Portcom

XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste

Tema: Comunicação, Cultura e Juventude


De 13 a 15 de maio de 2010


 Universidade Federal do Espírito Santo – Vitória – ES

1. Calendário

2. Chamada de Trabalhos

3. Normas gerais para inscrição de trabalhos

4. Descrição dos eventos

5. Informações

6. Expocom - Indicações IES (formulário) *

7. Inscrições (ficha) VAGAS LIMITADAS

8. Certificados (acesso)

9. Programação completa

10. Selecionados Expocom 2010

11. FINALISTAS EXPOCOM - Etapa Nacional

Programação

13 de maio (quinta-feira)
9h

Mesa de Abertura

Cultura, Juventude e os processos de desintermediação da produção da comunicação
Pablo Capilé – Instituto Cubo
Pedro Markun – Jornal de Debates
Ivana Bentes – UFRJ
Local: Auditório do Centro de Artes • Cemuni IV

 

9h-13h

Mini-curso

Desafios na Criação Publicitária
Profa. Msc. Flávia Mayer dos S. Souza e Profa. Esp. Maria Aparecida Torrecillas Abreu

 

9h-13h

Oficina

Jornalismo Esportivo
Prof. Dr. Márcio Guerra (UFJF), Coord. do GP de Comunicação e Esportes da Intercom

 

9h-13h

Oficina

Media Trainning
Profa. Msc. Ivana Esteves e Profa. Msc. Francisca Selidonha

 

Almoço

14h-18h

DTs - Divisões Temáticas

DT 1 JORNALISMO

MESA 1 – Telejornalismo (Prédio Bob Esponja, sala 01)
Coordenação: Simone Teixeira Martins

1. Telejornalismo e produção de conhecimento: a identidade juizforana ofertada pelo discurso dos noticiários locais
Jhonatan Alves Pereira Mata e Iluska Coutinho

2. Jovens de periferia e a busca por informação: Relações entre a audiência dos Jornais, da Televisão e da Internet
Aline Silva Correa Maia

3. Jornalismo Público e Cidadania na TV Universitária
Michelle Fabiene Pires Guimarães

4. Os discursos do medo e da dor: a palavra e o processo de identificação
Gilze Bara

5. Motorista alcoolizado no telejornal mineiro: o limiar entre a notícia, o espetáculo e o sensacionalismo
Renata Vargas

6. Sobre o Ensino do Jornalismo de TV: Um Estudo de Recepção do Jornal da Globo feito com Acadêmicos do Curso de Jornalismo
Simone Teixeira Martins

7. A construção de uma realidade: a cobertura da gripe suína realizada pelo Jornal Nacional
Ivanna Aguiar de Castro e Christina Ferraz Musse

Mesa 2 – Jornalismo impresso (Prédio Bob Esponja, sala 02)
Coordenação: Mirella Bravo

1. Por uma didática do jornalismo: análise comparativa de conteúdo entre os Manuais de Redação dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo
Tiago César Agostinho

2. Representações na imprensa: entre o coletivo e o indivíduo
Monica Christina Pereira de Sousa

3. Vai dar Prêmio: A Valorização da Violência como Tema e do Flagrante como Paradigma nas Fotografias Vencedoras do Prêmio Esso de Jornalismo e do Prêmio Imprensa Embratel
Soraya Venegas Ferreira

4. Rainhas de Bateria no jornal O Dia: Um estudo comparativo entre os anos 1990 e 2000
Sônia Schneiders

5. O Discurso Jornalístico Mensal na França e no Brasil: Análise de Le Monde Diplomatique, Le Monde Diplomatique Brasil, Caros Amigos e Piauí
Maria Julia Horta Soares

6. Conciso e claro? As mudanças implantadas na Folha de S. Paulo para reforçar o projeto editorial
Simone Toledo Leme Cândido

7. Segundo Caderno: Jornalismo e Difusão Cultural
Fernanda Pires Alvarenga Fernandes

Mesa 3 – Reflexões sobre o Jornalismo (Prédio Bob Esponja, sala 03)
Coordenação: Herica Lene Oliveira Brito

1. A pesquisa em radiojornalismo – princípios metodológicos
Luciano Victor Barros Maluly

2. Wikificação como modelo de edição de conteúdos jornalísticos na web
Carlos Frederico de B. dAndrea

3. A reconfiguração do jornalismo de economia no Brasil no final do século XX
Herica Lene de Oliveira Brito

4. Robert Park, Genro Filho e a questão do diploma em Jornalismo
Rafael da Silva Paes Henriques

5. Os "novos" temas de ética em Jornalismo
Luciene Tófoli

6. "O Curioso Caso do Jornalismo Impresso": considerações sobre tempo e jornalismo na era digital
Gabriela Nora Pacheco

