futuro proprietário do conglomerado de comunicações Globo não chegou a cursar 

universidade, tendo terminado seus estudos formais no ensino secundário. Mas desde muito 
                                                                 
12 Fonte: Azevedo, Lia Calabre. Na sintonia do tempo: uma leitura do cotidiano através da produção 
ficcional radiofônica (1940-1946). Dissertação (Mestrado em História). Departamento de Pós-Graduação em 
História. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 1996. 
13 A concessão da TV Paulista foi outorgada em 1952. A empresa tinha 52% de suas ações no nome do 
deputado, de seus irmãos Oswaldo e Hernany Junqueira Ortiz Monteiro, de seu cunhado, Manuel Vicente da 
Costa , e de Manoel Bento da Costa. O restante das ações foram pulverizadas entre 650 acionistas, a maioria 
membros de tradicionais famílias paulistas. Fonte: 
http://www.tribunadaimprensa.com.br./noticia.asp?noticiapais05. Acesso em 25/06/2002. 
14 Fonte: Xavier, Ricardo (Rixa). op. cit. pp.260-261; DHBB (verbete Roberto Marinho). 



jovem dedicou-se ao jornalismo, trabalhando nas empresas de seu pai, principalmente em O 

Globo, órgão que ele teve de assumir pouco tempo após a fundação, devido à morte de 

Irineu Marinho (1925) e de seu diretor Euclides de Matos (1931). A participação de 

Roberto Marinho no cenário político nacional desde a década de 1930 é exemplo típico das 

pretensões e propostas da grande imprensa liberal brasileira.  

Já durante o Governo Provisório de Vargas, Marinho utilizou seus jornais para 

apoiar a Revolução Constitucionalista de São Paulo. O confronto ideológico que 

caracterizou a história mundial no período do entre-guerras, refletindo-se no Brasil através 

das disputas entre a Ação Integralista Brasileira (AIB) e a Aliança Nacional Libertadora 

(ANL), influenciou as ações de Roberto Marinho. Correspondendo à resposta que essa 

situação provocou nas das elites políticas do período, o jornalista apoiou a decretação da 

Lei de Segurança Nacional, por Vargas, em 1935, e o estado de sítio, em 1936, solicitado 

pelo Estado. Talvez o terror inventado do perigo comunista o tenha feito participar, apesar 

de sua trajetória liberal, do Conselho Nacional de Imprensa, órgão do Departamento de 

Imprensa e Propaganda (DIP), de 1940 a 1945, em plena ditadura do Estado Novo. 

O combate ao comunismo, que segundo suas palavras, em editorial comemorativo 

dos 50 anos do jornal O Globo, “deveria ser proscrito da legalidade15”, reforça-se no apoio 

à União Democrática Nacional (UDN). Ele utiliza seus veículos para divulgar, após o fim 

da Segunda Guerra Mundial, a campanha pela “redemocratização” do país e pela deposição 

de Vargas. 

A linha udenista permanece na década de 1950, época em que apóia pessoalmente a 

candidatura de Eduardo Gomes à presidência. Embora tenha desenvolvido o discurso de 

neutralidade liberal para a imprensa durante a campanha presidencial, o jornal O Globo 

exerceu uma dura oposição ao governo, após a vitória de Getúlio Vargas; no último ano do 

governo, a Rádio Globo foi utilizada pelo udenista Carlos Lacerda para seus discursos 

inflamados. 

Nas eleições de 1955, como era de se esperar, deu apoio ao candidato da UDN, 

Juarez Távora. Com a vitória de Juscelino Kubistschek, o jornal e a Rádio Globo 

permaneceram na oposição, embora JK não tenha deixado de conceder a Roberto Marinho 

sua primeira licença para a instalação de um canal de televisão no Rio de Janeiro, em 1957. 
                                                                 
15 Apud Ferreira, Marieta de Morais; Cabral, Jacqueline Ribeiro In: Dicionário Histórico-Biográfico 
Brasileiro - pós-1930 (verbete Roberto Marinho). 



Em 1962, recebia de João Goulart, outra concessão, desta feita, para a capital Brasília, e em 

1963 comprava a maioria das ações da TV Paulista.  

