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Endecom 2006
Fórum Nacional em Defesa da Qualidade do Ensino de Comunicação

Endecom 2007

Tema central
ENSINO DE QUALIDADE PARA TODOS: A BATALHA DO NOVO SÉCULO

São Paulo, 11 a 13 de maio de 2006

Evento promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, em parceria com a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA-USP

Comitê Científico

  • Co-presidência: Luiz Augusto Milanesi (ECA) e José Marques de Melo (Intercom)
  • Representantes da ECA-USP: Mauro Wilton de Sousa, Maria Immacolata Vassalo de Lopes, Sandra Maria de Souza e Margarida Krohling Kunsch
  • Representantes da Intercom: Adolpho Queiroz, Ada Dencker, Fernando Almeida, Luiz Alberto Farias

Veja também: Justificativa Formato Textos das mesas temáticas

Programação

11 de maio (quinta-feira)
Local: Teatro-Laboratório da ECA-USP
EAD - Av. Prof. Luciano Gualberto - Travessa J, 215 Edifício Artes Cênicas
8h30

Sessão de abertura oficial

Presidente: Selma Garrido Pimenta (Pró-Reitora de Graduação da USP)

Oradores: Luiz Augusto Milanesi (Diretor da ECA-USP) e José Marques de Melo (Presidente da Intercom)

9h

Conferência inaugural
Ensino de qualidade para todos: a batalha do novo século

Conferencista: Profa. Dra. Eunice Durham (Coordenadora do Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da USP)

10h

Painel 1 - Qualidade no Ensino Superior: estratégias de avaliação

Presidente: Anamaria Fadul (Intercom)
Coordenador: Mauro Wilton de Sousa (ECA)

  • Os desafios da avaliação: experiência acumulada no final do século XX - Sergio Tiezzi (Assessor Especial da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo)
  • Os desafios da avaliação: inovações em processo no início do século XXI - Jaime Giolo (INEP)
  • Padrões de qualidade no ensino de comunicação: indicadores brasileiros – Claudia Moura (PUCRS)

Comentaristas: Lucia Araújo (Canal Futura) e Mario Sergio Conti (Rádio Bandeirantes)

Relator: Fernando Almeida (Intercom)

12h30 Intervalo para almoço
14h Painel 2 - Mercado de trabalho de comunicação: profissionais demandados pelas empresas, órgãos públicos e setor terciário

Presidente: Sidinei Basile (Editora Abril)
Coordenadora: Margarida Maria Krohling Kunsch (ECA-USP)

  • Demandas da empresa privada - Luis Claudio Latgé (Organizações Globo)
  • Demandas da empresa pública - Eugênio Bucci (Radiobras)
  • Demandas do setor terciário - José Luiz Schiavoni (Abracom) e Nizan Guanaes (Agência África)
  • Ponto de vista dos sindicatos sobre as demandas profissionais - Sergio Murilo (Fenaj)

Relator: Sueli Mara Ferreira (Intercom)

16h30 Intervalo para cafezinho
17h

Painel 3 - Padrões de Qualidade para o Ensino de Comunicação: diretrizes oficiais e propostas da comunidade acadêmica

Presidente: Carlos Eduardo Lins da Silva (Patri)
Coordenadora: Sandra Maria Ribeiro de Souza (ECA-USP)

  • Pós-Graduação - Marcius Freire (Unicamp)
  • Jornalismo - Eduardo Meditsch (UFSC)
  • Editoração Multimídia - Joaquim Valverde (ESEEI)
  • Radialismo e Televisão - João Winck (UNESP-Bauru)
  • Cinema - Carlos Augusto Calil (ECA–USP e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo)
  • Relações Publicas - Ivone Lourdes de Oliveira (PUC Minas)
  • Publicidade e Propaganda - Neusa Demartini Gomes (PUC-RS)

Relatora: Ada Dencker (Intercom)


Dia 12 de maio (sexta-feira)
Local: CRP – ECA – USP
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Bloco B – Prédio 3
8h30

Mesas Temáticas: Inovações Pedagógicas, Linhas de Pesquisa, Estratégias de Gestão e Modernização Tecnológica

  • MT I – Audiovisual (Fotografia, Cinema, Radio, TV)
    e MT V -Multimídia e áreas emergentes – Sala 16
  • MT II – Jornalismo e Editoração – Sala 30
  • MT III – Relações Públicas e Comunicação
    Organizacional – Sala 18
  • MT IV – Propaganda e Comunicação Mercadológica – Sala 21
  • MT VI – Projetos transversais – Sala 03
  • MT VII – Pós-Graduação (Especialização Lato Sensu) - Sala 01
10h30

Intervalo para cafezinho

11h

Mesas Temáticas: Projetos Pedagógicos, Linhas de Pesquisa, Estratégias de Gestão e Modernização Tecnológica