7. Jornalismo On-Line e o Imperativo da Qualidade
Paulo Silas Corte Fonseca

Mesa 4 – Jornalismo e Interfaces (Cemuni 4, sala)
Coordenação: Márcio Guerra

1. Meios de comunicação de massa e discursos reducionistas sobre a política
Fernanda Sanglard

2. Jornalismo Esportivo e identidade: um olhar sobre o caso de Juiz de Fora
Roberta Oliveira e Márcio Guerra

3. A influência do discurso jornalístico sobre a sensação de insegurança na sociedade
Marise Baesso Tristão

4. Focas em AI
Heitor Augusto Santos Botan

5. Panela Literária - site sobre a literatura do Espírito Santo
Adonai Ferreira de Oliveira

6. A Seleção Brasileira como propaganda do Governo Getúlio em 1938 e os militares em 1970
Filipe Ribeiro Mostaro

7. Jornalismo Investigativo, Linguagem e Práticas Sociais: Produção e Circulação de Sentidos na Reportagem Meninas do Brasil
Nicoli Tassis Guedes


DT 2 PUBLICIDADE

Mesa única - Publicidade (Cemuni V, sala 1A)
Coordenação: Flávia Meneguelli

1. Representações do Amor nas propagandas do bombom Serenata de Amor
Márcia Baroni Nader Costa

2. O Cinema Brasileiro e o Marketing Cultural: As leis de incentivo à cultura e os casos de Norma Bengell e Guilherme Fontes
Vanessa Costa Pereira Paes

3. As narrativas simbólicas na publicidade: imaginários sobre a mulher em marcas líderes
Camila Barreiros Ghattas

4. Moda, Subjetividade e Metrópole, a Experiência Simbólica em um Novo Consumo
Midierson Sebastião Maia da Silva

5. Os Sentidos do Consumo Alimentar que Marcam o Centro de São Paulo: Uma Experiência Fotoetnográfica do Consumo e da Publicidade de Alimentos
Eneus Trindade Barreto Filho

6. A propaganda de resultados na sociedade da informação
Vanderlea Bigossi Aragão

7. Análise do Comportamento do Consumidor Inovador
Aline do Nascimento Zanardo

8. As Representações de Consumo na Publicidade Veiculada nas Revistas Voltadas para as Mulheres de Classe C
Michele Helena Lopes Del Monte


DT3 RELAÇÕES PÚBLICAS

Mesa única - Relações Públicas (Cemuni V, sala 1B)
Coordenação: Marilene Mattos

1. Teorias da Comunicação e Relações Públicas: reflexões sobre um diálogo possível
Camila Mariah Cavalcanti Pestana

2. Transdisciplinaridade, Metáforas e Comunicação Organizacional: Reflexões sobre transformações mercadológicas, terminológicas e identitárias
Raphael Silva Souza Carvalho, Boanerges Lopes, Cássia Lara, Iara Nascimento

3. Meeting Points: Eventos como Estratégia de Comunicação e Marketing
Gabriela Ayer de Oliveira

4. O Gerenciamento da Imagem e da Reputação de Celebridades nas Redes Sociais na Internet
Camila Mariah Cavalcanti Pestana

5. Uso das redes sociais no Laboratório de Comunicação Integrada da UERJ: um relato de experiência e algumas reflexões
Fernando do Nascimento Gonçalves

6. Análise do Interesse da Mídia Institucional e do Pesquisador na Divulgação da Produção Científica da Universidade Federal de Juiz de Fora
Fernanda Viana Campos


DT4 COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL

Mesa 1 - Comunicação Audiovisual (Cemuni I, sala 15)
Coordenação: Hideide Torres

1. A construção da identidade através das narrativas radiofônicas
Claudia Figueiredo Modesto

2. Os Personagens Professorais nos Filmes de Viagem de Manoel de Oliveira
William Pianco dos Santos

3. A Próxima Vítima ou Final Feliz?: uma análise da representação das personagens homossexuais nas telenovelas da Rede Globo
Guilherme Moreira Fernandes