Como se vê, a oposição de Roberto Marinho aos governos representantes do bloco 

nacional-popular não impediu que seu império televisivo fosse iniciado, talvez pelos 

próprios limites do processo de transformação nacional proposto pelo pacto populista.  

Nos anos 60, diante da crise no modelo de consolidação do capitalismo no país, 

mantém a estratégia udenista, apoiando as propostas golpistas contra João Goulart. Através 

de suas emissoras de rádios e jornais divulga as campanhas organizadas pelo Ipes, do qual 

fazia parte, como afirma René Dreifuss16. 

O apoio de Roberto Marinho ao golpe militar, explicitado no trecho destacado 

abaixo, delineia com clareza o posicionamento político da direita brasileira à época: 

“(...) a nação se reencontrou: os tenentes, então generais reformados, os 
expedicionários, então responsáveis pela chefia das Forças Armadas, e os líderes 
políticos herdeiros das tradições de várias décadas de luta pela democracia 
uniram-se, sob a pressão das grandes marchas populares, para uma nova 
revolução17”. 

 

Eivado de um idealismo saudosista por uma sociedade democrática que nunca se 

havia concretizado no país, seu discurso define a postura elitista que o aproximaria do 

golpe de 1964. Transparece em suas palavras o posicionamento de que o ‘processo 

revolucionário brasileiro’, ideal buscado tanto pela esquerda quanto pela direita nos anos 

60, seria desencadeado por uma elite tradicional de militares e políticos, defensores dos 

verdadeiros valores da nação e guardiões do povo. Ao mesmo tempo, a defesa dessa ‘ordem 

ideal’ busca legitimar o golpe que depõe um governo constitucionalmente eleito, 

contrariando os princípios democrático-liberais por ele defendidos. 

O discurso tem uma origem certa: a Escola Superior de Guerra e sua Doutrina de 

Segurança Nacional (DSN) que deu às elites militares e civis o papel de defensores do 

‘verdadeiro espírito nacional’. Quanto à idéia da legitimidade do golpe, já vinha sendo 

construída na própria ESG. Em conferência, no ano de 1962, Castello Branco, ex-chefe do 

Departamento de Estudos da ESG e futuro general-presidente, justificava a legitimidade de 

                                                                 
16 Dreifus, René. 1964: a conquista do Estado. Petrópolis: Vozes, 1981. 
17 Apud Ferreira, Marieta de Moraes; Cabral, Jacqueline Ribeiro. Verbete Roberto Marinho In: Dicionário 
Histórico-Biográfico Brasileiro - pós-1930.  



um poder que se originaria “de uma revolução vitoriosa, desde que, num prazo que não 

implicasse usurpação, garantisse a legitimidade de sua continuação pelo voto18”.  

Percebe-se, portanto, a similitude dos discursos entre Roberto Marinho e a DSN, 

explicando, por identidade de projeto social, o apoio do jornalista, não apenas ao golpe, 

mas às estratégias desenvolvidas pelos governos militares para a institucionalização 

definitiva de seu modelo de desenvolvimento nacional. Em grande parte, o sucesso da TV 

Globo na década de 1970 deveu-se a essa identidade, o que acabou permitindo ao regime 

utilizar simbolicamente o crescimento da emissora como comprovação de sua eficácia. 

A importância que as atividades voltadas para o mercado interno vão conquistando 

no conjunto da economia nacional, e a relação destas com o campo político regional, 

também vão render, no período estudado, concessões de emissoras a alguns afortunados 

arrivistas, como Silvio Santos. 

 A história de Senor Abravanel, ou melhor, Sílvio Santos19, demonstra a importância 

que a televisão ganha no período analisado por essa pesquisa, tanto econômica quanto 

politicamente. Sílvio é natural da Cidade do Rio de Janeiro, tendo nascido em 12 de dezembro de 1930. 

Apesar de já ter experimentado seu talento de orador eloqüente no rádio, através da 

participação em diversos concursos para locutor, o jovem Senor aumentava sua renda com 

o trabalho como vendedor ambulante (camelô). Foi assim que conseguiu terminar o curso 

secundário, formando-se em técnico de contabilidade.  

