Portcom

Memória » Prêmio Iniciacom 2005
Congresso Intercom 2004Congresso Intercom 2005
Prêmio Intercom 2005Prêmio Iniciacom 2005


Prêmio Intercom de Incentivo à Pesquisa de Graduação
em Comunicação Social - Iniciacom 2005

XIV Jornada Vera Giangrande de Iniciação Científica em Comunicação Social

Consulte as novas diretrizes para os prêmios da Intercom

Promoção: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Coordenação: Prof. Antonio Teixeira de Barros

Júri:
Ada Cristina Machado da Silveira – Universidade Federal de Santa Maria - UFSM-RS
Jorge Duarte – Secretaria de Comunicação da Presidência da República
Marcello Larcher – Universidade de Brasília - UnB / SECOM – Câmara dos Deputados
Alberto Claro – Universidade Católica de Santos - UniSantos-SP (Suplente)
Rossana Gaia – Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Suplente)

Trabalhos premiados

Primeiro lugar entre os finalistas:
POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
Título: “O jornalismo e a ciência no princípio ativo da publicidade: análise de uma peça do viagra”
Autor(es): Aline Cristina Ribeiro Alves, Andréa de Lima Silva, Elen Barbosa Mateus, Kamila de Mesquita Campos, Karla Maria Silva de Miranda, Mariela Costa Carvalho, Rômulo Fernando Lemos Gomes, Sarita Bastos Costa
Orientador(es): Jovelina Maria Oliveira dos Reis e Francisco Gonçalves da Conceição
Instituição: Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Menção Honrosa pelo segundo lugar:
COMUNICAÇÃO E CULTURA DAS MINORIAS
Título: “O imaginário infantil e as mídias: estudo das representações de gênero em websites infantis”
Autora: Ana Carolina Dionísio
Orientador(es): Gilka Girardello
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Menção Honrosa pelo terceiro lugar:
RÁDIO E MÍDIA SONORA
Título: “Na semeadura da voz - a germinação dos sentidos: as narrativas orais na reconstrução da memória radiofônica”
Autora: Edivânia Duarte Rodrigues
Orientador: Adriano Lopes Gomes
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Relação dos trabalhos selecionados e apresentados

1. TEMA DO CONGRESSO
Não houve trabalho selecionado

2. COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL
Título: “Quem é notícia no Jornal Nacional: análise sobre quem tem voz e em que circunstâncias no mais importante telejornal do Brasil”
Autora: Mariana Segala
Orientador: Eduardo Barreto Vianna Meditsch
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

3. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E AMBIENTAL
Não houve trabalho selecionado

4. COMUNICAÇÃO E CULTURA DAS MINORIAS
Título: “O imaginário infantil e as mídias: estudo das representações de gênero em websites infantis”
Autora: Ana Carolina Dionísio
Orientador(es): Gilka Girardello
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

5. COMUNICAÇÃO E ESPORTES
Não houve trabalho selecionado

6. COMUNICAÇÃO EDUCATIVA
Título: “Indústria cultural x educação cultural: a dialética da resistência”
Autor(es): Ana Carolina Rossetti, Caroline Dal Negro Simões, Gisela Capeline Landin, Lindsay de Oliveira Barros, Natália Sanches Maia e Nayara L. da Cunha
Orientadora: Maria Antonia Vieira Soares
Instituição: Universidade Estadual Paulista – UNESP – Bauru

7. COMUNICAÇÃO PARA A CIDADANIA
Não houve trabalho selecionado

8. COMUNICAÇÃO, TURISMO E HOSPITALIDADE
Não houve trabalho selecionado

9. FICÇÃO SERIADA
Título: “Recepção de telenovela: estado da arte dos trabalhos na década de 1990”
Autora: Daiane Boelhouwer Menzes
Orientadora: Nilda Jacks
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Fabico

10. FOTOGRAFIA, COMUNICAÇÃO E CULTURA
Título: “Jornalismo e literatura: Érico Veríssimo entre o romance e o jornalismo”
Autor: Eduardo Ritter
Orientador: Antonio Wizniewsky
Instituição: Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

11. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Título: “Sangue, suor e diversão: o Capitão América e a indústria cultural sob a ótica de Theodor Adorno”
Autor(es): Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho
Orientadora: Adriana Kurtz
Instituição: Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM – RS

12. JORNALISMO
Título: “Para além do lead: análise da construção da notícia”
Autor(es): Pamela Araújo Pinto, Reuben da Cunha da Rocha, Lígia Regina A. Guimarães, Yane Silva Botelho
Orientador: José Ribamar Ferreira Júnior
Instituição: Universidade Federal do Maranhão – UFMA

13. POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
Título: “O jornalismo e a ciência no princípio ativo da publicidade: análise de uma peça do viagra”
Autor(es): Aline Cristina Ribeiro Alves, Andréa de Lima Silva, Elen Barbosa Mateus, Kamila de Mesquita Campos, Karla Maria Silva de Miranda, Mariela Costa Carvalho, Rômulo Fernando Lemos Gomes, Sarita Bastos Costa
Orientador(es): Jovelina Maria Oliveira dos Reis e Francisco Gonçalves da Conceição
Instituição: Universidade Federal do Maranhão – UFMA

14. PRODUÇÃO EDITORIAL
Não houve trabalho selecionado

15. PUBLICIDADE, PROPAGANDA E MARKETING
Título: “Motivação institucional: estudo de caso sobre a campanha O melhor do Brasil é o brasileiro”
Autor(es): Valéria Florentino Pilon e Roberto Guidi Sabosa Pessoa
Orientador(es): Cristina Schmidt Silva
Instituição: Universidade Mogi das Cruzes – UMC

16. RÁDIO E MÍDIA SONORA
Título: “Na semeadura da voz - a germinação dos sentidos: as narrativas orais na reconstrução da memória radiofônica”
Autora: Edivânia Duarte Rodrigues
Orientador: Adriano Lopes Gomes
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

17. COMUNICAÇÃO INSTITUCIOAL E RELAÇÕES PÚBLICAS
Título: “Comunicação institucional e relações públicas no terceiro setor”
Autor(es): Marcello Raimundo Chamusca Pimentel e Márcia Maria Carvalhal Britto Pimentel
Orientadora: Cida Ferraz
Instituição: Faculdade de Tecnologia e Ciências – Salvador-BA

18. SEMIÓTICA DA COMUNICAÇÃO
Título: “A linguagem do Big Brother Brasil 3: análise do discurso televisivo dos formatos de realidade”
Autora: Ara de Andrade Martins
Orientador(a): Adenil Alfeu Domingos
Instituição: Universidade Estadual Paulista – UNESP - Bauru

19. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
Título: “ A cidade digital: o porto digital como representação do Recife”
Autora: Isabel Almeida Marinho do Rego
Orientador: Paulo Carneiro Cunha Filho
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco

20. TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Título: “Agenda-setting e construção da opinião pública em período eleitoral”
Autor(es): Alessandra Ferreira Martins e Rodrigo de Abreu Freitas
Orientador: Daniel Dubosselard Zimmermann
Instituição: Faculdade Cásper Líbero