  • MT I – Audiovisual (Fotografia, Cinema, Radio, TV)
    e MT V - Multimídia e áreas emergentes – Sala 16
  • MT II – Jornalismo e Editoração – Sala 30
  • MT III – Relações Públicas e Comunicação
    Organizacional – Sala 18
  • MT IV – Propaganda e Comunicação Mercadológica – Sala 21
  • MT VI – Projetos transversais – Sala 03
  • MT VII – Pós-Graduação (Especialização Lato Sensu) - Sala 01
13h Intervalo para almoço
14h30

Mesas Temáticas: Inovações Pedagógicas, Linhas de Pesquisa, Estratégias de Gestão e Modernização Tecnológica

  • MT I – Audiovisual (Fotografia, Cinema, Radio, TV)
    e MT V -Multimídia e áreas emergentes – Sala 16
  • MT II – Jornalismo e Editoração – Sala 30
  • MT III – Relações Públicas e Comunicação
    Organizacional – Sala 18
  • MT IV – Propaganda e Comunicação Mercadológica – Sala 21
  • MT VI – Projetos transversais – Sala 03
  • MT VII – Pós-Graduação (Especialização Lato Sensu) - Sala 01
16h30 Intervalo para cafezinho
17h

Mesas Temáticas: Projetos Pedagógicos, Linhas de Pesquisa, Estratégias de Gestão e Modernização Tecnológica

  • MT I – Audiovisual (Fotografia, Cinema, Radio, TV)
    e MT V - Multimídia e áreas emergentes – Sala 16
  • MT II – Jornalismo e Editoração – Sala 30
  • MT III – Relações Públicas e Comunicação
    Organizacional – Sala 18
  • MT IV – Propaganda e Comunicação Mercadológica – Sala 21
  • MT VI – Projetos transversais – Sala 03
  • MT VII – Pós-Graduação (Especialização Lato Sensu) - Sala 01
19h

Sessão plenária das Mesas Temáticas e dos Grupos de Discussão

Local: Teatro-laboratório da ECA-USP

Apresentação das informes dos Relatores, bem como das conclusões e recomendações feitas pelas Mesas Temáticas e pelos Grupos de Discussão

Coordenação: Maria Immacolata Vassalo de Lopes (ECA - USP)
Adilson Citelli (ECA - USP)

20h30

Sessão de Encerramento

Presidência: Luiz Augusto Milanesi (ECA - USP)
José Marques de Melo (Intercom)


Dia 13 de maio (sábado)
Local: Sala 18 - CRP - ECA-USP
9h

Sessão Especial

Criação e fundação da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp)

Calendário para Inscrições

1. Comunicações nas Mesas Temáticas

A inscrição de Comunicações nas Mesas Temáticas do “Fórum Nacional pela Qualidade do Ensino de Comunicação” está franqueada a diretores de faculdades, coordenadores de cursos, chefes de departamento, supervisores de laboratórios ou oficinas, líderes de grupos de pesquisa, além de docentes ou pesquisadores, que pretendem apresentar resultados de estudos, relatos de experiências, reflexões ou propostas vinculados ao tema central do evento.

As Comunicações devem ser escritas em Word, fonte New Roman 12, espaço simples, contendo no mínimo 8.000 caracteres e no máximo 10.000 caracteres. A estrutura dos textos inclui resumo, palavras-chave, introdução, exposição e argumentação, conclusões e bibliografia.

Os interessados podem enviar o texto completo das respectivas Comunicações de 6 de março a 28 de abril para o seguinte endereço: intercom@usp.br, com o assunto “Texto Completo – Endecom 2006”. Os aceites serão anunciados pelo comitê científico em prazo não superior a 15 dias da data de recebimento da comunicação. Só serão apreciadas pelo comitê científico aquelas Comunicações cujos autores comprovarem o pagamento da taxa de inscrição no ENDECOM 2006.

2. Participação no Fórum

A inscrição para participar do Fórum inclui os autores de comunicações apresentadas nas Mesas Temáticas, bem como as pessoas interessadas em ouvir as palestras e/ou intervir nos debates dos grupos de discussão ou das mesas temáticas.

Os participantes deverão pagar taxa de inscrição de acordo com o seguinte cronograma:

Até o dia 7 de abril – RS 100,00
Até o dia 10 de maio – R$ 120,00
No local de evento – R$ 140,00

Sócios da INTERCOM e membros da comunidade acadêmica da ECA terão direito a desconto de 50%.

Para acessar a ficha de inscrição, utilize o link abaixo e siga as instruções nela contidas.

http://www.intercom.org.br/endecom/2006/fichaendecom.doc

Os certificados de participação serão entregues na sessão de encerramento do Fórum.