Em 1950, já em São Paulo, Silvio Santos inscreve-se em um concurso para locutor 

da Rádio Nacional paulista com o intuito de pagar as despesas de um barzinho que abriu na 

cidade. Obtém a vaga. Na emissora, conheceu o radialista Manoel de Nóbrega, que lhe 

transferiu, em 1957, uma empresa de sua propriedade que financiava, através de um sistema 

de carnês, a compra de cestas de brinquedos. Dela nasceu, na década de 1960, o “Baú da 

Felicidade”, empresa que vende artigos populares através de carnês. 

Já um empresário de sucesso, em 1961, consegue o patrocínio de um deputado e 

comerciante, para o qual havia animado um comício, e compra um horário na TV Paulista, 

                                                                 
18 Castelo Branco, Humberto de Alencar. O poder nacional e a segurança nacional. In: Revista da Escola 
Superior de Guerra . Rio de Janeiro: ESG, ano I, nº 3, vol. 2, agosto de 1984, pp. 9-21. 
19Fonte: Xavier, Ricardo (Rixa). op. cit. pp. 268-271; Oliveira-Sobrinho, J.B (Boni). op. cit. pp. 232-235;  
http://www.paginadosilviosantos.com.br. Acesso em 06/03/2004. 



onde passa a apresentar um programa de prêmios e brincadeiras, que, gradativamente, 

servirá de trampolim para ampliar seus negócios. 

Por suas declarações para o livro 50 anos de TV no Brasil, a televisão foi apenas a 

ferramenta para tornar mais lucrativos os seus negócios comerciais: “Sempre achei que 

alugar horários era o mais conveniente para vender os produtos das minhas empresas”20, 

declarou.  

A apresentação desses personagens indica a existência de duas gerações de 

empresários no campo televisivo brasileiro desde o momento em que foi inaugurada a 

primeira emissora, em 1950, até a TV Studios, de Sílvio Santos, quase ao final do período 

analisado, em 1976.  Não que se deva estabelecer com rigidez os limites entre as duas 

gerações, mas sem dúvida existe um divisor de águas, que simbolicamente pode ser 

representado pela experiência de Mario Simonsen e a sua TV Excelsior.  

 A mentalidade administrativa da primeira geração havia sido forjada em uma 

ordem econômico-social que começa a entrar em decadência no Brasil nos anos 30, 

processo que se completa em meados da década de 1950. Nesse intervalo de tempo, sob a 

égide do Estado, a sociedade brasileira teve redefinidos seus canais de representação, de 

participação política e de construção da cidadania, assim como caminhou para a 

internacionalização do seu capitalismo21. Esse período antecede e prepara o momento da 

socialização da cultura no Brasil. 

Em um artigo bastante interessante sobre cultura e política no Brasil nas décadas de 

1960-70, Ridenti22 retoma e amplia a análise, por ele já desenvolvida em obra anterior23, 

sugerindo que a forma com a qual se estabeleceu a socialização da cultura no Brasil dos 

anos 60 teria relação com o fato de ela ter-se dado a partir da existência de coordenadas 

históricas específicas na sociedade brasileira, identificadas por Perry Anderson como a 

entrada definitiva na modernidade urbana capitalista.   

                                                                 
20 Oliveira Sobrinho, J.B (Boni). op. cit. p. 235. 
21 Mendonça, Sônia Regina de. As bases do desenvolvimento capitalista dependente: da industrialização 
restringida à internacionalização. In: Linhares, Maria Yedda (org.). História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: 
Campus, 1990, pp. 243-272. 
22 Ridenti, Marcelo: Cultura e Política: os anos 1960-1970 e sua herança. In: Ferreira, Jorge; Delgado, Lucilia 
de Almeida Neves . O Brasil Republicano – o tempo da ditadura (vol. 4). Rio de Janeiro: Civilização 
Brasileira, 2003, pp. 133 –166. 
23 Refiro-me a Ridenti, Marcelo. Em busca do povo brasileiro – artistas da revolução, do CPC à era da Tv. 
Rio de Janeiro: Record, 2000. 



