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Mesas Temáticas

::Dia: 7 - Mesa Temática 01 - Jornais e Revistas Brasileiras dos Séculos XIX e XX: Modos Jornalísticos e Literários de Expressão
Horário: 9h00 às 13h00

Resumo: Nos séculos XIX e XX, os periódicos brasileiros aglutinaram colaboradores (jornalistas e escritores) que exploraram de uma maneira variada gêneros jornalísticos e literários nas suas páginas, chegando a estilos próprios. Além de proporcionar um debate e oferecer um perfil geral das criações dos jornalistas, dos escritores e dos tipos de gêneros jornalísticos e literários presentes nos jornais e revistas cariocas, paulistanas e de outras partes do país no período, a mesa proposta possibilita uma discussão sobre as transformações do jornalismo impresso e oferece, também, elementos substanciais para um diálogo diacrônico com o jornalismo contemporâneo. Seguindo essa meta, os participantes da mesa apresentam estudos sobre os jornais Correio Mercantil do Rio de Janeiro, Folha Nova (R.J.), Correio Paulistano ( S.P.), Folha do Norte (P.A.) e sobre a revista O Cruzeiro (R.J.). Proponente/coordenador: José Alcides Ribeiro (USP)

::Dia: 7 - Mesa Temática 02 - Semiótica das linguagens sincréticas
Horário: 9h00 às 13h00

Resumo: Esta mesa temática é o resultado da articulação do grupo transdisciplinar de pesquisadores que atuam em projetos de estudos de Linguagem Discursos Midiáticos, tendo como base as idéias de Charles Sanders Peirce de Semiótica, além de outras semióticas complementares. O grupo pretende pesquisar as linguagens híbridas ou sincréticas da hipermídia e mídia impressa, televisiva, falada, além dos diferentes tipos de discursos de comunicação dirigida, a fim de participar de congressos sobre comunicação, publicar artigos, traduções de autores renomados, além de textos dos seus integrantes: professores, alunos de graduação e pós-graduação do curso de comunicação da FAAC Bauru. O objetivo é buscar comunicações que estão aquém ou além da verbal como as sinestésicas, por exemplo. Proponente/coordenador: Adenil Alfeu Domingos (FAAC – Unesp/Bauru)

::Dia: 7 - Mesa Temática 03 - Poéticas da Comunicação
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: A mesa aborda fenômenos comunicacionais contemporâneos em seus inter-relacionamentos com distintas questões e campos da arte: música, cinema e artes plásticas/visuais. Tem como foco as novas expressividades sonoras, textuais e imagéticas e seus impactos na difusão e fruição da obra de arte e dos produtos culturais na atualidade. Proponente/coordenador: Fernando do Nascimento Gonçalves (UERJ)

::Dia: 7 - Mesa Temática 04 - Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: O espaço pretende debater os 40 anos da TV Globo. A motivação deve-se à reduzida discussão sobre o tema das relações entre comunicação, democracia e dependência, por ocasião do aniversário da Globo, trasnsformado em festividade e momento auto-referencial do próprio grupo midiático. Isto ocorre no ano em que é assinalada a passagem dos 25 anos de aprovação do Informe McBride e da luta pela NOMIC, o que torna tal discussão ainda mais fundamental. A idéia do debate é reunir cinco pesquisadores do campo acadêmico da comunicação, participantes do livro Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia (São Paulo: Paulus, 2005), já em sua segunda edição, organizado por Valério Brittos e César Bolaño. Tratam-se de iniciativas críticas das indústrias culturais, da radiodifusão e das estruturas de poder (econômico e político) a elas vinculadas, propostas a partir da experiência acadêmica da Rede EPTIC. Proponente/coordenador: Valério Cruz Brittos (Unisinos)

::Dia: 7 - Mesa Temática 06 - Comunicação, cultura e fronteiras
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: Estudos multidisciplinares sobre as fronteiras das culturas e as fronteiras culturais. Práticas culturais e processos comunicacionais em espaços fronteiriços. A comunicação midiática – rádio, televisão e jornal – e sua participação nos contextos e nas culturas de fronteira. Os atravessamentos da comunicação pelas fronteiras culturais. Palavras-chave: Comunicação e cultura; fronteiras culturais; cultura fronteiriça; mídia e fronteiras Proponente/coordenadora: Karla Maria Müller (UFRGS)

