
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005 

 

 1

O dono do mundo: O Estado como proprietário de televisão no Brasil1 

Suzy dos Santos2 

 

Laboratório de Políticas de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em 

Comunicação, Universidade de Brasília 

Resumo 

Este artigo pretende analisar a atuação do Estado como proprietário de meios de 

comunicação, nos ambientes da produção e da distribuição de conteúdo televisivo. É 

possível dividir esta atuação em duas funções. Uma primeira em que o Estado atua 

como produtor, gerando programação para canais específicos e, uma segunda, em que 

atua apenas como distribuidor, retransmitindo programação das redes já existentes em 

localidades de difícil acesso.  

 

Palavras-chave 

Televisão Pública, Televisão Educativa, Regulação, Estado. 

 

 

Em 2003 teve ampla visibilidade uma longa batalha entre a TV pública britânica, 

a BBC, e o primeiro-ministro Tony Blair. Segundo reportagem exibida no programa de 

rádio Today, o relatório governamental sobre a existência de armas de destruição em 

massa no Iraque, publicado em setembro de 2002, trazia dados propositalmente 

exagerados. Do outro lado, o Governo acusou a BBC de ser parcial e não investigar 

corretamente a informação.  

O caso acabou envolvendo o suicídio da fonte da BBC, após a divulgação de seu 

nome pelo Governo, e um inquérito público no qual o relatório do juiz, Lord Brian 

Hutton, absolveu o Governo pela responsabilidade no suicídio e condenou a BBC por 

ter divulgado uma informação com base em única fonte. O conflito entre Governo e 

BBC abalou a imagem das duas instituições e causou as demissões de altos funcionários 

da companhia pública de radiodifusão e da assessoria de imprensa do Primeiro-

Ministro. Desde a divulgação, em fevereiro de 2003 pelo Channel 4, das comprovações 

                                                 
1 Trabalho apresentado ao NP 10 – Políticas e Estratégias da Comunicação, do V Encontro dos Núcleos de Pesquisa 
da Intercom. 
2 Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA; Pesquisadora Associada no Laboratório de Políticas 
de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB. suzysantos@gmail.com 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005 

 

 2

de plágio no dossiê do serviço de inteligência britânico até a divulgação do ‘relatório 

Hutton’, em 28 de janeiro de 2004, a polêmica tem servido de pano de fundo para nova 

discussão sobre a condução e a manutenção da independência das empresas públicas de 

radiodifusão. 

Na história da televisão brasileira nem há episódio onde uma emissora educativa 

tenha questionado com tanta intensidade o Estado nem vivência, em qualquer época, de 

debate tão amplo sobre a própria televisão. Murilo César Ramos aponta a ausência de 

visibilidade no cenário televisivo sobre as questões relativas ao próprio negócio como 

uma barreira à prática de cidadania no país. Em depoimento à Comissão Especial do 

Senado, “Destinada a Analisar a Programação de Rádio e TV, no País”3, Ramos 

afirmava que: 

Hoje ainda, tal qual no século XIX, nosso liberalismo estabelece um limite claro 
para seu avanço democrático: o limite da escravidão. Lá, o povo era privado da 
sua liberdade no sentido mais absoluto; aqui, a privação, ainda que relativa, pode 
ser quase tão cruel, pois um homem privado da informação continua a ser, de 
algum modo, escravo, pois escravo é todo aquele que não pode se apresentar 
diante do outro como verdadeiro cidadão. E cidadania não há sem acesso à 
informação. Inclusive, e principalmente, informação sobre os interesses e o 
funcionamento dos meios de comunicação. Pois eles, constituidores principais 
da esfera pública contemporânea, têm o dever de estar, juntamente com as 
organizações estatais – e eu friso – entre as mais públicas, as mais transparentes, 
de todas as instituições sociais (Simon, 1998, p. 53). 

O exemplo mais próximo de programação televisiva como a requerida pelo autor 

é o Observatório da Imprensa exibido pela Rede Pública de Televisão, que integra as 

emissoras públicas, estatais e privadas sem caráter comercial. O próprio programa, 

porém, traduziu recentemente a expressiva dependência da televisão pública às índoles 

políticas locais e regionais.  

Em fevereiro de 2001, o apresentador do programa, Alberto Dines, cancelou a 

edição do programa que entrevistaria o autor de um livro-denúncia contra o senador 

Antônio Carlos Magalhães, João Carlos Teixeira Gomes4. O jornalista alegou, dentre 

outros motivos, que a exibição do programa poderia ser usada para prejudicar o então 

presidente da TVE-Rede Brasil, Fernando Barbosa Lima. Nas palavras de Dines: 

a TVE tem dono, é do governo federal, embora o projeto em curso seja convertê-
la em rede pública. O Executivo paga e manda [...] E o governo federal vive uma 

                                                 
3 Criada pelo Requerimento nº 470, de 1995, a Comissão elaborou um vasto relatório contendo proposições para o 
setor. 
4 Intitulado Memória das Trevas: uma devassa na vida de Antônio Carlos Magalhães, o livro foi lançado em janeiro 
de 2001, pela Geração Editorial. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005 