As coordenadas apresentadas por Anderson podem ser sintetizadas da seguinte 

maneira: “intersecção de uma ordem dominante semi-aristocrática, uma economia 

capitalista semi-industrializada e um movimento operário semi-insurgente24”. Para Ridenti, 

essas coordenadas estariam presentes na sociedade brasileira desde o final dos anos 1950 

até por volta de 1968, exatamente o momento no qual o campo televisivo está a caminho de 

se constituir a expressão mais importante da cultura popular de massa. Guardadas as 

particularidades de seu desenvolvimento, esse campo participa, de todo modo, do processo 

pelo qual ocorre a socialização da cultura no país durante os anos 60. 

Concordando com a posição de Ridenti, verifica-se que a primeira geração de 

empresários do campo televisivo no Brasil, formada por nomes como Assis Chateaubriand, 

Rubens Berardo e Paulo Machado de Carvalho, embora envolvida pela perspectiva 

modernizante e até ‘libertária’ das novas invenções tecnológicas no cotidiano social (a 

radiodifusão entre elas), e utilizando-se delas como fonte geradora ou mantenedora de 

poder, encontrava-se indissociavelmente ligada ao mundo formado pelas coordenadas 

apresentadas por Perry Anderson. A idéia de que as redes de sociabilidade estabelecidas 

para aquele mundo fossem também eficientes na organização do campo televisivo provou 

ser totalmente equivocada.  

Contudo, é preciso que se faça uma ressalva. A utilização de práticas defasadas na 

constituição do campo televisivo não se encontra necessariamente relacionada à origem de 

classe, embora seja, quase sempre, um diferencial entre as duas gerações. Exemplo disso – 

aliás, emblemático – é a atuação de Mário Wallace Simonsen. A sua TV Excelsior foi a 

primeira a colocar em prática a racionalidade empresarial que diferenciou as duas gerações 

de proprietários. A falência de sua rede de emissoras não resultou do amadorismo 

característico da primeira geração, mas da ruptura da ordem político-institucional 

provocada pelo golpe militar. 

Os representantes da segunda geração de proprietários do campo televisivo 

diferenciam-se da primeira não apenas por sua origem social. Incorporam à sua 

mentalidade empresarial os preceitos da “modernidade urbana capitalista”, conforme 

anunciada por Perry Anderson.  Isto significava abandonar a fase amadora, quando a 

atividade era desenvolvida quase que domesticamente, e enxergá-la como parte de um fazer 
                                                                 
24 Anderson, Perry . Modernidade e revolução. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, vol. 14, pp. 18-19, fevereiro 
de 1986. 



industrial. Aqueles empresários que não souberam ou não puderam realizar essa mudança 

sucumbiram gradativamente: 

 “A história está cheia de páginas dolorosas. A TV Continental nunca chegou a 
existir, a Excelsior e a Rio explodiram. Outras, sem reinvestimento, perderam as 
posições que alcançaram. Criou-se a lenda que a liderança do mercado de 
televisão era cíclica. Mas para quem trabalhou em todas elas a explicação é mais 
simples. Não houve reaplicação dos lucros, não se investiu em equipamentos, 
em renovação e formação de pessoal. Não se levou a sério (...)25”. 
 

Portanto, o sucesso no campo televisivo brasileiro estava relacionado à capacidade 

empresarial de realizar as mudanças que, no plano mais geral, a economia nacional estava 

direcionando: consolidação de um capitalismo oligopolizado. Isso excluía uma mentalidade 

empresarial mais doméstica e obrigava a uma grande capacidade de investimento, 

empurrando as emissoras em direção à formação de redes nacionais. A pressão para que 

ocorresse essa mudança vinha sobretudo do mercado mas, também, do Estado, poder 

concedente, que, após o golpe militar, passa a ver a televisão como parte importante do 

projeto de integração e desenvolvimento do país. 

Quadro I: Origem social e formação dos proprietários 

Nome Nascimento Emissoras  Origem social Formação 

 Francisco de Assis Chateaubriand 
Bandeira de Mello (Assis 
Chateaubriand) 

1892 
1968 

TV Tupi 
TV Cultura 

Mãe tem origem em tradicional 
família de senhores de engenho 
nordestinos. Pai foi chefe de 
polícia, inspetor de alfândega e 
magistrado na Paraíba.  

Direito 

João Batista Amaral (Pipa Amaral)   TV Rio  
 

João Jorge Saad 1919 
1999 

TV Bandeirantes 
TV Guanabara 
TV Excelsior 

(ações) 

Filho de imigrante sírio, 
pequeno comerciante de tecidos.  
Fez fortuna com comércio de 
tecido e no ramo imobiliário de 
SP. 

