Portcom

Memória » Congresso Intercom 2004
Congresso Intercom 2006Congresso Intercom 2005
Prêmio Intercom 2005Prêmio Iniciacom 2005



XXVII Congresso Brasileiro
de Ciências da Comunicação


Tema central:
Comunicação, acontecimento
e memória


30 de agosto a 3 de setembro de 2004
PUC do Rio Grande do Sul
Porto Alegre

Conferência de abertura: Resistência à memória: usos e abusos do esquecimento público – Prof. Dr. Andreas Huyssen, Universidade de Columbia, NY

 

Normas gerais para envio de trabalhos ao
XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Os prazos finais para envio de trabalhos foram prorrogados de 30 de maio para 15 de junho de 2004

O prazo para informação sobre o resultado da seleção dos trabalhos pelos coordenadores foi prorrogado do dia 15 para o dia 30 de junho

IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa Intercom*
VII Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação e da Informação
I Colóquio Transfronteiras Sul de Ciências da Comunicação*
XIV Endocom – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação*
Sessão de Temas Livres*

*Período de inscrição: de 1º a 30 de maio de 2004

Clique aqui para ter acesso à pagina de inscrição

Instruções preliminares
(que devem ser lidas antes de digitar o seu trabalho)

1. Normas gerais para a submissão de trabalhos válidas para qualquer dos Eventos acima:

1.1. Os trabalhos, para serem apreciados pelos coordenadores dos Núcleos de Pesquisa e dos demais eventos do XXVII Congresso acima indicados, deverão estar digitados em português (ver 1.1.1) conforme as regras estabelecidas no padrão (template) para submissão de trabalhos. A não obediência a estas regras implicará na recusa ou mesmo na não apreciação do trabalho.

1.1.1. Os pesquisadores residentes no exterior poderão também enviar seus trabalhos escritos em francês para o VII Colóquio Brasil-França e em espanhol para os demais Eventos.

1.2. Os Coordenadores de Núcleos de Pesquisa e dos demais Eventos só apreciarão os trabalhos enviados dentro do prazo estabelecido e que sejam pertinentes à ementa ou tema do Núcleo (cf. § 1 do art. 4 das NR) ou Evento que coordenam, recusando os demais. Para esclarecer dúvidas consulte os itens 2.2, 3, 4 e 5 destas Normas.

1.3. O mesmo trabalho só poderá ser apresentado em um Evento do XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

1.4. O envio de trabalho para qualquer dos eventos do Congresso implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e graciosamente, à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom – o direito, caso o mesmo seja aceito para apresentação em suas sessões, de o incluir e divulgar nos arquivos virtuais do XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação e nos seus Anais, que serão divulgados e comercializados, em CD-Rom, no Evento, e posteriormente, pela entidade.

1.5. Só poderá ser submetido trabalho para qualquer dos Eventos acima após o seu autor se inscrever no XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, ressalvando-se que pesquisadores residentes no estrangeiro, brasileiros ou não, após fazerem a inscrição prévia, terão a opção de fazer o pagamento da taxa de inscrição até na secretaria local, de acordo com a tabela estabelecida junto à ficha de inscrição, antes de receberem o material do Congresso.

1.5.1. No caso de haver mais de um autor do trabalho, pelo menos um deles, aquele que fará a sua apresentação, caso aceito, deverá fazer a inscrição e o respectivo pagamento do boleto bancário, para que o trabalho possa ser enviado, sempre de acordo com as Normas gerais e específicas de cada Evento, e conforme as instruções para o preenchimento da ficha de inscrição, ressalvado o que dispõe o item acima, para pesquisadores residentes no exterior.

1.6. A não aceitação do trabalho enviado para apresentação em qualquer dos Eventos do XXVII Congresso da Intercom não anula a inscrição feita, nem dá direito à devolução do valor pago. A inscrição é feita no XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação e dá direito a participar da programação, obedecidas as regras estabelecidas pela Comissão organizadora.

2. Normas para apresentação de trabalhos no IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa Intercom

2.1. Apenas pesquisadores com grau acadêmico de mestre e/ou doutor ou alunos regulares de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado), podem submeter trabalhos para apresentação no IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa Intercom (cf. Normas Regimentais-NR, art. 4, § 1, inc. e).

2.1.1. Os interessados em apresentar trabalhos no XXVII Congresso que não preencham esse pré-requisito, mas sejam graduados, podem submeter seus trabalhos à Coordenação da Sessão de Temas Livres (ver item 5 destas Normas).

2.2. Os Coordenadores de Núcleos de Pesquisa só apreciarão os trabalhos enviados que sejam pertinentes à ementa do Núcleo que coordenam, recusando os demais (cf. NR, art. 4°, § 6, inc. b). O resultado da seleção dos trabalhos será comunicado aos autores até dia 15 de junho.