 

 3

crise política protagonizada justamente pelo senador ACM (teoricamente aliado 
e, portanto, “sócio” da TVE). Acresce que dos nove comentaristas políticos 
convidados para participar do programa, apenas um aceitou, Tales Faria, da 
IstoÉ em Brasília, ele mesmo uma vítima das perseguições de ACM. Os outros 
oito recusaram sob os mais variados pretextos, o que evidentemente eliminaria 
qualquer possibilidade de isenção com uma saraivada de críticas ao senador 
durante uma hora de programa. [...] Acresce ainda que o programa coincidiria 
com o início da gestão do novo presidente da TVE, o jornalista Fernando 
Barbosa Lima, uma das grandes figuras do telejornalismo brasileiro, um dos 
poucos – talvez o único – capazes de tirar a televisão educativa da crise em que 
se encontra. Mais: a TVE da Bahia (um feudo do senador ACM) ao longo 
daquela terça-feira deu sucessivos indícios de que não retransmitiria o 
‘Observatório’, criando um “imbróglio” político que respingaria no presidente 
recém-empossado (Dines, 2001, online).  

Ampliando o recurso figurado de Dines, é possível alegar que, além de ‘sócio’ 

da TVE, o senador Antonio Carlos Magalhães é ‘proprietário’ também da afiliada 

regional da emissora na Bahia. A TV Educativa integra o IRDEB – Instituto de 

Radiodifusão Educativa da Bahia, vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo do 

Estado, sendo sua programação fortemente influenciada pelo Senador. No mesmo 2001 

em que ocorreu a suspensão da entrevista no Observatório da Imprensa, a TV educativa 

baiana deixou de retransmitir outros dois programas que continham acusações contra 

Antônio Carlos Magalhães: 

§ o programa Opinião Brasil, em 24 de janeiro, com uma entrevista do 

autor de Memória das Trevas; e,  

§ o programa Vitrine, em junho, quando transmitia uma entrevista ao vivo 

com Andrei Meireles, o jornalista da revista Istoé co-autor da reportagem 

que continha a declaração do Senador sobre sua participação em uma 

violação do painel de votos do Senado.  

Nos dois episódios, a justificativa dada pela TV Educativa da Bahia foi a de que 

problemas técnicos tiraram o sinal do ar. Como não há, no país, a necessária autocrítica 

do setor nem políticas públicas que incluam o controle do conteúdo transmitido pelas 

estações educativas, os episódios de atrelagem da TV Educativa a uma elite política 

regional foi pouco questionado. De maneira adversa à idéia de TV pública 

independente, ainda são escassas no país as estações públicas que não estão diretamente 

condicionadas aos poderes públicos.  

Tanto o rádio quanto, posteriormente, a televisão, tiveram papel fundamental 

não apenas na criação de uma indústria totalmente nova, a Indústria Cultural, como 

também na divulgação da convicção de que era indissolúvel o casamento entre 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005 

 

 4

eficiência tecnológica e os valores morais de justiça, igualdade e bem público (Mosco, 

1996, p. 34). No entanto, este casamento, por ser ‘arranjado’, não reflete a felicidade 

‘até que a morte os separe’: 

Whenever access to the communications and information resources required for 
full citizenship depends upon purchasing power (as expressed directly through 
customer payments or indirectly through the unequal distribution of advertising 
subsidies to production), substantial inequalities are generated that undermine 
the nominal universality of citizenship (Murdock; Golding, 1997b, p. 1045). 

Os serviços de telecomunicações, no que se refere ao provimento de conteúdo 

(radiodifusão) e o tráfego de informações (telefonia/transmissão de dados), cresceram e 

foram regulados sob lógicas e instâncias normativas distintas (Garnham, 1990; 1996; 

Richeri, 1995). As diferentes naturezas dos serviços fizeram com que a telefonia fosse 

regulada prioritariamente em relação à distribuição/transporte de informações e a 

radiodifusão em relação ao conteúdo. 

Os serviços de telefonia e transmissão de dados se consagraram historicamente 

como monopólio estatal, exceto nos EUA, e sua estrutura regulatória foi desenvolvida 

em relação à estrutura física, com base em três princípios genéricos: 

a) acesso universal (common carriage);  
b) interconexão; e,  
c) controle de preços (tarifas não discriminatórias).  
Encarado como questão estratégica nas políticas de desenvolvimento do século 

XX, o controle destes serviços era regido especialmente por um enfoque geopolítico e 

de segurança do Estado. O conteúdo das transmissões era considerado uma transação 

privada e jamais foi controlado, salvo em períodos de guerra ou convulsão social.  

Na radiodifusão, tanto a distribuição quanto o conteúdo eram fortemente 

controlados pelos Estados fosse nos modelos público, estatal ou comercial. Esta 

regulação incluía critérios culturais e econômicos, além dos políticos, estando baseada 

em princípios diversos das telecomunicações e mais próximos à lógica aplicada 

anteriormente à imprensa.  

