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NP 12 » Comunicação para a Cidadania

Coordenadora
Profa. Dra. Denise Maria Cogo (Unisinos-RS)
denisecogo@uol.com.br

Relação de Trabalhos  
   
Comunicação no Terceiro Setor: tendências e desafios
Castro, G. L., Mendonça, M. L. M.
UFG

Resumo: Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que vem sendo realizada em três instituições do terceiro setor em Goiânia, Goiás. O objetivo é avaliar de que forma a "profisisonalização" do setor e sua repercussão nos processos comunicativos têm sido realizados levando-se em conta, especialmente, a contribuição da comunicação para a promoção de uma cultura de emancipação. Considera-se que o espaço ocupado por estas instituições é extremamente importante e deveria ser utilizado para promover mudanças subjetivas necessárias para que novas a mais amplas concepções de cidadania e de emancipação sejam compreendidas, assimiladas e efetivadas.
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Palavras-chave: Comunicação, Subjetividade, Terceiro Setor.


Mídia, interculturalidade e cidadania: sobre políticas midiáticas e visibilidade das migrações internacionais no cenário brasileiro
Cogo, D.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo - RS

Resumo: Esse trabalho está orientado à discussão das relações entre processos midiáticos e migrações internacionais no contexto brasileiro através da compreensão das estratégias de atuação de organizações confessionais que atuam junto a imigrantes estrangeiros, especialmente latino-americanos em São Paulo e no Rio Grande do Sul. É considerado o papel que desempenham essas organizações como agendadoras das mídias locais e nacionais e como produtoras de um conjunto de materiais midiáticos "alternativos" que visam a disputar e negociar a visibilidade, no campo midiático, de uma agenda em torno das questões de cidadania que envolvem o universo das migrações internacionais no Brasil. Busca-se, ainda, o entendimento da repercussão das políticas "midiáticas" dessas organizações entre uma amostra de imigrantes latino-americanos.
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Palavras-chave: Mídia, Interculturalidade, Migrações.


Políticas de identidade e os estudos de recepção: relatos de jovens e mulheres
Escosteguy, A. C. D., Jacks, N.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, respectivamente

Resumo: O desenvolvimento dos estudos brasileiros de recepção está reflexivamente vinculado aos movimentos sociais e políticos da contemporaneidade e, por sua vez, à concepção de políticas de identidade, especialmente de gênero e de jovens. Esse é o pressuposto que pretendemos observar num corpus de dissertações e teses que enfocam de modo central o público receptor, realizadas no período de 1990 a 1999, em programas de pós-graduação em comunicação. Sendo assim, os estudos de recepção, por sua capacidade de dar voz aos sujeitos como receptores, são um espaço privilegiado para analisar os relatos emergentes de novas políticas de identidade. Nossa preocupação é revelar uma outra contribuição dos estudos de recepção, até então pouco explorada no campo da comunicação, qual seja a de aproximar os estudos de recepção a um viés político de análise.
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Palavras-chave: Estudos de Recepção, Políticas de Identidade, Mulheres, Jovens.


A emergência do campo de significação das ONG's na Web (referências de uma pesquisa)
Ferreira, J.
UNISINOS

Resumo: Esse artigo apresenta as referências que fundamentam uma pesquisa (em andamento) sobre os dispositivos digitais assinados pelas ONG's. Essa análise tem como foco empírico três instâncias do dispositivo: os sites e portais assinados pelas Organizações Não Governamentais - ONG's, na Web; o contexto de produção, a partir dos mercados financiadores dessas mídias (no caso, as próprias ONG's); e, as rotinas de produção pensadas a partir das agências de produção desses sites. Em termos de campo acadêmico da comunicação, é uma investigação sobre o discurso em suas relações com o campo de recepção formado pelos agentes sociais (ONG's e ofícios midiáticos, profissionais e não profissionais) localizados na produção midiática. O objetivo geral é identificar o campo de significação das ONG's na Web.
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Palavras-chave: Discurso, Mídia, Sociedade.


A imprensa sindical em Campinas: um estudo da comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e região
Fuser, B., Lahni, C. R.
PUC-Campinas e UFJF, respectivamente

Resumo: Pesquisa realizada no Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, através de entrevistas com jornalistas e dirigentes e da análise da publicação da entidade, a Folha de Metal, permitiu verificar tendências da comunicação social aí implementada, confirmando-se pesquisas de teóricos do movimento sindical, para quem a CUT caminha para um "neocorporativismo societal", afastando-se dos valores preconizados no início de sua história, como os de liberdade e autonomia, representação nas bases e democracia interna. A comunicação do Sindicato estudado também afasta-se dos rumos defendidos para a imprensa operária por pesquisadores, segundo os quais tal comunicação deve ser democrática, dialógica, organizadora coletiva e aberta à participação dos trabalhadores.
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Palavras-chave: Comunicação Sindical, Comunicação e Política, Imprensa Metalúrgica.