Para saber qual Núcleo poderá apreciar e acolher o seu paper consulte o Índice de palavras-chave dos Núcleos de Pesquisa e envie seu trabalho à Coordenação do Núcleo que contemple pelo menos uma das palavras-chave do seu paper.

Caso não encontre nenhuma das palavras-chave de seu trabalho nesse Índice, consulte também o Índice das seções temáticas dos Núcleos de Pesquisa, onde poderá encontrar um tema ou área do campo da Comunicação desenvolvidas em algum dos NPs, com a qual seu trabalho se possa identificar e assim deve ser a esse Núcleo que o deve encaminhar.

Se não encontrar nenhuma das palavras-chave de seu trabalho nem a sua temática nesses Índices, sugere-se que consulte as normas dos demais Eventos do Congresso que acolhem propostas de trabalhos. Caso persistam suas dúvidas, dirija-se ao Diretor Científico e Coordenador geral dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, Prof. Dr. Aníbal Bragança, que poderá orientá-lo.

2.3. Cada pesquisador só poderá encaminhar um trabalho de sua autoria para o Encontro dos Núcleos de Pesquisa (cf. § 1 do art. 4 das NR). São admitidas exceções no caso de co-autoria, onde podem ser submetidos até dois trabalhos do mesmo autor, desde que um deles seja de autoria única e outro não ou que, sendo ambos em co-autoria, o sejam com co-autores diferentes.

Também é possível haver mais de um trabalho do mesmo autor, quando um deles for destinado a um “evento especial” organizado pelo Núcleo, para o qual tenha sido o autor convidado pelo Coordenador a participar. Em nenhuma hipótese o mesmo autor poderá submeter mais de dois trabalhos no Encontro dos NPs.

Nos trabalhos em co-autoria é possível submeter à apreciação um trabalho feito em parceria com autor sem a qualificação exigida nos Núcleos, mas, se for selecionado, o trabalho só poderá ser apresentado no Núcleo pelo autor com a qualificação acadêmica exigida, e é também esse autor que deverá fazer previamente sua inscrição no Congresso, ficando opcional a inscrição do outro autor. Este poderá participar, como ouvinte, das sessões do Núcleo, desde que também esteja inscrito no Congresso.

O trabalho, em qualquer hipótese, só poderá ser apresentado na sessão de trabalhos do Núcleo de Pesquisa pelo autor qualificado para participar das reuniões do NP como expositor; ver item 2.1. (cf. § 1, al. d, do art. 4 das NR)

3. Normas para apresentação de trabalhos no VII Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação e da Informação

3.1. Introdução: Os objetivos do VII Colóquio Brasil-França são: reunir estudiosos brasileiros e franceses que atuam no campo da Comunicação, com a finalidade de discutir o tema Comunicação, Acontecimento e Memória; promover o intercâmbio da produção das comunidades acadêmicas de Comunicação pertencentes a Universidades brasileiras e francesas; favorecer propostas de projetos conjuntos e o intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos entre Universidades com cursos de Comunicação no Brasil e na França.

3.2. Participantes: Poderão participar deste Evento professores e pesquisadores brasileiros e franceses de Ciências da Comunicação.

3.3. Envio de trabalhos: Para a submissão de trabalhos neste evento, como nos demais, é necessário antes fazer a inscrição no XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, sendo ressalvado que aos pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, residentes no exterior, será facultado fazer o pagamento do valor da taxa de inscrição, inclusive na secretaria local, em Porto Alegre, antes do recebimento do material do Congresso, com os valores da tabela fixada junto à ficha de inscrição.

Após a inscrição, os pesquisadores poderão enviar seus trabalhos, conforme as instruções do sítio. Devem ser propostos ao Colóquio apenas trabalhos que tenham afinidade com o seu tema central: Comunicação, Acontecimento e Memória, e, de acordo com o enfoque, deverão ser enviados diretamente para uma das suas sessões temáticas. Na sua forma devem estar digitados conforme indicam estas Normas e o padrão (template) para o envio de trabalhos ao XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

3.4. Calendário:

30 de abril a 25 de junho: envio do texto completo do trabalho, de acordo com as Normas para envio de trabalhos e o padrão (template) indicado.

30 de junho: divulgação dos textos selecionados.

3.5. Sessões temáticas: O tema geral do Congresso, Comunicação, Acontecimento e Memória, será tratado no campo específico de cada uma das 7 sessões temáticas e os trabalhos a serem submetidos ao VII Colóquio deverão indicar a qual sessão temática se destinam: 1. Pesquisa e Ensino de Comunicação; 2. Comunicação Audiovisual; 3. Comunicação Política; 4. Tecnologias da Comunicação e Informação; 5. Estratégias da Comunicação (Pública, Empresarial, Publicitária); 6. Jornalismo; 7. Comunicação e Cultura.