Como sustenta Othon Jambeiro: 

                                                 
5 Sempre que o acesso aos recursos de comunicações e informação requeridos para a cidadania plena depende do 
poder aquisitivo (como expresso diretamente pelo pagamento do consumidor ou indiretamente pela desigual 
distribuição dos recursos publicitários à produção), são geradas desigualdades substanciais que solapam a nominal 
universalidade da cidadania [tradução livre da autora]. A referência da primeira publicação do texto é: MURDOCK, 
Graham; GOLDING, Peter. Information poverty and political inequality: citizenship in the Age of Privatized 
Communications. Journal of Communication. n. 39, v. 3, 1989, p. 180-195. Utilizamos aqui a versão apresentada 
no segundo volume da coletânea The Political Economy of Media, editada, em 1997, pelos mesmos autores. p. 100-
115. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005 

 

 5

Histórica e universalmente, os sistemas regulatórios desenvolvidos para 
governar a indústria da TV têm derivado diretamente dos instrumentos legais e 
aparatos burocráticos que os estados-nações criaram para tratar com a Imprensa. 
Na medida em que novas tecnologias deram origem a novos meios de 
comunicação de massa - o cinema, depois o rádio, em seguida a TV - aqueles 
instrumentos e aparatos foram consequentemente adaptados, muitas vezes para 
permitir que se pudesse continuar a policiar e controlar a mídia. Os sistemas 
regulatórios evoluíram em seguida para evitar danos morais, regular a relação 
trabalhista entre empregados e proprietários dos meios, prevenir excessiva 
concentração de poder, licenciar freqüências de rádio e TV, e - particularmente 
nas democracias liberais da Europa ocidental e nos Estados Unidos - garantir 
formas de competição econômica suficiente para frustrar o estabelecimento de 
monopólios (1997, p. 148). 

Apesar das distinções no mercado e na natureza da regulação, estes serviços 

usualmente estão incluídos dentro de um setor único, genericamente chamado de 

comunicações, no qual o Estado assume as funções de proprietário, promotor ou 

regulador. Ainda segundo Jambeiro, 

Ele é Estado Proprietário, no que se refere, por exemplo, à bibliotecas, centros 
de documentação, ao espectro eletromagnético e às emissoras de rádio e TV que 
explora diretamente. É também Estado Promotor, porque traça as estratégias 
públicas para o desenvolvimento do setor, faz inversões de infra-estrutura, e 
concede incentivos e subvenções. E, finalmente, é Estado Regulador, na sua 
função de fixar regras claras de instalação e operação, que eliminem as 
incertezas e desequilíbrios" (Jambeiro, 2000, p. 23). 

Embora seja pouco discutida a atuação estatal no cenário brasileiro de 

radiodifusão, no caso da televisão, a participação da União, dos Estados, do Distrito 

Federal e dos Municípios como proprietários, tal qual definido por Jambeiro (2000), é 

parcela considerável da distribuição de programação televisiva. É possível dividir esta 

atuação em duas funções. Uma primeira em que o Estado atua como produtor, gerando 

programação para canais específicos e, uma segunda, em que atua apenas como 

distribuidor, retransmitindo programação das redes já existentes em localidades de 

difícil acesso.  

Síndrome de Estocolmo das TVs Estatais: os conflitos no Estado Produtor 

Não raro ouve-se de dirigentes de TVs estatais queixas sobre a atuação do 

Estado frente às instituições de radiodifusão. Tão recorrente quanto a queixa é a  

exigüidade das situações onde o jornalismo das estatais cumpre seu papel de watchdog 

alertando os telespectadores quanto aos abusos dos poderes locais, regionais ou 

nacionais. Esta corriqueira relação de amor e ódio tem ancestralidade na Rádio Nacional 

de Vargas e berço nos governos militares.  A tentativa de estabelecer uma rede estatal 

nacional de televisão educativa encontrou no próprio Estado seu maior complicador. A 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005 

 

 6

infraestrutura de telecomunicações possibilitou tecnicamente a constituição destas redes 

mas, como dependiam do Estado, esses canais estiveram sempre submetidos às 

injunções políticas e econômicas dos poderes onde estavam localizados.  

Apesar de ser ator preferencial na expedição de outorgas para a prestação de 

serviços de radiodifusão, a participação do Estado como produtor terminou por ser 

pouco expressiva e fragmentada. Como mencionado anteriormente, a maioria das 

geradoras federais e estaduais se diferencia da idéia de TV Pública como instituições 

independentes do Estado e do mercado tanto na forma de controle quanto no 

financiamento. Juridicamente impedidas de veicular publicidade estas emissoras 

dependem exclusivamente do aparato estatal para a sua sobrevivência.  

A principal exceção ao controle direto do Estado é a Fundação Padre Anchieta - 

Centro Paulista de Rádio e Televisão Educativa, gestora da TV Cultura-SP. A TV 

Cultura é o único caso da Rede Pública de Televisão no país em que a estrutura 

administrativa é desvinculada dos poderes executivos nacional, estadual ou municipal. 