Jornalismo e Cidadania: a recepção popular do Ponto a Ponto da Prefeitura de Camaragibe, Pernambuco
Galvão, L. N., Santos, S. T.
Faculdade de Mercado Amplo (FAMA) e UFRPE, respectivamente

Resumo: O objetivo deste texto é analisar a recepção do jornal Ponto a Ponto, da Prefeitura de Camaragibe, cuja proposta é servir para construção da cidadania naquele município. A análise parte do jornal enquanto estratégia do Programa de Gestão Participativa, vivenciado naquela cidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, para a participação da população nas atividades e para o esforço de construção do desenvolvimento local.
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Palavras-chave: Jornalismo, Cidadania, Comunicação Comunitária.


Rede Jovem de Cidadania: reflexões sobre as potencialidades de uma rede de comunicação comunitária
Gomes, E., Lima, R. P.
Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o início do processo de implantação da Rede Jovem de Cidadania - projeto desenvolvido desde novembro de 2002 em Belo Horizonte, que envolve a formação de uma rede de mídias comunitárias (tv, rádio, jornal impresso, site na internet e agência de notícias) realizada por adolescentes da cidade. Pretende-se discutir, neste contexto, as possibilidades de construção de novas identidades individuais e coletivas, bem como de um redimensionamento da relação dos envolvidos com o espaço público midiático (através do exercício do acesso aos meios de comunicação) e com os processos coletivos de emancipação e conquista da cidadania.
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Redes digitais de solidariedade social
Lacerda, J. S.
IELUSC - Joinville, SC / PPGCOM da Unisinos

Resumo: Este trabalho, fruto de dissertação, investiga as transformações no processo de produção de significações dos membros da Rede de Comunicadores Solidários à Criança (Recomsol), no ambiente digital da lista de discussão , identificando-o como novo lugar de produção de significações, em que os participantes desenvolvem táticas e estratégias de comunicação, fazem usos e apropriações específicos e desenvolvem e fortalecem vínculos com o grupo. Para isso, construímos um procedimento metodológico plural e flexível de observação dos ambientes presencial e digital, tendo como base as táticas e estratégias construídas nos usos e consumos dos produtos da técnica, de Michel De Certeau; a noção de materialidade discursiva de Eliséo Verón para analisar -e-mails como produtos que ofertam "contratos de leitura", além de desenvolver a produção e recepção partindo das habilidades e competências comunicativas e suas relações com as tecnologias, sob a perspectiva das mediações socioculturais de Jesus Martín-Barbero.
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Os silêncios do conflito da Praça da Matriz
Lerrer, D. F.
PUC - Campinas

Resumo: Este trabalho teve por objetivo resgatar o processo social que construiu as versões em disputa na luta simbólica desencadeada a partir do conflito ocorrido entre sem-terras do MST e soldados da Brigada Militar no centro de Porto Alegre, em 8 de agosto de 1990.A partir da reconstrução deste episódio traumático, vinculado à luta pela reforma agrária no Brasil, evidencia-se a fixação de uma versão ficcional que se tornou núcleo de significações do evento: o soldado degolado com foice. Neste processo de fixação de uma determinada memória sobre um episódio traumático, procura-se enfocar o papel do mediador jornalista nesta luta política.
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Práxis reflexiva comunicacional e configurações sociais transformadoras
Maldonado, A. E.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS

Resumo: Os processos socioculturais midiáticos contemporâneos são analisados nas suas inter-relações com o campo científico, vinculando-os às confluências com os movimentos de transformação do mundo, as culturas latino-americanas e o pensamento crítico em comunicação. Postula-se a necessidade de retomada da categoria de práxis numa perspectiva construtiva de reformulação política, comunicacional e social.
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As rádios comunitárias, a memória e a dádiva
Matos, T. C. F.
Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo: Este artigo visa discutir as possibilidades de leitura da comunicação comunitária a partir das noções de memória e dádiva, tendo como eixo as seguintes questões: Como uma rádio comunitária constitui memórias? E como se organizam e que tipo de sociabilidade essa organização constrói?
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Palavras-chave: Rádios Comunitárias, Comunicação e memória, Comunicação e Dádiva.


