Congresso
Programação
Intercom
Trabalhos
Contato
Créditos
Errata
 


XV Endocom - Encontro de Informação em Ciências da Comunicação


A Teoria Fotônica do espectro comunicativo - Elementos formadores de uma nova hipótese unificadora para o sistema de fluxo da informação
Chris Benjamim Natal (AlFa - Umesp), Lílian Natálie Barreiros Natal (Umesp)
Desde que os teóricos predominantemente estrutural-funcionalistas da Escola de Chicago elaboraram o primeiro modelo de funcionamento da transmissão de informações, estudo analítico do processo comunicacional, qual tenha sido, a Agulha Hipodérmica de Lasswell, outros filósofos e cientistas de diversas áreas correlatas das ciências humanas vêm tentando encontrar modelos teóricos que abarquem a complexidade do fenômeno. Assim, Lazarsfeld o leu como Two-step-flow, Freire como dialogismo, McLuhan como Galáxia de Gutemberg, e assim por diante. Até então não houve uma tentativa de se aprofundar mais a discussão no intuito específico de apontar caminho para a unificação de tais modelos, idéia a que esta comunicação científica se propõe, na chamada Teoria Fotônica do espectro comunicativo.
Palavras-Chaves: Teoria Fotônica, Espectro Comunicativo, Fluxo Informativo, Hipótese Unificadora

Análise automática da narrativa jornalística em âmbito digital: a lingüística de corpus aplicada ao caso Sergio Vieira de Mello
Margarethe Born Steinberger-Elias (PUC-SP), Paula Cristina Lameu (PUC-SP)
Análise automática da narrativa jornalística em âmbito digital: a lingüística de corpus aplicada ao caso Sergio Vieira de Mello Margarethe Born Steinberger - PUCSP Paula Cristina Lameu - PUCSP Resumo Este trabalho relata os primeiros resultados de uma pesquisa apresentada como monografia científica de Especialização sobre a análise automática de narrativas jornalísticas. Foram selecionados materiais que circularam na Internet na semana da morte de Sergio Vieira de Mello (Alto Comissário da ONU para Direitos Humanos em Bagdá, Iraque), ocorrida em 19 de agosto de 2003. Tais materiais permitiram criar uma base empírica de dados digitais sobre a qual foram aplicados dois tipos de análise: estruturalista e automática. A primeira usou modelos convencionais estruturalistas de tratamento da narrativa (Propp,1983), identificando personagens presentes no noticiário e suas relações. A segunda foi operacionalizada através da Lingüística de Corpus (Sardinha, 2004), ferramenta que permite a elicitação automática de palavras-chave em textos através da eliminação sucessiva de redundâncias. Comparados os resultados das duas análises, revelou-se a possibilidade de identificar automaticamente o foco noticioso de uma narrativa jornalística no meio digital.
Palavras-Chaves: análise automática, narrativa jornalística, linguistica de corpus, ambiente digital

Arena Científica - o espaço coletivo para construção do conhecimento em ciências da comunicação
Sueli Mara Soares Pinto Ferreira (ECA-USP), Simone Weitzel (UniRio)
As grandes inovações trazidas pela introdução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) revolucionaram as possibilidades de comunicação entre cientistas, sobretudo, para disseminar e compartilhar os resultados de suas pesquisas. A Iniciativa de Arquivos Abertos – OAI desenvolveu um conjunto de padrões, soluções tecnológicas e ideais de acesso livre, para viabilizar e estimular a publicação na web a partir de modelos de negócios próprios e auto-sustentáveis. Dentre os modelos desenvolvidos pela OAI os repositórios de eprints é um dos modelos de negócios viáveis para a área das ciências da comunicação no Brasil, pois reproduz a prática empreendida em congressos regionais e nacionais com debatedores e réplicas. A Arena Científica foi desenvolvida sob estes princípios internacionais traduzindo uma proposta para as Ciências da Comunicação lusófona da Portcom. São apresentadas descrições desta proposta já implementada e disponível para a comunidade da área.
Palavras-Chaves: produção coletiva, iniciativa dos arquivos aberto, Arena Cientifica, Portcom