Não tendo seus membros indicados pelo poder público, o Conselho Curador da 

Fundação Padre Anchieta é composto por 46 conselheiros de origens diversas.  

Criada em 1967, a Fundação Padre Anchieta já nasceu com administração 

independente do governo estadual inspirada nos moldes da BBC. A contradição na 

implantação do modelo de TV pública está exatamente no período desta criação. Uma 

TV pública formada no auge do autoritarismo militar não poderia ser totalmente 

independente do Estado. Assim, a dependência direta das verbas públicas fez com que a 

TV Cultura estivesse sujeita aos ‘humores’ dos Governos em questão, tal qual nas 

emissoras estatais.  

Por ser administrada por um conselho que inclui diversas representações da 

sociedade, a TV Cultura não pode ser considerada no mesmo rol das fundações privadas 

que vêm ganhando espaço, nos últimos anos, nem nas instituições estatais de 

radiodifusão. Por outro lado, por não traduzir um modelo de televisão cujo 

financiamento esteja vinculado a normas que proporcionem a sua independência em 

relação ao Estado, a TV Cultura também não se insere nas definições de radiodifusão 

pública. Ela configura uma espécie singular de fronteira entre estas classificações. 

Dentre as televisões tradicionalmente definidas como estatais, dois exemplos 

que também se aproximam da idéia de gestão pública são a TVE-RS - Fundação 

Cultural Piratini, e a Rede Minas de Televisão - Fundação TV Minas Cultural e 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005 

 

 7

Educativa. Ambas estão vinculadas às Secretarias de Estado da Cultura e condicionadas 

a indicação de membros dos Conselhos Curadores pelos governadores dos estados onde 

se inscrevem. Contudo, os estatutos destas fundações trazem dispositivos que buscam 

assegurar a independência ideológica. Um primeiro dispositivo que as distingue das 

demais empresas estatais de radiodifusão é a presença de representantes de esferas 

distintas da estatal, como instituições de ensino e entidades de classe, na composição 

dos conselhos gestores destas fundações, tal qual ocorre na Fundação Padre Anchieta.  

Outro dispositivo é relativo à coibição do uso político-partidário das emissoras. 

O estatuto da Fundação Piratini, definido pela Lei Nº 10.535, de 08 de agosto de 1995, 

estabelece a promoção da liberdade de expressão e a proibição da censura (Art. 3º §§ 3º 

e 4º). O Artigo sexto, parágrafo único, garante que os serviços da Fundação 

“funcionarão de modo a salvaguardar sua independência perante o Governo Estadual e 

demais Poderes Públicos, e assegurar a possibilidade de expressão e confronto de 

diversas correntes de opinião”6. Um pouco menos elaborado, mas igualmente incisivo, o 

Estatuto da Fundação TV Minas, aprovado pelo Decreto 53.502, de 30 de março de 

1994, proíbe à Fundação “utilizar, sob qualquer forma, a programação de televisão 

cultural ou educativa com fins político-partidários ou divulgar idéias que incentivem 

preconceitos de raça, classe ou religião”7. 

A transmissão de conteúdo distinto do comercial também não está garantida nas 

TVs estatais. De tempos em tempos, ouve-se falar da comercialização de espaços 

publicitários em algumas emissoras ou de programas sensacionalistas em outras. 

Também a proximidade entre Estado e mercado de televisão comercial é tradição no 

Brasil. Mas, no Pará, a rara situação de cessão da estrutura estatal de radiodifusão para 

um canal comercial chama atenção.  

A Funtelpa – Fundação de Telecomunicações do Pará, vinculada à Secretaria 

Especial de Promoção Social do Estado, alugou, por pelo menos 25 anos, sua rede de 

retransmissoras no estado para a TV Liberal, retransmissora da Rede Globo. A Folha de 

São Paulo e a Istoé mostram funções distintas no acordo. Enquanto a coluna de Elvira 

Lobato afirmou que o acordo consistia em uma permuta pela qual o governo recebia 30 

minutos mensais de espaço publicitário na grade da TV Liberal (LOBATO, 2000), a 

Istoé dizia que a retransmissora da Rede Globo recebeu R$ 200 mil para ceder sua 

                                                 
6 Disponível em <http://www.fmcultura.com.br/institucional/leieestatuto/leieestatuto.htm>. 
7 Disponível em <http://www.conteudos.com.br/redeminas/redeminas/decreto35502.asp>.  



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005 

 

 8

programação às retransmissoras estatais (ISTOÉ, 1997). Embora com uma diferença de 

três anos entre si, as duas publicações tratam do mesmo contrato. A permuta, revelada 

por Elvira Lobato, pode ser confirmada no Balanço de Promoção Social da Secretaria da 

Fazenda do Pará, de 1998, onde se afirma que  

A Funtelpa é responsável também pela  implantação e funcionamento do Sistema 
Estadual de Repetidoras e Retransmissoras de Sinais de Televisão – SIERT em 
todo o Estado, podendo para tal realiza-lo diretamente ou por delegação, assim 
como, por força de convênios passou a executar a despesa com pagamento de 
publicidade e publicações do governo estadual. 