"Vem, pra fazer mais. Vem, traz a paixão": Processos discursivos e estratégias de captura do cidadão no Horário de Propaganda Eleitoral Gratuita
Morigi, V. J., Coelho, M. P., Vanz, S. A. S., Galdino, K.
PPGCOM - UFRGS

Resumo: Partindo da caracterização do Horário de Propaganda Eleitoral Gratuita como integrante e constitutivo da esfera pública moderna, selecionou-se os programas publicitários veiculados pela candidatura de Germano Rigotto durante o primeiro turno da campanha para o governo do Estado do Rio Grande do Sul em 2002. Procurou-se verificar como o cidadão é interpelado neste discurso. Através da análise das estratégias empregadas nos programas e nos processos discursivos, baseados em uma fórmula que explora a linguagem, especialmente os jogos semânticos, e na utilização de uma simbologia com forte apelo emocional, traduzida sinteticamente na figura do coração, a imagem do cidadão e da cidadania associam-se com elementos distintos e opostos da cultura regional, aliados aos sentimentos de pertença dos cidadãos que reforçam os laços com a identidade regional. Desta forma, o discurso do candidato revelou-se pacificador e conciliador.
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Palavras-chave: Cidadania, Propaganda Partidária, Processos Discursivos.


As rádios comunitárias nas campanhas eleitorais: exercício da cidadania ou instrumentalização (1998-2000)
Nunes, M. V.
Universidade Federal do Ceará

Resumo: As rádios comunitárias do Ceará se proliferam cada dia mais, seja em bairros de Fortaleza ou em cidades do interior. Por lei, é proibida sua utilização para fins políticos. No entanto, o que se observa é a desobediência da lei e um uso abusivo destes meios para promoção deste ou daquele candidato durante a campanha eleitoral e, principalmente, no período que antecede ao seu início. Um fator preponderante que permite que isso seja feito é que, em sua maioria, as rádios ditas comunitárias pertencem a políticos. Esta pesquisa, realizada durante as eleições de 1998 e 2000, objetiva analisar se a linguagem dessas rádios politiza o ouvinte, ajudando-o a exercer sua cidadania, ou se é uma forma de manipulá-lo, tornando-o um mero instrumento de produzir votos.
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Reggae e Hip Hop: segmentação x diversidade cultural juvenil
Oliveira, C. F.
Universidade Estadual do Ceará / Faculdade Evolutivo

Resumo: Este trabalho aborda a audiência juvenil de grupos de ouvintes jovens ligados a expressões e a movimentos culturais populares. Tomamos o reggae e o hip hop para refletir sobre as ofertas musicais promovidas pelas emissoras de rádio comunitárias. Observamos também, embora mais superficialmente, a difusão realizada pelas emissoras comerciais. Entrevistamos os ouvintes de reggae e hip hop da Rádio Mandacaru FM para conhecer como esses jovens elaboram suas escolhas musicais diante da segmentação difundida pelo circuito comercial de radio no Brasil. O estudo apresenta a importância das expressões culturais juvenis no momento de se repensar mudanças na programação radiofônica que considerem a sociedade civil e suas expressões cidadãs.
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Palavras-chave: Juventude, Cultura Popular, Segmentação


O hiperdimensionamento da criminalidade juvenil no noticiário
Oliveira, C. S.
UNISINOS

Resumo: O trabalho propõe-se a identificar as nuances da amplificação da violência entre os jovens na cobertura mediática a partir de dados obtidos de pesquisa que investigou o agendamento das notícias de crimes nos jornais de Porto Alegre. Constatou que essa cobertura destaca-se pala intensa homogeneidade nos padrões de textos, de terminologias, de enfoques e de enquadramentos, características que possuem relação direta com as fontes que são predominantemente consultadas. Mais de 80% das fontes, ou são autoridades policiais nomeadas (em torno de 37%), ou apenas os Boletins de Ocorrência (em torno de 50%). Os suspeitos ou pessoas ligadas a eles raramente aparecem, assim como as pessoas ligadas às vítimas. Especialistas no tema só comparecem em ocorrências de grande impacto e de forma escassa. A falta do estabelecimento de nexos contextuais assume contornos críticos em vários núcleos temáticos, sobre tudo os relacionados à juvenilização da violência . De um modo geral, o levantamento permitiu evidenciar a prática de um jornalismo com baixa inflexão investigativa e atrelado a lógicas de cobertura cristalizadas.
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Jornal da Rua: uma experiência do Jornalismo e da cidadania como extensão universitária
Peixoto, M. C. L., Fernandes, A. B.
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)