4. Identidade e teledramaturgia: a perspectiva diásporica na minissérie "O auto da compadecida"

5. Os dramas reais na ficção televisiva: a narrativa da superação em Viver a Vida
José Eduardo Brum e Mariana Musse

6. Lula: de retirante da seca à presidência da República-uma história, muitos sentidos
Aline Torres Sousa Carvalho

7. Telenovela e Telejornalismo: As fronteiras Realidade e Ficção no consumo midiático brasileiro
Hideide Aparecida Gomes de Brito Torres e Iluska Coutinho

Mesa 2 - Comunicação Audiovisual (Cemuni I, sala 19)
Coordenação: Vanessa Maia

1. Grave tudo”: As Estratégias de Credibilidade Ficcional e Os Critérios de Verossimilhança Fílmica em REC
Klaus Bragança

2. “No princípio era a imagem (...) e a imagem se fez templo" Análise de discurso do Programa Desafios
Antônio Cear Martins Filho

3. Fotografia Panorâmica Multimídia - de Robert Barker ao fotógrafo panoramista, investigando a práxis do dispositivo
Edson Chagas

4. O Videoclipe: aproximações entre a arte e a comunicação
Carlos Henrique Sabino Caldas

5. Cenografia e Gêneros Discursivos nas Chamadas Promocionais Televisivas
Jamile Marinho Palacce

6. Programa Pânico: a Transposição da Linguagem do Rádio para TV
Alex Bonaccio Nunes Lourenço

7. Rebobine Por Favor e seus paralelos com o mercado de home video
Rogério Secomandi Mestriner

Mesa 3 - Comunicação Audiovisual (Cemuni I, sala 30)
Coordenação: Rodrigo Rossoni

1. Mídia e jovens rurais: discutindo esse relacionamento em A máquina e Saneamento Básico
Sabrina Areias Teixeira

2. O “Retorno do Real” e as formas do realismo cinematográfico contemporâneo: o trauma em Caché e A Fita Branca; o abjeto em Anticristo; o banal em Mutum
Marília Xavier de Lima

3. Efeitos da voz em ‘Eles não usam black-tie’ de Leon Hirszman
Laila Rotter Schmidt

4. Cindy Sherman e o sex appeal do inorgânico
Danusa Depes Portas

5. O melodrama em filmes de catástrofe: a resolução dos conflitos familiares e a salvação do mundo
Dayane Assis de Freitas

6. A Emoção na construção do discurso fílmico – uma análise do documentário Hamas por trás da máscara
Maria Inês Freitas de Amorim

7. Das Representações Cinemáticas às Representações Sociais: violência e pobreza no cinema brasileiro de retomada
Bruno Dias Franqueira


DT 5 COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA

Mesa 1 - Comunicação Multimídia (Prédio Bob Esponja, sala 04)
Coordenação: Débora de Carvalho Pereira

1. Juventude conectada: uma análise crítica da interação mediada por computador
Vanderlei de Castro Ezequiel

2. Vigilância Sobre Corpos e Espaços Híbridos: Tecnologia Sem Fio, Controle Sem Limite
Sandro Torres de Azevedo

3. A reconfiguração dos veículos tradicionais de informação frente à popularização das mídias sociais
Flávia Valério Lopes

4. e-Gov e Redes Sociais: Possibilidades e Promessas na Sociedade Espetacular
Gilda Maria Azevedo Alves dos Anjos

5. Marcos e diferenças: comparando o desenvolvimento da blogosfera nos Estados Unidos e no Brasil
Guilherme Dias Felitti

6. Experiência Estética e Espaço Potencial em net artes
Débora Faccion Ferreira Pinto

7. Folksonomia e tags afetivas: comunicação e comportamento informacional no Twitter
Débora de Carvalho Pereira

Mesa 2 - Comunicação Multimídia (Cemuni IV, sala 02)
Coordenação: Adilson Cabral

1. As novas tecnologias e as instituições de guarda e de preservação da memória: o papel da Biblioteca Nacional Digital
Mônica da Silva Ribeiro

2. Upload para a fama: a produção audiovisual amadora na era do YouTube
Adilson Vaz Cabral Filho

3. A Interatividade com o Webleitor: Casos da Folha Online e da Tribuna de Minas
Antônio Celestino Rosa

4. O Haiti: as redes sociais e os novos protagonistas da informação
Kátia Cristina dos Reis Silva

5. Papo de Mulher: Um Estudo Sobre os Blogs de Moda e Estilo
Letícia Orlandi Abrantes

6. A evolução em Mortal Kombat percebida através de operadores de leitura da narrativa
Thiago Berzoini Machado

7. Rádioweb: novas formas de transmutação comunicacional através da Internet. O caso da Rádio Animix
Fábio dos Santos Palamedi