Através de repetidoras de televisão, a Funtelpa exerce a gerência direta de 
manutenção de 76 (setenta e seis) retransmissoras de televisão, espalhadas por 
vários municípios do Estado, possuindo também sob sua responsabilidade a 
operacionalização do sistema digital de televisão, que proporciona a transmissão 
via satélite da imagem da quase totalidade de nossos 143 (cento e quarenta e 
três) municípios através dos sinais da TV Liberal8. 

O convênio chegou a ser objeto de uma ação popular, em 1997. Segundo Elvira 

Lobato, o governo estadual justificou a parceria com a TV Liberal, em detrimento da 

TV Cultura do estado também vinculada à Funtelpa, como um ato político de integração 

social afirmando que “um dos objetivos do Estado é integrar a população através dos 

meios de comunicação de massa, como a televisão”9. Não se tem, também, notícia de 

qualquer observação da Anatel ou do Ministério sobre o caso.  

Além das políticas públicas confusas, a situação de ausência de controle dos 

canais estatais deve-se também à sua pequena expressão na totalidade do sistema 

televisivo. As geradoras e retransmissoras vinculadas às administrações Federal e 

Estaduais não ultrapassam 6,8% do total de outorgas do país. No âmbito federal são seis 

geradoras de televisão aberta: três em Brasília-DF - TV Câmara, TV Senado e TV 

Nacional; uma em São Luis-MA, a TVE Maranhão com seis retransmissoras próprias; 

uma no Rio de Janeiro, a TVE – Rede Brasil; e, uma em Natal, a TV Cultura com duas 

retransmissoras próprias. Além destes, o Governo Federal também é operador de oito 

retransmissoras em estados diversos e dos canais, por assinatura, TV Justiça e NBR.  

Os canais educativos tiveram sempre uma média de audiência pequena, 

tecnologias ultrapassadas e financiamento insuficiente. Mais recentemente, esses canais 

passaram a trabalhar com patrocínio e mesmo com publicidade, entrando dentro da 

lógica dos canais particulares. A legislação em vigor proíbe essa forma de 

                                                 
8 Disponível em <http://www.sefa.pa.gov.br/contgrl/balancos/bal98/sintese/ccin/73.htm>. 
9 Trecho da defesa da Funtelpa citado por Elvira Lobato (LOBATO, 2000). 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005 

 

 9

financiamento (Art. 13º, Dec.-Lei nº236, de 28 de fevereiro de 1967) mas um 

dispositivo facilitador foi o Art. 19 da Lei 9.637, de maio de 1998, que liberou a 

publicidade institucional sob a forma de patrocínio (apoio cultural). Há canais que 

extrapolam este limite mas como sem a publicidade estariam condenados à extinção, a 

Justiça não dá prosseguimento a processos intentados por canais particulares ou por 

multas de órgãos de controle.  

Embora seja possível observar, no cerne do Estado, vários episódios recentes em 

que tem transparecido o interesse em buscar alternativas para fortalecer uma televisão 

pública nacional, as discussões recentes sobre televisão pública estão excessivamente 

voltadas ao financiamento dessas TVs. A formação de uma rede pública complementar 

às estatais e privadas somente pode ser pensada como uma política pública mais global. 

“deve-se levar sempre em consideração a importância das injunções políticas que 

influenciam fortemente a estrutura econômica dos meios de comunicação de massa no 

Brasil e que sempre atuaram no sentido de manutenção das posições dominantes” 

(Bolaño, 1999, online). 

Qual é a música, maestro? As parcas notas do Estado Distribuidor 

O bem sucedido projeto dos governos militares de fazer a televisão chegar a 

todos os pontos do país transformou o Estado em importante distribuidor destes sinais. 

O serviço de retransmissão de TV é o primordial facilitador deste objetivo, 

especialmente nas localidades onde o interesse comercial em explorar radiodifusão de 

sons e imagens é inexistente. Regulamentada pela primeira vez em 1978, pelo Dec. 

81.600 de 25 de abril, a retransmissão de televisão não se insere no mesmo processo de 

licitações previsto para a radiodifusão.  

As permissões são concedidas diretamente por portarias do Ministério das 

Comunicações e têm caráter precário, com prazo indeterminado para a extinção. O 

Ministério pode, a qualquer momento, cancelar as permissões ou mantê-las ad infinitum 

sem ser necessário que elas passem por qualquer processo de avaliação do serviço como 

requisito para a renovação das outorgas. 

Este serviço teve alterações significativas em 198810. O Dec. 96.291 e, logo 

após, a Portaria 93, de 1989, estabeleceram uma nova categoria, as retransmissoras 

mistas - educativas e em fronteiras de desenvolvimento do país - que poderiam inserir 

                                                 
10 Nesse ínterim, normas complementares foram sendo expedidas através dos seguintes decretos: nº 84.064, de 08 de 
outubro de 1979; nº 84.854, de 12 de julho de 1980; 87.074, de 31 de março de 1982. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005 

 

 10

programação local, geradas por elas próprias, em até 15% do total. Esta alteração 

agregou um atrativo político ao serviço de retransmissão educativa. Como era 

previsível, em pouco tempo começaram a aparecer fundações e associações controladas 

por vereadores e deputados em várias partes do país.  