::Dia: 7 - Mesa Temática 07 - O Documentário sob o Risco do Real
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: O documentário sempre trouxe a realização de um "desejo de realidade", envolvendo seus cineastas numa estética realista, o que significa representar o imediato como sendo visivelmente a verdade. Sabemos, porém, que depois da modernidade cinematográfica, a opacidade tomou um lugar central na produção fílmica, deixando a transparência reinar em outros horizontes midiáticos, com outras funções sociais. Queremos pensar as Imagens que se mostram sob o risco constante de se desfazer diante das contingências do real, porque entendemos que a relação entre imagem e mundo é de opacidade, e as imagens em si tornam-se objetos - dejetos de alguém. Queremos discutir as Imagens que pretendem devolver o mundo na forma de duplo ou espelho (relação de identidade). Nosso objetivo: discutir, no documentário latino-americano contemporâneo, a negociação com o mundo filmado, as estratégias criativas e de linguagem, a renúncia ou não aos clichês midiáticos, a postura filosófica implicada. Proponente/coordenadora: Andréa França Martins (PUC-Rio)


::Dia: 7 - Mesa Temática 08 - Memória das Ciências da Informação e da Comunicação: rearticulação da rede nacional de pesquisa com vistas ao compartilhamento da produção científica
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: A mesa apresentará os resultados iniciais da pesquisa Pensamento Comunicacional Brasileiro e discutirá as próximas etapas da investigação, com base na proposta da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, de construir uma rede de pesquisa para identificar a produção em Comunicação Social no Brasil e na América Latina. Vários grupos iniciaram a coleta e análise de dados e algumas publicações já socializam os resultados regionais. O núcleo do Espírito Santo foi incumbido de articular tais atividades, procedendo à formulação de uma metodologia capaz de aglutinar as diversas iniciativas; trabalha na identificação, sistematização e divulgação da produção científica no campo em tela, naquele estado, com o propósito de testar a estratégia metodológica de apuração e criar um ambiente web imbuído da filosofia open source para o compartilhamento dos conteúdos. Palavras-chave: Produção científica; Comunicação Social; autores em Comunicação; Ciências da Informação. Proponente/coordenadora: Juçara Gorski Brittes (UFES)

::Dia: 7 - Mesa Temática 09 - Crítica de mídia e o papel da academia no processo de aperfeiçoamento dos processos jornalísticos
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: A observação sistemática para análise dos produtos e processos da mídia brasileira tem nas universidades um local estratégico para a sua difusão. Primeiro porque a academia se situa a uma distância segura das pressões do mercado, o que permite exercer uma crítica técnica e aprofundada, isentando-se de submissões comerciais. Segundo porque tem o papel de formar novos profissionais da área, o que demanda oferecer conteúdos que estimulem uma leitura crítica dos procedimentos e dos produtos midiáticos. Terceiro porque compete às universidades auxiliarem na constituição de pontes entre a produção científica e o exercício profissional no mercado de trabalho. Isto é, a crítica de mídia produzida na academia pode subsidiar as empresas do ramo na revisão de processos técnicos, estéticos e éticos, gerando condições mais concretas para um aperfeiçoamento do jornalismo. Proponente/coordenador: Rogério Christofoletti (UNIVALI)

::Dia: 7 - Mesa Temática 11 - Educomunicação: Conceitos, Práticas e Perspectivas
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: Entre 1997 e 1990 o Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP desenvolveu extensa pesquisa na América Latina entre profissionais que atuam na interface comunicação/educação. Por meio da pesquisa “Perfil do especialista em Comunicação e Educação”, foi identificada e conceituada a educomunicação, organizado como um campo científico em torno das sub-áreas epistemologia, educação para os meios, gestão de processos educomunicacionais, mediação tecnológica e arte como expressão comunicativa. Além de um campo científico também se constitui enquanto um campo de intervenção social, em que educadores e comunicadores, com os recursos da comunicação, atuam para criar ambientes educativos participativos e democráticos. A presente mesa tem por objetivo discutir a educomunicação em relação a sua base conceitual, bem como apresentar e avaliar projetos realizados a partir de seus pressupostos, como o Educomrádio (município de São Paulo), EducomTV (estado de São Paulo) e Educomrádio.centro-oeste (Brasil). Como objetivo último, pretendemos também discutir as perspectivas de ensino, pesquisa e atuação dentro do campo da educomunicação. Palavras-chave: educomunicação educomrádio educom.centrooeste campo científico Proponente/coordenadora: Cláudia Lago (FAMEC)