DT6 INTERFACES COMUNICACIONAIS

Mesa 1 - Interfaces Comunicacionais (Cemuni V, sala 10)
Coordenação: Marlene Fortuna

1. Reciclagem do olhar
Daniele Ribeiro Fortuna

2. Intertextualidade para a Comunicação Eficiente: do texto dramatúrgico à performance do ator em cena
Marlene Fortuna

3. O fator Marta na construção e desconstrução da imagem do futebol feminino: esporte, mídia e gênero
Wilson Peçanha Igreja Campos

4. A Linguagem da Performance, da Publicidade e da Propaganda: Diálogos entre Arte e Existência
Luiz Carlos Suzano Jr.

5. Representação do Céu e do Inferno no último capítulo da Novela A Viagem
Eloisa Sena Rito

Mesa 2 - Interfaces Comunicacionais (Cemuni V, sala 2A)
Coordenação: Teresinha Moraes

1. A Formação de Comunidades Virtuais no Ambiente dos Weblogs
Pedro Sperandio Chamme

2. O Jovem e o Mundo do Trabalho na Era Digital: discussão preliminar sobre as representações do trabalho no ambiente on-line
Teresinha Moraes

3. O Papel da Comunicação no Processo de Transmissão da Educação Cooperativista
Diego Neves de Sousa

4. A Web como fonte de informação para a cadeia do leite: um estudo exploratório do Portal Milkpoint
Priscila Estevão

5. Redes Sociais no Socorro ao Haiti
Ricardo Beghini da Silva


DT7 COMUNICAÇÃO, ESPAÇO E CIDADANIA

Mesa 1 - Comunicação, Espaço e Cidadania (Auditório do Centro de Vivência)
Coordenação: Manuela Santos neves

1. Cibercultura: contra-hegemonia pelos blogs e fóruns
Fedro Leal Fragoso

2. Dispositivos tecnológicos de comunicação e processos comunicativos na Reserva Indígena de Dourados
Elton Domingues Rivas

3. As conseqüências da 1ª Conferência Nacional de Comunicação para o movimento de rádios comunitárias do País
Orlando de Carvalho Berti

4. Megagrupos de Comunicação: a Concentração de Capital Gerada pelo Consumo da Mídia
Bruno Vieira Moreira

5. Seguros por terra, céu e mar: o efeito Pan nas representações midiáticas do jornal O Globo
Vânia Oliveira Fortuna

6. Equipamento Cultural Metropolitano, São Paulo
Frederico Tavares de Oliveira

7. Mídias massiva e sindical na reconfiguração discursiva do sentido do trabalho na contemporaneidade
Nelson Toledo Ferreira

Mesa 2 - Comunicação, Espaço e Cidadania (Cemuni 6, Auditório da Psicologia)
Coordenação: Paulo Roberto Figueira Leal

1. Mídia e Cultura Política: a extensão universitária a serviço da politização de adolescentes de bairros periféricos
Paulo Roberto Figueira Leal

2. Registro e obra: o processo criativo de Juraci Dórea no Projeto Terra
Carolina Cerqueira Lobo

3. Projeto Comunicação para a Cidadania: Experiência de Educomunicação com jovens
Fernanda Coelho da Silva

4. Conceitos e Estado da Arte da Educomunicação – Reflexões de Pesquisas na Intercom e na Compós
Claudia Regina Lahni

5. Verdurada: uma breve reconstrução dos interdiscursos que constituem sua história
Denise Paiva Tangerino

6. Mídia e violência: retratos de uma comunicação desigual da igualdade
Denise Gonring

7. Comunicação e Educação Popular em Saúde: um Projeto da UNIMEP e a Secretaria Municipal de Saúde
Fábio Rogério dos Santos


DT 8 ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Mesa 1 - Estudos Interdisciplinares (Cemuni 5, sala 04)
Coordenação: Renato Heitor Santoro Moreira

1. A Sociabilidade no Ciberespaço Pelas Lentes de Maingueneau: Uma Análise das Práticas Discursivas em Tribos Virtuais
Karla Marinho

2. Criatividade e Folkcomunicação Política: Um estudo sobre as estratégias de marketing político de Gilberto Kassab, candidato à Prefeitura de São Paulo, em 2008
Victor Kraide Corte Real

3. O Posicionamento Editorial do Jornal Estado de Minas na Cobertura Política da Campanha para a Prefeitura de Belo Horizonte em 2008
Luiz Ademir de Oliveira