Em 1998, estas chamadas retransmissoras mistas foram extintas pelo Dec. 2.593, 

de 15 de maio. Estas permissionárias tinham o prazo de dois anos para adaptarem-se às 

novas regras, porém, o governo voltou atrás antes do prazo extinguir. Como conta o 

editorial da revista Tela Viva, 

Os permissionários ganharam uma sobrevida, nada isonômica, com a publicação 
do Decreto nº 3.451 (09/05/2000). Tanto as retransmissoras educativas quanto as 
microgeradoras poderão funcionar nas mesmas condições atuais até que uma 
geradora se instale na mesma praça ou poderão solicitar a transferência do canal 
para o Plano Básico de TV, isto é, poderão transformar-se em geradoras. E aí 
mora a grande distorção. Lembro que ambas não precisaram enfrentar a 
tramitação no Congresso (e atualmente os processos licitatórios) obrigatória para 
uma concessão comercial, pois as permissões foram dadas pelo Ministério das 
Comunicações. A maioria das RTVs educativas está instalada em regiões de alta 
densidade populacional, onde já existem emissoras comerciais. Como a 
legislação aplicável aos serviços de radiodifusão educativa não prevê o 
lançamento de editais para a concessão dos canais, os atuais permissionários 
ganharão sem concorrência a freqüência que ocupam no espectro 
(FALGETANO, 2000). 

A participação das prefeituras municipais neste serviço é representativa. 

Segundo os dados oficiais, dos 5.561 municípios brasileiros, 1.676 têm retransmissoras 

outorgadas às prefeituras. Ao todo são 3. 341 outorgas de RTV nas mãos de prefeituras. 

Dentre as 3.341 permissões de RTV concedidas à prefeituras apenas 3811 são de caráter 

educativo e 168 encontram-se na área onde são permitidas as RTVs mistas12. Mas não é 

possível afirmar que apenas 6,18% do total de retransmissoras das prefeituras geram 

programação própria. Embora efetivamente a maioria das RTVs seja usada apenas para 

fazer chegar o sinal das grandes redes às pequenas cidades do país, há uma parcela, 

impossível de precisar, que atua na ilegalidade.   

Amparadas pelo parco conhecimento público de suas limitações e pelas 

dificuldades operacionais da Anatel para fiscalizar todo este rol de estações, algumas 

prefeituras fazem das retransmissoras seus porta-vozes sem serem incomodadas pelo 

                                                 
11 As RTV educativas estão distribuídas entre onze estados: São Paulo e Rio de Janeiro, oito permissões; Rio Grande 
do Sul, cinco; Mato Grosso do Sul, quatro; Minas Gerais e Paraná, três; Goiás e Piauí, duas; Alagoas, Mato Grosso e 
Paraíba, uma prefeitura permissionária de RTV educativa em cada. 
12 Estas RTVs são permitidas na região da Amazônia Legal que engloba: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato 
Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005 

 

 11

poder federal. Como declarou, em entrevista ao Correio Braziliense, um dos membros 

titulares da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática – CCTCI da 

Câmara dos Deputados, deputado Walter Pinheiro (PT/BA), “a chance de uma emissora 

dessas ser punida por causa do conteúdo de sua programação é próxima a zero” 

(COSTA; BRENER, 1997). 

Na série de reportagens, reproduzidas na versão online do Observatório da 

Imprensa, Sylvio Costa e Jayme Brener detalham algumas situações nas quais o poder 

federal beneficia prefeituras dos partidos aliados, ou as prefeituras fazem doações de 

terrenos a retransmissoras educativas ou mistas controladas por aliados dos prefeitos, 

ou, ainda, as prefeituras desligam os equipamentos de transmissão quando as geradoras 

estão exibindo programação que prejudica os interesses locais. Uma delas retrata um 

exemplo de como as elites políticas regionais fazem uso das RTVs em períodos 

eleitorais: 

Nas eleições de 1994, a governadora Roseana Sarney (PFL) e o senador Epitacio 
Cafeteira (PPB) disputavam o segundo turno quando o pai de Roseana, o ex-
presidente e atual senador José Sarney (PMDB-AP), foi protagonista de uma 
curiosa operação montada para ajudar a filha. Por não ser candidato no 
Maranhão, Sarney não podia participar do horário político gratuito, o único 
espaço reservado pela legislação para a propaganda eleitoral. Gravou, então, um 
pronunciamento - de caráter inequivocamente eleitoral - veiculado em todo o 
estado pelas repetidoras em poder das prefeituras.  

Terno claro e com a mesma expressão grave com que falava à nação em cadeia 
nacional ao tempo em que era presidente, o senador usa o pronunciamento para 
explicar aos eleitores que eles deveriam optar entre “dois quadradinhos”. O 
primeiro, o de Cafeteira, seria “o quadradinho da velha politicagem e do ódio”.  