As Agências de Notícias como Fonte de Informação no Jornal Último Segundo
Gisele Flor (PUC)
Resumo: O artigo visa analisar como o jornal Último Segundo utiliza as agências de notícias como fonte de informação. O principal objetivo deste estudo é verificar se os conteúdos jornalísticos do Último Segundo são provenientes apenas de agências de notícias e o papel do jornalista no jornalismo praticado em tempo real. Cumpre considerar a importância das escolas de jornalismo inserirem em suas matrizes curriculares uma disciplina sobre jornalismo digital, para que os futuros profissionais conheçam as potencialidades das redes digitais e saibam escrever para este veículo. Outra questão a ser analisada é se as informações provenientes das agências de notícias levam o leitor/usuário a buscar mais informações sobre um determinado assunto. Trabalho apresentado no XV Endocom – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação Gisele Flor Graduanda do 7º período de Comunicação Social – Jornalismo, giseleflor@gmail.com
Palavras-Chaves: jornalismo on-line, agências de notícias, fonte de informação

Federação Lusófona de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: a proposta da Portcom/Intercom
Sueli Mara Soares Pinto Ferreira (ECA-USP)
Este documento apresenta o projeto da Federação e detalha o modelo proposto desde sua concepção até sua operacionalização e gestão. Discute as varias etapas deste projeto, a saber - analise do ambiente de uso da informação, concepção estratégica da Federação, desenvolvimento do modelo operacional da Federação, desenvolvimento de estratégias de implementação da Federação e modelo de gestão. Quatro módulos foram desenvolvidos para uso dos parceiros da Federação e se encontram descritos em detalhes, o modulo Revcom - Coleção Eletrônica de Revistas de Ciências da Comunicação, o modulo Reposcom - Repositório Institucional em Ciências da Comunicação/ o modulo Arena Cientifica e o modulo referente ao provedor de serviço ou harvester para coleta de dados integrados em todos os módulos anteriores.A base de sustentação deste projeto de Federação segue o modelo prescrito pela OAI - Open Archives Initiative e o Movimento de Livre Acesso. Os softwares utilizados para o desenvolvimento dos vários módulos são todos customizações de aplicativos já testados e implementados em outras Federações congêneres. São eles - software DSpace (reposcom), software OJS (revcom), software eprints (Arena) e OAISter para o harvester.

Impactos de uma “filosofia aberta” na comunicação científica hoje: as mudanças que o acesso aberto/livre (open access) provocam
Sely M. S. Costa (UnB)
A comunicação científica constitui um tópico que tem sido muito explorado e discutido na ciência da informação ao longo das últimas quatro décadas. Contribui, assim, de forma significativa para a construção de conhecimento na área. Vários são os modelos teóricos, as abordagens e os contextos encontrados na literatura para seu estudo, o que reflete uma variedade de aspectos por meio dos quais o processo de comunicação entre pesquisadores tem sido estudado. No que concerne às mudanças observadas na comunicação científica, o acalorado debate que se pode acompanhar hoje na literatura está centrado em uma questão recente provocada pelo uso de novas tecnologias de informação em termos de formatos, padrões e protocolos de comunicação no ambiente de pesquisa científica: o acesso aberto e seu impacto nas universidades, nos editores comerciais e nas agências governamentais de fomento à pesquisa científica. Brody; Harnad (2004) têm, persistentemente, chamado atenção para o fato de que o acesso livre (open access) a resultados de pesquisa maximiza o acesso à pesquisa propriamente dita, acelerando e aumentando consideravelmente o impacto dessas pesquisas e, conseqüentemente, a produtividade, o progresso e as recompensas da pesquisa.

Informação e Comunicação no contexto dos Hospitais
Francisco José Aragão Pedroza Cunha (FACOM/UFBA), Helena Pereira da Silva (ICI/UFBA)
Este artigo relata uma pesquisa realizada em hospitais na cidade de Salvador-BA, que teve como objetivo analisar a disseminação e o compartilhamento de informações no âmbito interno e entre a rede de relacionamento desses hospitais. A pesquisa é fundamentada na Política Nacional de Informação e Informática em Saúde, na gênese das informações em saúde e no processo comunicacional no âmbito dos hospitais. Caracteriza-se como qualitativa e exploratória. Os resultados são analisados e discutidos em uma categoria (Processo de Comunicação em Saúde) e dois núcleos de sentidos (Informações em Saúde; Disseminação da Informação). Os dados revelam que o processo comunicacional quando ocorre é por meio de tecnologias rudes e obsoletas dificultando a comunicação em saúde. As tecnologias comunicacionais em saúde visam transformar informação em conhecimento a otimizar a gestão desses serviços. Francisco é Mestre em Ciência da Informação (ICI/UFBA), Especialista em Administração Hospitalar (CEDAS-Ba) e Auditoria Interna (UNEB/UCSAL/AUDIBRA), Administrador de Empresas (UCSAL). Desenvolve pesquisa junto ao GEPINDI, ICI/UFBA/CNPQ e atua na condição de professor substituto da FACOM/UFBA. Helena é doutora em Engenharia da Produção-UFSC. Atua na condição de professora adjunto do ICI/UFBA e coordena o Programa de Ciência da Informação (POSICI)da UFBA.
Palavras-Chaves: Informações em Saúde, Comunicação em Saúde, Hospitais