4. Influência da Mídia na Opinião do Indivíduo: Verdade ou Especulação?
Carla Pollake

5. Interacionismo e Estudos Culturais: As contribuições para as teorias midiáticas das obras de Peter Hall e Ien Ang
Silvânia Sottani

6. A Construção do Conhecimento em Comunicação: Esboço de Definição do Objeto de Estudo
Giselle Pecin

7. Indiciarismo e História Oral: ferramentas metodológicas interdisciplinares entre a História e o Jornalismo
Renato Heitor Santoro Moreira

Mesa 2 - Estudos Interdisciplinares (Cemuni 5, sala 05)
Coordenação: Cinthia Ferreira de Souza

1. O Derrière da Brasileira e a Olhadinha do Presidente: Um Estudo Sobre a Relevância e a Repercussão das Notícias nos Dias de Hoje
Alessandro Bezerra

2. Adolescência e Juventude: personagens constantes de telenovelas brasileiras
Cinthia Ferreira de Souza

3. Entre o genial e o comum: a fachada pessoal da celebridade jornalística e suas especificidades na esfera midiática
Marta Regina Maia

4. A representação dos adolescentes pelo jornalismo através da linguagem gíria observada na Todateen
Gisele Gonçalves

5. A Representação da Mulher nos Anúncios da Marca Leite Moça
Bibiana Stohler

6. Comunicação e Mundo do Trabalho: uma Abordagem de Gênero
Edilma Santos

7. A Semiose e a Desconstrução do Machão na Revista Nova
Letícia Nassar Matos Mesquita

Mesa 3 - Estudos Interdisciplinares (Cemuni 5, sala 11)
Coordenação: Nízia Villaça

1. As Categorias do Pensamento nos Alternate Reality Games
Thaiane Oliveira

2. Mídias Audiovisuais na Educação: Possibilidades de mediações em sala de aula presencial
Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte

3. Estudo de Caso da Festa das Nações de Pariquera-açu – Vale do Ribeira – SP. O uso da Técnica para Generalização Teórica em Hospitalidade e Festa
Sérgio Clemente Jr.

4. Comunicação e consumo: formando as bases para uma análise da construção do consumo a partir dos media
Luiz Fernando Silva

5. O Consumo da Cultura: Comunicação e Performance
Nízia Villaça

6. O Riso no Universo Midiático
Ângela Felipe Gama

15h-18h

Mini-curso

Jornalismo televisivo: como fazer?
Tiago Leifert – Globo Esporte/TV Globo-SP e

Inovações no Telejornalismo
Carlos Tourinho - TV Gazeta (ES)/Rede Globo

Local: Núcleo de Multimeios • Centro de Artes

19h

Mesa redonda

Como ultrapassar a fronteira entre literatura e jornalismo
José Castelo { escritor, jornalista e crítico de literatura }
Luiz Rufatto { escritor e jornalsta }
Eliane Brum { escritora, jornalista e documentarista }
Claudiney Ferreira { Itaú Cultural, jornalista }
Local: Auditório do Centro de Artes • Cemuni IV

 

19h

Mesa redonda

Cidade e Cultura - descentralizando as políticas culturais - Rumos Música
Fábio Malini { Ufes, Coletivo Multi }
Pablo Capilé { Fora do Eixo }
Fabinho Carvalho { Manguerê }
Edson Natale { Itaú Cultural }

 

 

14 de maio (sexta-feira)
9h-13h

Mesa redonda

Como será a Cultura em um Mundo de Nativos Digitais?
Alex Primo { UFRGS }
Fernanda Bruno { UFRJ }
Carlos d'Andréa { UFV }
Local: Auditório do Centro de Artes • Cemuni IV

 

9h-13h

Oficina

Jornal Mural Comunitário - Forma e Conteúdo
Centro de Artes / Ufes
Paulo Soldatelli (FAESA)
Local: Cemuni V, sala 4

 

9h-13h

Oficina

Elaboração de Projetos de Patrocínio Cultural
Profa. Msc. Ivana Esteves
Profa. Msc. Francisca Selidonha
Local: Prédio Núcleo Multimeios (Bob Esponja), sala 3

 

9h-13h

Minicurso

Recriar – Sampler e o Acesso às Tecnologias
DJ Jack (In-Versão Brasileira) e Luiz Eduardo Neves
Local: Núcleo de Multimeios - Bob Micro 1

 