O segundo, o de Roseana, o do “programa da concórdia”. “Roseana”, continuou 
Sarney, “tem um programa de governo definido. Vai contar com a minha ajuda, 
vai contar com a ajuda de Fernando Henrique, vai fazer um governo de união 
pela paz”. E conclui: “Peço ao Maranhão que me ajude a continuar ajudando o 
Maranhão”.  

A própria fita de vídeo repassada às prefeituras, cuja cópia foi obtida pelo 
Correio Braziliense, denuncia a irregularidade ao alertar que a fala do ex-
presidente, cuja duração foi de 2 minutos e 45 segundos, deveria ser exibida “em 
horário de telejornal, nunca na propaganda eleitoral do TER” (COSTA; 
BRENER, 1997). 

Para além do uso eleitoreiro, há também a dificuldade em saber quais são e 

como são escolhidos os canais que as prefeituras retransmitem. Se a pergunta “o que as 

prefeituras municipais exibem em suas retransmissoras?” fosse feita no game show 

musical de Silvio Santos, que dá título a este tópico, o jogador estaria em sérios apuros 

para continuar no programa. Os esforços em demonstrar transparência nas ações estatais 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005 

 

 12

parecem condicionados pelo bordão “uma nota, maestro Zezinho” e, neste caso, o 

dublador Pablo interpretaria uma espécie de canção afônica.  

Embora exista a exigência de que as operadoras do serviço de RTV entreguem 

ao poder concedente a indicação do canal a ser retransmitido, com autorização da 

geradora, estes dados jamais foram tornados públicos. Sendo responsáveis pela 

cobertura de 30,14% do território nacional e por 34,13% das retransmissoras de TV no 

país, a ausência de identificação clara dos canais retransmitidos impossibilita, por 

exemplo, determinar os índices exatos de abrangência das redes nacionais.  

O destaque fica por conta das redes religiosas onde são frequentes as referências 

às parcerias entre prefeituras e igrejas. Fazendo uma busca em sites de prefeituras e 

jornais de pequenas cidades, é comum encontrar referências sobre visitas de comissões 

da Rede Vida ou da RIT às prefeituras para estabelecer acordos de retransmissão ou 

financiamentos para a instalação de retransmissoras vinculadas a estas igrejas.  

No estado de São Paulo, por exemplo, as redes católicas têm forte ligação com 

as prefeituras municipais. Em Vargem Grande do Sul, não há geradoras, apenas três 

permissões de retransmissão. Das três permissões da cidade, registradas em nome da 

prefeitura, a primeira a ser inaugurada foi do canal católico, em junho de 2003 (TV 

CANÇÃO, 2003). Em São José do Rio Pardo a situação é diferente, há três outorgas 

ligadas a canais religiosos13 - Rede Vida, Rede Mulher e TV Canção Nova – que 

concorrem com cinco canais comerciais e um não identificado que é retransmitido pela 

Prefeitura. Apesar de não retransmitir a rede católica, a obtenção da outorga é creditada 

à atuação do vereador Fábio Augusto Porto Junqueira (PSDB) (GAZETA, 2003) que 

também indicou à prefeitura o pedido de verba para a instalação do equipamento 

transmissor (CÂMARA, 2002).  

O esforço necessário para precisar qual o real alcance dos canais comerciais, 

educativos ou religiosos fatalmente encontra na ausência de transparência das outorgas 

seu maior obstáculo. Praticamente todas as redes nacionais, exceto a Rede Globo, 

indicam prefeituras como afiliadas. A adesão de uma prefeitura à afiliação de um canal 

específico, além de traduzir uma fatia maior de audiência para este canal, significa 

também minimizar os custos da geradora na implantação de retransmissoras próprias. 

Enfim... 

                                                 
13 Embora a Rede Record seja vinculada à Igreja Universal do Reino de Deus e tenha programação religiosa na sua 
grade, neste estudo ela é considerada um canal comercial, não religioso como pode ser visto adiante. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005 

 

 13

A recente transição para um modelo democrático de Estado teve como 

característica fundamental a manutenção das elites políticas já estabelecidas em todo o 

país. Esta relação de continuidade política fez com que as políticas públicas e privadas 

de comunicação de massa jamais fossem efetivamente desnudadas do denso véu que as 

cobriu ao longo de seu desenvolvimento. 

Houve, sim, algumas tentativas, como, por exemplo, a divulgação de algumas 

listas de acionistas ou a adoção de processo licitatório para a concessão dos serviços 

principais. Porém, a ausência de revisão das outorgas já concedidas e a persistência das 

práticas clientelistas no âmbito estatal fazem com que as iniciativas de desnudamento 

sejam tímidas. Uma analogia com as vestes humanas diria que, quase vinte anos após a 

volta da democracia, a televisão brasileira mal conseguiu exibir suas canelas em 

público. 

Outro aspecto que merece ser destacado, diz respeito ao fato de que a retirada do 

Estado das operações de serviços de comunicações não ocorreu na televisão da mesma 

forma sistemática que ocorreu nas telecomunicações. Embora o processo de 

privatização do Sistema Telebrás e a criação da Anatel tenham produzido uma profunda 

rearticulação nas comunicações nacionais, a televisão aberta ainda depende 

fundamentalmente das Prefeituras Municipais para atingir as regiões menos 

interessantes ao mercado em termos econômicos.  