Open Access Scholarly Journals And Business: Are They Compatible?
Jean Claude Guédon (Univ. of Montreal)
The development of open acces is resting on two strategies that need revisiting. One, the Gold Road, finds it difficult to develop a viable business plan in the absence of outright and direct governmental support; the other, the green road, rests on institutional repositories and self-archiving. The talk will explore innovative approaches to stimulate the development of open access journals within a business perspective. This could be called: Beyond PLoS and BMC. It will also look at ways to create symbolic values over institutional repositories so as to make them really vital for the management of a successful scientific career. The conclusion will be that open access is reaching its second wind.

Os Open Archives e as política públicas para a informação científica
Hélio Kuramoto (IBICT)
Hoje, com o advento das novas tecnologias da informação e da comunicação, verifica-se que existem novas facilidades para a implantação de um sistema de registro e disseminação da produção científica brasileira. O IBICT realiza um trabalho de prospecção tecnológica com vistas a identificar tecnologias da informação aplicadas ao tratamento e disseminação da infomação científica e tecnológica. Como resultado, diversas tecnologias foram identificadas com características técnicas compatíveis com os padrões e ideais do modelo chamado Open Archives. Trata-se de um modelo baseado em padrões de interoperabilidade, em software open source, os quais facilitam a construção de repositórios digitais temáticos ou institucionais. Esse modelo implementa bibliotecas digitais distribuídas, permitindo a integração dos metadados que descrevem os documentos publicados ou depositados nessas bibliotecas ou repositórios por meio do protocolo OAI-PMH.

Periódicos científicos em formato eletrônico: elementos para sua avaliação
Celia Regina Simonetti Barbalho (UFAM)
Discute a avaliação dos periódicos científicos com o objetivo, sobretudo, de destacar os elementos essenciais que conduzem tal processo visando oferecer uma noção dos aspectos que envolvem este julgamento sob o ponto de vista daqueles que buscam promover não só o reconhecimento dos saberes articulados nos mais variados contextos, mas também viabilizar maior penetração nacional e internacional, receber maiores e melhores suportes de agências de fomento, registrar e disseminar o conhecimento e entender os subsídios que baseiam a decisão sobre a indexação em bases internacionais e nacionais. Busca evidenciar o procedimento de ajuizamento que um periódico, como todo, sofre por parte das agências de fomento, das comissões que avaliam programas de pós-graduação, dos serviços de indexação brasileiros e estrangeiros e dos portais eletrônicos de modo a permitir o entendimento das vantagens do editor observar e seguir critérios de qualidade e ainda de identificar quais são os organismos que utilizam tais critérios e para que. Inicia debatendo a comunicação científica, seus formatos, suportes e função, enfatizando que o periódico, em função dos objetivos estabelecidos pelo seu projeto editorial e de sua categorização, deve ofertar especial atenção aos seus indicadores de qualidade e de impacto.
Palavras-Chaves: Periódico científico, critérios de avaliação, comunicação científica

Periódicos da Área de Comunicação: mapeamento da temática e autoria dos artigos
Cynthia Harumy Watanabe Corrêa (PUCRS), Rosa M. A. Mesquita (UFRGS), Karina Galdino (UFRGS), Isabel Merlo Crespo (UFRGS)
O objetivo deste trabalho é mapear a produção científica da área de Comunicação, identificando a temática e a autoria dos artigos publicados em periódicos científicos de 2003. Para a realização do estudo, foram examinados os fascículos de sete revistas da área de Comunicação: Comunicação & Sociedade, Contracampo, Eptic On-Line, Revista Fronteiras, Galáxia, Intercom Revista Brasileira de Ciência da Comunicação e Revista FAMECOS. Entre os resultados Teorias da Comunicação predominaram como temática e objeto, evidenciando o caráter de construção do campo teórico. Prevaleceu ainda a autoria individual e a alta qualificação dos autores. Cynthia H. W. Corrêa - Doutoranda em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS. O presente trabalho foi realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq Brasil. E-mail: cynthia.correa@pop.com.br. Rosa M. A. Mesquita - Mestranda em Comunicação e Informação pela UFRGS. O presente trabalho foi realizado com o apoio do CNPq Brasil. E-mail: rapel.mesquita@gmail.com. Karina Galdino - Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. Relações Públicas da Bourscheid S.A. Engenharia e Meio Ambiente. E-mail: karinagaldino@terra.com.br. Isabel M. Crespo - Mestranda em Comunicação e Informação pela UFRGS e bibliotecária da PUCRS. E-mail: icrespo@pucrs.br.
Palavras-Chaves: Periódicos Científicos, Comunicação, Comunicação Científica