4. Normas para apresentação de trabalhos no I Colóquio Transfronteiras Sul de Ciências da Comunicação: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai

4.1. Introdução: A finalidade deste I Colóquio é reunir pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais de Comunicação dos quatro países de modo a aumentar os vínculos e fomentar o debate, a pesquisa e propostas de trabalhos conjuntos tendo por base a região de fronteiras. O evento será coordenado por um pesquisador de cada um dos países envolvidos de modo a garantir a difusão e aglutinação interna de estudiosos de questões relativas aos processos de comunicação e cultura da região.

4.2. Objetivos: Os objetivos do I Colóquio Transfronteiras Sul de Ciências da Comunicação são: a) debater e compreender os fenômenos de comunicação e cultura na região das fronteiras no contexto da globalização e, simultaneamente, da valorização do regional, do local e do comunitário; b) incentivar a pesquisa e a produção científica sobre os meios de Comunicação e as culturas na região da fronteira gaúcha; c) favorecer o intercâmbio acadêmico e a difusão de conhecimentos sobre a realidade comunicacional, tendo por base as raízes e intercâmbios históricos e culturais; d) discutir a possibilidade de intensificar intercâmbios acadêmicos visando a melhoria do ensino e o fomento à pesquisa sobre temas comuns da região.

4.3. Participantes: professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de Comunicação do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

4.4. Tema central: Mídia e integração na região de fronteira gaúcha.

4.5. Calendário para o envio de trabalhos:

4.5.1. até 30 de maio: inscrição no Congresso e envio do resumo e/ou do texto completo, que deverão ser digitados de acordo com as Normas gerais do padrão (template) do Congresso. O resumo deverá conter a descrição do tema da pesquisa, os objetivos, a metodologia e as principais conclusões.

4.5.2. até 15 de junho: divulgação pelos coordenadores do resultado da seleção;

4.5.3. até 30 de junho: prazo máximo para envio pelos autores dos trabalhos selecionados do texto completo, digitado de acordo com as Normas gerais do padrão (template) do Congresso. Serão excluídos da publicação no CD-Rom do XXVII Congresso da Intercom os trabalhos enviados em desacordo com essas Normas e/ou fora do prazo.

5. Normas para apresentação de trabalhos no XIV Endocom – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação

5.1. Objetivo: O Encontro é destinado a profissionais vinculados a unidades de informação (tais como centros de documentação, editoras, veículos de comunicação etc.), a docentes e alunos de pós-graduação e pesquisadores das áreas de ciências da Informação e/ou Comunicação interessados em discutir e compartilhar questões sobre pesquisas, teorias e práticas de informação em ciências da Comunicação. Alunos de graduação podem submeter trabalhos desde que elaborados em parceria com docentes da área ou profissionais atuando em unidades de informação.

5.2. Tema central: A biblioteca digital fortalecendo a comunicação, os acontecimentos e a memória lusófona em ciências da Comunicação.

5.3. Calendário para o envio de trabalhos

5.3.1. até 30 de maio: inscrição no Congresso e envio do resumo e/ou do trabalho completo, que deverá ser digitado de acordo com as Normas gerais do padrão (template) do Congresso.

5.3.2. até 15 de junho: divulgação do resultado da seleção;

5.3.3. até 30 de junho: prazo máximo para envio pelos autores dos trabalhos selecionados do texto completo, digitado de acordo com as Normas gerais do padrão (template) do Congresso. Serão excluídos da publicação no CD-Rom do XXVII Congresso da Intercom os trabalhos enviados em desacordo com essas Normas e/ou fora do prazo.

6. Normas para apresentação de trabalhos na Sessão de Temas Livres

6.1. Objetivos: A Sessão de Temas Livres é um espaço destinado à apresentação de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores com temas ou formatos que não se enquadram nas ementas dos Núcleos de Pesquisa, e que está aberto também para, além dos mestres e doutores, a pesquisadores com o grau de bacharel. Visa especialmente abrir espaço para apresentação de temas emergentes no campo da Comunicação.

6.2. Calendário para o envio de trabalhos:

6.2.1. até 30 de maio: inscrição no Congresso e envio do resumo e/ou do trabalho completo, que deverá ser digitado de acordo com as Normas gerais do padrão (template) do Congresso.

6.2.2. até 15 de junho: divulgação do resultado da seleção;

6.2.3. até 30 de junho: prazo máximo para envio pelos autores dos trabalhos selecionados do texto completo, digitado de acordo com as Normas gerais do padrão (template) do Congresso. Serão excluídos da publicação no CD-ROM do XXVII Congresso da Intercom os trabalhos enviados em desacordo com essas Normas e/ou fora do prazo.


Clique aqui para ter acesso à pagina de inscrição