::Dia: 7 - Mesa Temática 15 - Pesquisa Social em Contextos Digitais: aspectos teóricos e metodológicos
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: Os processos de interação social alcançaram um grande destaque na contemporaneidade. A razão desse destaque deve-se em parte a disponibilização maciça de novas e dinâmicas ferramentas voltadas à efetivação de processos interativos interpessoais em rede. A interação social mediada tecnologicamente tornou-se, ao mesmo tempo, intensa e fugidia. Os dispositivos tecnológicos efetivaram formas de sociabilidades independentes do tempo e do espaço, mas, ao mesmo tempo, esvaziaram o caráter das interações já que a ausência de signos de fisicalidade fragilizaram o curso do diálogo. Nesse contexto, observou-se um crescimento exponencial de pesquisas dedicadas à análise do fenômeno social em interface com dispositivos tecnológicos nos últimos anos. Os principais desafios desses estudos residem na tarefa de perscrutar o fenômeno social e, ao mesmo tempo, compreender as implicações dos dispositivos tecnológicos no processo da pesquisa e na realidade analisada. Trata-se de um desafio para o qual a simples adaptação das metodologias de pesquisa social não dá conta de responder de forma adequada. Palavras-chave: processos interativos redes contextos digitais comunidades virtuais Proponente/coordenadora: Maria Aparecida Moura (UFMG)

::Dia: 7 - Mesa Temática 19 - A flexibilização curricular e a formação em Comunicação
Horário: 9h00 às 13h00
Resumo: A flexibilização curricular, adotada como diretriz em muitas instituições, traz impactos significativos na formação em Comunicação. A partir da experiência da UFMG, que há 05 anos implantou um currículo flexível, a mesa apresenta reflexões sobre suas implicações pedagógicas e administrativas, sobre a (re)configuração das habilitações nesse regime didático e sobre a relação universidade/mercado de trabalho. Como pano de fundo das discussões, estão os debates sobre o papel da formação em graduação no país, sua articulação com a pós-graduação lato e stricto senso, o aumento do número de cursos de Comunicação e os processos de avaliação das condições de ensino, desenvolvidos pelas instituições e pelo governo federal. Proponente/coordenador: Bruno Souza Leal (UFMG)

::Dia: 7 - Mesa Temática 05 - Traço, Cena, Espaço: Proposta de um modo de pensar a imagem televisiva
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: Um traço pode nos levar a imaginar uma cena completa. A composição de uma cena, a certa organização do espaço. Através desses elementos interligados, pensamos a organização da imagem televisiva como um espaço em construção, dado por uma função narrativa e imaginária. Neste sentido, propomos a seguinte questão: – Como pensar a forma narrativa na imagem? Esta mesa pretende abordá-la, observando as características de sua enunciação, a tele-ceno-grafia do testemunho jornalístico, a especificidade do telejornalismo e das imagens da violência. Proponente/coordenadora: Joanita Mota de Ataíde (UFMA)

::Dia: 7 - Mesa Temática 10 - Por uma Prospectiva Política da Dimensão Digital
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: Atualmente, presenciamos a transição do analógico para o digital. Todo o processo informacional passa por radical mutação. Arquivos, registros, memórias, documentos, certificações, contratos, transações terão cada vez mais suportes digitais. A inserção neste universo, hoje já relevante, será indispensável para questões de articulação política, presença social, proposição cultural, inovação estética, construção identitária e direitos humanos no futuro próximo. Latino-americanos, brasileiros e povos do terceiro mundo são ainda culturas periféricas da ordem digital. Nossa capacidade política de atuação neste novo universo dependerá de nossa prospectiva, de nossa consciência atual dos efeitos possíveis e previsíveis da crescente digitalização da ordem simbólica, de nossa habilidade de prever os fundamentos desta civilização emergente. Torna-se imprescindível que estabeleçamos desde já estruturas educacionais, políticas, sociais e culturais que nos permitam estarmos conscientemente preparados para nos posicionarmos politicamente no limiar desta mutação que se anuncia. Devemos redimensionar as formas de entendimento do digital de modo que nossos direitos atuais e emergentes possam ser contemplados e não nos tornemos apenas periféricos deste sistema cada vez mais ubíquo. Proponente/coordenador: Artur Matuck (ECA-USP)