Projeto Memorial Mário Palmério: uma estratégia de articulação entre organização de arquivo e pesquisa biográfica
André Azevedo da Fonseca (Uniube), Cristiane Ferreira de Moura (Uniube)
Apresentação do projeto Memorial Mário Palmério se propõe a organizar e divulgar o legado cultural e a memória do escritor, político, educador e fundador da Universidade de Uberaba (Uniube). O plano está estruturado em quatro programas complementares e sua metodologia propõe uma articulação entre a dimensão documental, seu uso para fins biográficos e o uso pedagógico em atividades complementares. O projeto prevê a instalação de um Centro de Documentação para catalogar o acervo de Palmério; de um Portal na Internet para disponibilizar em uma base de dados online o acervo histórico do escritor; a redação da Biografia Oficial, iniciada através de pesquisa do próprio centro de documentação; e a instituição de um Memorial, um espaço museográfico e cultural permanente. O projeto foi aprovado pela Uniube em setembro de 2004.
Palavras-Chaves: Mário Palmério, Organização de Arquivo, biografia, arquivo pessoal privado

Repositórios Institucionais como Ferramentas de Gestão do Conhecimento Científico no contexto das Universidades.
Fernando César Lima Leite (UnB), Sely Maria de Souza Costa (UnB)
Tradicionalmente, as universidades têm sido reconhecidas como espaços de produção e transferência de conhecimento científico. Embora seja possível encontrar na literatura especializada estudos sobre gestão do conhecimento no âmbito de universidades, esses estudos, via de regra, lidam com o conhecimento científico na mesma perspectiva do conhecimento organizacional. Entretanto, a natureza do conhecimento científico é peculiar, bem como o ambiente no qual se dá sua criação, seu compartilhamento e uso. Neste sentido, os repositórios institucionais surgem como alternativa tanto para a agilização do processo de comunicação científica quanto para a gestão do conhecimento científico (GCC). Discute-se, portanto, neste trabalho, a adequação e aplicabilidade dos repositórios institucionais como ferramenta de GCC. Graduado em Biblioteconomia, mestrando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, fernandoc@unb.br PhD em Ciência da Informação pela Loughborough University, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, editora da Revista de Biblioteconomia de Brasília. selmar@unb.br
Palavras-Chaves: Repositórios institucionais, gestão do conhecimento, comunicação científica

SEER: ambiente de produção e pesquisa em Ciências da Comunicação.
Miguel Ángel Márdero Arellano (IBICT)
O acesso aberto à informação está relacionado com a disponibilização gratuita de fontes primárias de pesquisa. Este trabalho apresenta a ferramenta de apoio à pesquisa do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), descreve como ela pode servir de ambiente de produção e pesquisa em recursos de informação abertos para professores, estudantes e pesquisadores da área das Ciências da Comunicação. O Sistema conta com um ambiente hipertextual educacional, com recursos de informação digital organizados tematicamente. Os principais serviços de informação que usam o protocolo da Open Archives Initiative são acessados através do Sistema, permitindo a interoperabilidade do conhecimento organizado em repositórios e bibliotecas digitais. Estes arquivos de acesso aberto podem ser selecionados pelo comitê científico das revistas, criando serviços que analisam padrões de pesquisa científica. Mostrar-se-á o alcance das principais funções da ferramenta de pesquisa e as metodologias propostas para sua customização tomando, como base de estudo e comparação, as revistas da coleção eletrônica de revistas em ciências da comunicação – projeto Revcom da Portcom. Doutorando em Ciência da Informação pelo Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília E-mail: miguel@ibict.br
Palavras-Chaves: Periódicos científicos, editoração científica, ambiente hipertextual, interoperabilidade


 
 
  © Copyright 2005 Intercom. All Rights Reserved. Design by Adaltech