Resumo: Esse artigo discute o papel do Jornalismo na constituição da cidadania na sociedade contemporânea, especialmente a partir das concepções de espaço público e de Jornalismo cívico ou público. O Jornalismo é um espaço no qual atores sociais e instituições apresentam seus pontos de vista e proposições, para serem amplamente debatidos. Além disso, o fazer jornalístico está em debate, com o aparecimento do conceito de jornalismo público, que pretende acionar empresas jornalísticas, jornalistas e escolas de Jornalismo a assumirem um papel mais ativo na transformação social. Além disso, esse artigo apresenta o trabalho do grupo de pesquisa do UNI-BH, envolvendo professores e alunos na elaboração do Jornal da Rua, uma prática do Jornalismo cívico, que tenta romper com o modo tradicional do fazer jornalístico.
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Palavras-chave: Jornalismo Público, Cidadania, Jornal da Rua.


Mídia local e suas interfaces com a mídia comunitária
Peruzzo, C. M. K.
Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Resumo: Este texto analisa a mídia local com o objetivo de compreender suas manifestações na sociedade contemporânea. Procura identificar suas interfaces com os meios de comunicação comunitários. É um estudo bibliográfico que se ancora em princípios teóricos explicativos das relações entre o global e o local. Conclui-se, em última instância, que existem duas grandes vertentes na mídia local: uma que trata dos temas locais movida por interesses de mercado e outra movida por interesses em contribuir para o desenvolvimento comunitário. Porém, não há "reserva de conteúdos" a um tipo de mídia, já que na prática social, em muitos aspectos, as mídias trilham por caminhos cruzados. Ressalta-se ainda que a noção de proximidade produz todo o sentido do que é transmitido e ao mesmo tempo representa a garantia dos vínculos no espaço local e da aceitação por parte dos receptores.
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Palavras-chave: Mídia Local, Comunicação Comunitária, Comunidade, Local, Regional, Comunicação.


Possibilidades da Hipermídia no Ativismo Global
Pimenta, F. J. P.
Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Resumo: Apresentação dos primeiros resultados de pesquisa sobre possíveis relações entre a utilização de suportes hipermídia, como instrumentos de estímulo à ações políticas diretas de âmbito global, e a formação de hábitos de conduta ligados à democracia participativa e a um internacionalismo renovado. A investigação envolve a análise de sites voltados para a organização e divulgação de eventos e manifestações de caráter global, com ênfase nos processos semióticos multicódigos. Ao final, são lançadas algumas propostas de ação com base na noção de signo genuíno do lógico Charles Sanders Peirce.
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Palavras-chave: Tecnologia, Informação, Comunicação.


Espaço urbano, espaço da comunicação
Silva, R. H. A.
Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo: Este trabalho procura entender o espaço urbano como lugar do encontro e da comunicação, lugar da cena pública onde se desenrolam a diversidade, os conflitos, as práticas e os imaginários sociais compartilhados, as possibilidades de diálogos. Criadores de suas próprias matrizes comunicacionais, os usos da cidade marcam de forma identitária os trajetos que demarcam o espaço. Aqui não é o lugar que congrega as pessoas e sim a intensidade de sentido depositada pelo grupo e seus rituais que converte uma rua, uma esquina, uma praça em território próprio. Esses são lugares de passagem que acabam marcando a cidade a partir das diversas formas de apropriação. O lugar é estabelecido a partir de uma interação comunicativa. É uma comunicação que busca arrancar uma expressividade do espaço estabelecendo a possibilidade e a exigência do diálogo.
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Palavras-chave: Interação Comunicativa, Espaço Urbano, Experiência Cotidiana.


Presentación de un dispositivo analizador para diagnóstico e intervención social
Vizer, E. A.
PPG do UNISINOS / Universidade de Buenos Aires

Resumo: Aquí se presentan: un nuevo dispositivo de análisis y (auto)diagnóstico social, válido para el abordaje de problemas y proyectos de intervención (auto)gestionados por parte de comunidades e instituciones. También se hace mención al concepto de triangulación recursiva en la investigación-acción, como estrategia que pueden servir de referencia para la evaluación del análisis diagnóstico, de la investigación y la intervención social, apoyados en los aportes de perspectivas teóricas de la comunicación como prácticas sobre procesos recursivos y transsubjetivos. También se presenta una propuesta teórica sobre diferentes dimensiones y topologías socioculturales para el estudio y la intervención social desde una perspectiva comunicacional.
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Palavras-chave: Dispositivo analizador, Diagnóstico, Intervención Social y Comunitaria.