::Dia: 7 - Mesa Temática 12 - Ensino, Pesquisa e Comunicação: uma visão multidisciplinar da relação com o universo infanto-juvenil
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: As teorias do agendamento vêm salientando a centralidade, para o espaço público, do tema da construção das políticas públicas. Neste sentido, o rol de questões em relação às quais os profissionais da comunicação devem se debruçar acaba rapidamente se ampliando e dificultando o processo de qualificação destes profissionais. Com isto, refletir sobre como aprimorar o ensino de graduação dos futuros profissionais da área, à luz destas novas demandas, nos parece uma tarefa urgente. Nesta perspectiva, nosso objetivo é analisar caminhos que possibilitem ampliar a oferta de programas de formação de profissionais abertos ao tema das interfaces entre a comunicação e a área da infância e adolescência. Palavras-chave: Políticas Públicas; Ensino em comunicação; Educomunicação; Infância Proponente/coordenador: Ismar de Oliveira Soares (ECA/USP)

::Dia: 7 - Mesa Temática 13 - Jornalismo: Narrativa, Cultura e Práticas Sociais
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: O estudo do campo dos media, ao priorizar a perspectiva do discurso e da tecnologia, de certa forma, tornou ausente as problemáticas que envolvem a construção das narrativas. Sob essa perspectiva, esta mesa propõe refletir acerca da relevância, na contemporaneidade, de identificar este viés como fundamental para o andamento das pesquisas. Com este propósito, a análise das narrativas, tomando a cidade, o papel do jornalista e a noção de cultura como referências, tornam-se caminhos importantes, porque contribuem para o redimensionamento e a reavaliação das problemáticas e dos conceitos que têm acompanhado a produção de conhecimento no campo em questão. Os Grupos de Pesquisa NAPS (CNPq / PPGCOM – PUC-Rio), CAC (CNPq / PPGCOM – UERJ), COMO (Unileste-MG) e NENA (PPGCOM – UnB) associam-se com o propósito de problematizar e tornar pública a discussão que tem definido o escopo dos trabalhos que têm realizado. Palavras-chave: Jornalismo; narrativas; cultura; cidade; sociabilidades. Proponente/coordenador: Fernando Resende (PUC-Rio)

::Dia: 7 - Mesa Temática 14 - 25 Anos de Obrigatoriedade de Diploma de Ensino Superior para o Exercício do Jornalismo
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: Há 25 anos, em plena vigência da censura à imprensa implantada pela ditadura militar, o Executivo brasileiro decidiu adotar a obrigatoriedade de diploma de nível superior específico para o exercício do jornalismo, acatando não só recomendação da UNESCO como uma antiga reivindicação das entidades representativas dos jornalistas. A decisão complementava uma obrigatoriedade de 2/3 adotada em 1969. Desde então, mudanças significativas, determinadas pela implantação das escolas de jornalismo, estimulam uma nova postura ética e profissional que reflete no comportamento dos jornalista, dos leitores e dos veículos, influenciando sobremaneira a sociedade brasileira. É o conjunto dessas modificações que aos componentes da mesa pretendem analisar e particularmente os seguintes subtemas: Direito, História do Jornalismo, Ensino e Novas Tecnologias. Palavras-chave: Jornalismo Direito Historia do Jornalismo Ensino do Jornalismo Proponente: Luiz Proença (USP)

::Dia: 7 - Mesa Temática 16 - Os Ambientes Informacionais e a Cultura Digital: re-mediando o mundo a partir das tecnologias da informação e da comunicação
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: As chamadas indústrias culturais, ao longo de sua evolução, estruturaram sistemas unilaterais de comunicação, onde o fluxo da informação sofre as oscilações já sinalizadas pelas diversas correntes das teorias da comunicação. Porém, os modelos rizomáticos de comunicação em rede e a apropriação social da tecnologia vêm desestabilizando os mediadores tradicionais, criando novos expedientes para a circulação da informação (ou possíveis re-mediadores) e repercutindo nas mais diversas rotinas e categorias sociais, culturais e econômicas – onde a noção de “cultura digital” assume uma centralidade. Assim, os eixos propostos por esta mesa estão relacionados à compreensão da economia informacional e sua relação com o campo da Comunicação, às emergentes formas de sociabilidade e organização do conhecimento, ao redimensionamento dos processos educacionais e às novas formas de se fazer e experimentar a cultura. Proponente/coordenador: Messias Guimarães Bandeira (FTC)