Direito (incompleto) 

Mario Wallace Simonsen  
TV Excelsior 

 
Tradicional família paulista 
ligada à exportação de café  

Paulo Machado de Carvalho 
1901 
1992 

 
TV Record 

 
 Direito 

Roberto Pisani Marinho (Roberto 
Marinho) 

1904 
2003 TV Globo Classe média. Pai foi jornalista. Ensino Secundário 

Jornalista 

Rubens Berardo 
1914 
1973 TV Continental 

Industrial e usineiro de 
Pernambuco  

Senor Abravanel 
(Silvio Santos)  1930 

TV Studios TV 
Record (ações)  

Filho de imigrante judeu e 
pequeno comerciante Técnico em 

Contabilidade 

                                                                 
25 Oliveira Sobrinho, José Bonifácio. Televisão e Educação. Palestra apresentada no Painel Televisão e 
Educação, do Departamento de Estudos da Escola Superior de Guerra, em 29 de junho de 1978. 



Victor Costa Petraglia Geraldini 
(Victor Costa) 

1919 
1959 TV Paulista 

Filho de imigrantes italianos. 
Iniciou sua vida profissional no 
teatro e rádio  

 

Quadro II: Outras atividades profissionais dos proprietários26 
Mídias 

Nome 
Jornal Revista Rádio Editora 

Estúdio 

Cinema 

Adv. 
Pod. 

Leg. 

Pod.  

Exec. 
Esp. 

Ass. 

Class. 
Empr. 

Assis Chateaubriand P P P   X X    X 

João Batista do Amaral P  P        X 

João Jorge Saad   P     X   X 

Mario Wallace Simonsen           X 

Paulo Machado de Carvalho   P   X  X X X X 

Roberto Marinho P P P P    X    

Rubens Berardo   P  P X X X   X 

Silvio Santos   E        X 

Victor Costa   E/P        X X 

 

Referências Bibliográficas: 

ABREU, Alzira Alves de. (coord.) Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro – pós-1930 . Rio de 
Janeiro: FGV, 2001. 
ANDERSON, Perry. Modernidade e revolução. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, vol. 14, pp. 18-
19, fevereiro de 1986. 
BOURDIEU, Pierre.  Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.  
DREIFUS, René. 1964: a conquista do Estado. Petrópolis: Vozes, 1981. 
ESQUENAZI, Rose. No túnel do tempo: uma memória afetiva da TV brasileira. Rio Grande do Sul: 
Editora Artes e Ofícios, 1993. 
MATTOS, Sérgio. História da televisão brasileira – uma visão econômica, social e política. 
Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2000. 
MENDONÇA, Sonia Regina de. Estado e economia no Brasil: opções de desenvolvimento. Rio de 
Janeiro: Graal,1986. 
MORAIS, Fernando. Chatô,O  rei do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.  
OLIVEIRA SOBRINHO, J. B. de (Boni). 50 anos de TV no Brasil. São Paulo: Globo, 2000. 
RÉMOND, René (org.). Por uma história política. Editora UFRJ/FGV: Rio de Janeiro, 1996. 
RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro – artistas da revolução, do CPC à era da Tv . Rio 
de Janeiro: Record, 2000. 
______, Marcelo: Cultura e Política: os anos 1960-1970 e sua herança. In: Ferreira, Jorge; Delgado, 
Lucilia de Almeida Neves. O Brasil Republicano – o tempo da ditadura (vol. 4). Rio de Janeiro: 
Civilização Brasileira, 2003, pp. 133 –166. 
XAVIER, Ricardo (Rixa). Almanaque da TV: 50 anos de memória afetiva da TV brasileira. Rio de Janeiro: 
Objetiva, 2000. 

                                                                 
26 O significado das abreviações utilizadas é o seguinte: P = proprietário, E = empregado, Adv = advogado, 
Pod. Leg. = Poder Legislativo, Pod. Exe. = Poder Executivo, Esp = esportes, Ass. Class. = direção de 
associação de classe, Empr. = empresário em outros ramos que não os da área da comunicação de massa. 