Por um lado, Estado saiu da operacionalização da telefonia e serviços conexos, 

mantendo-se apenas como regulador e, também, as geradoras de televisão por ele 

operadas, tanto na esfera federal quanto estadual, não chegam a 10% do total. A 

retransmissão dos canais televisivos pelas prefeituras, por outro lado, atinge mais de 

30% dos municípios brasileiros. Conforme foi apontado no terceiro capítulo, estas 

outorgas têm possibilidade de ser usadas para a geração de conteúdo e o controle sobre 

elas é praticamente inexistente como também é inexistente a definição dos critérios que 

pautam a escolha dos canais a ser retransmitidos. 

Além da atuação como retransmissor, nos poucos canais estatais existentes é 

visível a persistência do Estado como produtor de conteúdo televisivo em oposição à 

idéia de transformação destes canais em canais públicos, com gestão desvinculada do 

poder político, tanto nos domínios federais quanto estaduais. Embora historicamente 

tenham pouco alcance também em termos de audiência, estes canais, por sua natureza 

educativa e não comercial, poderiam representar um diferencial qualitativo na 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005 

 

 14

programação televisiva, como ocorre com a TV Cultura de São Paulo. Atestam estes 

aspectos os dados reproduzidos ao longo do segundo e do terceiro capítulo. 

Referências Bibliográficas 

BOLAÑO, César.  A Economia Política da televisão brasileira. Revista Latina de 
Comunicación Social. Online: n. 17, mai. 1999. Disponível em: 
<http://www.ull.es/publicaciones/latina/a1999hmy/98cesar.htm>. 

CÂMARA Municipal de São José do Rio Pardo. Ata da 35ª Sessão Ordinária. 26 nov. 2002. 
Disponível em: <http://site.camarasjriopardo.sp.gov.br/servlet/navSrvt?cmd=ultimaata>. 

COSTA, Sylvio; BRENER, Jayme. Dossier das Concessões de TV. Observatório da 
Imprensa. Online: jun. 1997 [reprodução de uma série de matérias originalmente publicadas no 
jornal Correio Braziliense]. Disponível em: 
<http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm>. 

DINES, Alberto. Fui manchete do Globo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro: 10 fev. 2001. 
Disponível em <http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/iq140220016.htm>. 

FALGETANO, Edylita. Editorial. Tela Viva. São Paulo: Glasberg, n. 94, jun. 2000. Disponível 
em: <http://200.157.161.15/telaviva/revista/094/capa.htm>. 

GARNHAM, N. Capitalism and communication, global culture and the economics 
information. Londres: Sage, 1990. 

_________.  La economía política de la comunicación: el caso de la televisión. Telos . 
Fundesco: n. 28, dez.-fev. 1991. Cuaderno Central: Economía de la información y la 
comunicación. p. 68-75. 

GAZETA do Rio Pardo. TV Canção Nova traz programação variada. Online: 04 out. 2003, 
disponível em <http://www.gazetadoriopardo.com.br/noticias/ler.asp?edi=2146&Id=538>. 

GOLDING, Peter; MURDOCK, Graham (eds.). The Political Economy of the Media. 
Cheltenham, UK; Brookfield, US: The International Library of Studies in Media and Culture, v. 
I, 1997a. 

_________.  The Political Economy of the Media. Cheltenham, UK; Brookfield, US: The 
International Library of Studies in Media and Culture, v. II, 1997b. 

ISTOÉ. Coluna Fax Brasil. São Paulo: 12 de nov. de 1997. Disponível em: 
<http://www.terra.com.br/istoe/faxbras/146709.htm>. 

JAMBEIRO, Othon. A Regulamentação da TV em tempos de convergência tecnológica, política 
e econômica. Tendências XXI. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa/Associação Portuguesa 
para o Desenvolvimento das Comunicações, n. 2, set. 1997. P. 146-157. 

_________.  Regulando a TV: uma visão comparativa no Mercosul. Salvador: Edufba, 2000. 

LOBATO, Elvira. A força da Globo. Folha Online . Coluna Pensata. São Paulo: 04 nov. 2000. 
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/lobato_20001104.htm>. 

MOSCO, Vincent. The political economy of communication: rethinking and renewal. 
Londres: Sage, 1996. 

RICHERI, Giuseppe. La transición de la televisión. Barcelona: Paidós, 1995. 

SIMON, Pedro (Relator). Rádio & TV no Brasil: diagnósticos e perspectivas. Relatório da 
Comissão Especial de Análise da Programação de Rádio e TV, instituída em atendimento ao 
Requerimento nº470/95. Brasília: Senado Federal, 1998. 

TV CANÇÃO Nova começa a ser retransmitida em Vargem. Gazeta de Vargem Grande . 
Online: 28 jun. 2003, disponível em <http://www.gazetavg.com.br/arquivo/28062003/>. 