::Dia: 7 - Mesa Temática 17 - Cena paulista - Um estudo da produção cultural de São Paulo de 1930 a 1970 a partir do arquivo Miroel Silveira da ECA-USP
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: As pesquisadoras apresentarão o projeto temático “Cena Paulista - Um estudo da produção cultural de São Paulo de 1930 a 1970 a partir do arquivo Miroel Silveira” da ECA-USP, que tem apoio da Fapesp. A pesquisa propõe-se a dar continuidade à organização, recuperação e análise dos documentos do Arquivo Miroel Silveira da Biblioteca da ECA-USP, cujo acervo remonta 6.137 processos de liberação e censura de peças teatrais, apresentadas por seus produtores ao Departamento de Diversões Públicas de São Paulo, órgão responsável pela liberação e censura pública da produção cultural paulista. A partir da base de dados do AMS com informações sobre autores, títulos de peças, companhias teatrais e demais informações, pretende-se, com o apoio de consultas a outros arquivos e de entrevistas, reconstruir o cenário de inauguração de uma cultura paulista cosmopolita, modernista, de origem popular e híbrida que serviu de base também para o desenvolvimento do cinema, do rádio e da televisão. Estudará a influência dos grupos de teatro amador – de origem imigrante, operária ou universitária – na criação de uma dramaturgia politicamente engajada que se desenvolveu em São Paulo. Além disso, dar-se-á continuidade a um profundo estudo sobre a censura e sobre sua participação nesse processo. Os primeiros resultados da pesquisa no Arquivo Miroel Silveira podem ser vistos no sítio: www.eca.usp.br/censuraemcena Proponente/coordenadora: Maria Cristina Castilho Costa (ECA/USP)

::Dia: 7 - Mesa Temática 18 - Análise do Discurso e Estudos de Mídia
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: A mesa se propõe a discutir questões relativas aos limites e convergências existentes entre concepções teórico-metodológicas da Análise do Discurso e os Estudos Midiáticos. A reunião de dois pesquisadores com formação em Análise do Discurso e outro da área de Comunicação, já integrados tanto pelo Grupo de Pesquisa em Cultura, Representação e Discurso, cadastrado no CNPq a que se filiam quanto pela linha de pesquisa em programa de pós-graduação a que pertencem, se efetiva através de estudos do discurso da mídia, privilegiando as relações de poder e ideologia, os diferentes aspectos constitutivos do discurso publicitário e as concepções de espetáculo em gêneros jornalísticos e ficcionais. Proponente/coordenador: Guilherme Jorge Rezende (UFSJ)

::Dia: 7 - Mesa Temática 20 - A docência em comunicação: como formar um comunicador social integral?
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: O projeto de laboratório das escolas deve produzir condições para formar um comunicador social integral, com as pedagogias transmissora, comportamental e problematizadora utilizadas na aprendizagem da prática e da teoria crítica, ensinava Mário Kaplun, em 1987, na ECA/USP. Leitor crítico de Paulo Freire, com quem se identificava, Kaplun apontava problemas no ensino da comunicação, hoje ainda muito atuais. Apresentamos uma avaliação de leituras e práticas de ensino sobre o projeto do comunicador integral visando propor caminhos para o ensino. São os seguintes os trabalhos em pauta: A Docência em Comunicação Social: Lições de Mário Kaplun (Koshiyama & Bocchini); Por uma formação do comunicador integral: teoria e prática em jornal laboratório e comunicação comunitária (Lahni); Limites para a Construção de um Modelo Libertador de Ensino de Jornalismo no Brasil (Hime). Palavras-chave: História e Comunicação; ensino da Comunicação ; comunicador social Mario Káplun Proponente/coordenadora: Alice Mitika Koshiyama

::Dia: 7 - Mesa Temática 21 - Devires Audiovisuais
Horário: 14h00 às 18h00
Resumo: A mesa Devires Audiovisuais é proposta pelo Diretório do CNPq Metodologias de Pesquisa e Experimentação em Audiovisual, ao qual se agregam pesquisadores de outros dois diretórios, e que constituem, no conjunto, o Grupo de Estudos em Audiovisualidades da UNISINOS. Pretende-se, nesta mesa, debater alguns direcionamentos possíveis para a pesquisa em audiovisual no Brasil: estudos experimentais em audiovisual, centrados nos devires de cultura e nos devires teórico-metodológicos; estudos das linguagens audiovisuais, focados nas relações intersemióticas; e estudos dos processos e dos produtos que vêm sendo gerando por convergências e hibridismos. Proponente/coordenadora: Miriam de Souza Rossini – Unisinos


 
 
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