9h-13h

Minicurso

Marketing digital e as redes sociais como estratégia de comunicação e relacionamento
André Damasceno (omelhordomarketing.com.br)
Local: Cemuni I sala 30

 

9h-13h

Minicurso

Entendendo o processo criativo
Centro de Artes / Ufes
Victor Mazzei (FAESA)
Local: Cemuni I, sala 19

 

9h-13h

Minicurso

Assessoria de Imprensa para órgãos públicos
Centro de Artes / Ufes
Roberto Teixeira (FAESA)
Local: Cemuni I, sala 15

 

9h-13h

Minicurso

Técnicas de Merchandising
Centro de Artes / Ufes
Iorrana Puppa (FAESA)
Local: Cemuni V, sala 5

 

9h-13h

IJ - Intercom Júnior

IJ 1 – JORNALISMO

Mesa 1 - Jornalismo (Prédio Bob Esponja, sala 1)

1. Imprensa alternativa: realidade ou utopia? A história de um alternativo em meio à sociedade capitalista, Carolina Noury Azevedo
2. Nós Mulheres: reflexões sobre o jornalismo feminista malcomportado, Nayara Vasconcelos
3. Mulheres que foram à luta: Olga Benário, Leila Diniz, Iara Iavelberg e Adalgisa Nery, Luma Dutra
4. Imprensa feminina é jornalismo?, Mônica Salmazo
5. A beleza que oprime: um estudo dos padrões estéticos socialmente estimulados pela Comunicação de Massa, Gabriela Praça
6. Jornalismo Popular e Didáticas de brasilidade:apropriações jornalísticas do discurso sobre o que é ser brasileiro, Francislene Paula

Mesa 2 - Jornalismo (Prédio Bob Esponja, sala 2)

1. Os Novos Jornais Populares: Análise de uma Tendência, Pedro Figueiredo
2. O Leitor do Super Notícia e as Charges Políticas: Pensamento Crítico pelas Vias do Humor, Letícia Castro
3. Exército Feminino: Uma Análise de Discurso sobre a Seleção Brasileira de Futebol Feminino na Visão da Revista TAM nas Nuvens, Tamires Coelho
4. Celebridades do Esporte e Suas Vidas Narradas: Garrincha, Pelé e Ayrton Senna, Lívia Bernabé
5. Imprensa esportiva é coisa séria, Moema Rabelo


IJ 02 – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Mesa 1 - Publicidade e Propaganda (Prédio Bob Esponja, sala 3)

1. O efeito dos signos como apelo sexual na construção da realidade na propaganda impressa
Raquel Eleutério

2. Anúncio 2.0 - Estudo de Caso: Anúncio Dia Internacional Da Mulher de 2008 – Agência Lápis Raro
Jean Carlos Amorim

3. Uma análise da publicidade persuasiva mediante as novas tecnologias
Caio Cestari

4. O marketing esportivo e o futebol na consolidação de uma marca
Anne Lívia Lima

5. Estudo de Caso da Campanha Publicitária do Club de Regatas Vasco da Gama
Patrick Araújo

6. Representações do futebol no discurso publicitário na revista Placar
Damaso Neto

7. Porque Nós Somos Mamíferos! A construção da identidade publicitária do leite Parmalat e sua relação com o público consumidor
Raissa Belchior


IJ 04 - COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL

Mesa 1 - Comunicação Audiovisual (Cemuni V, sala 5)

1. Cartões postais de Vitória
Taciana Olivra

2. O cotidiano das periferias cariocas em documentários contemporâneos brasileiros
Thales Lelo

3. Uma jornada, vários caminhos: os modos de endereçamento como atualizadores do gênero em Hoje é dia de Maria
Sâmia Melo

4. Merchandising Social em uma Sociedade de Consumo e da Novela
Karina Araujo

5. Futebol: Aspectos da linguagem audiovisual nas transmissões esportivas
Tatiana Ushinohama


IJ 05 - COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA

Mesa 1 - Comunicação Multimídia (Prédio Bob Esponja, sala 4)

1. “O que está acontecendo agora?”: informação e interação no Twitter a partir de dispositivos móveis
Breno Reis

2. Movimentos Sociais na web 2.0: a experiência da Ocupação Dandara
Lívia Alcântara

3. Produção Jornalística no Twitter: Características da Profissão no Conteúdo Publicado por Jornalistas e Outros Usuários
Raquel Derevecki

4. “A visibilidade e a construção de subjetividade nos blogs pessoais”
Nathalia Coelho

5. A Construção da Identidade dos Sujeitos nos Sites de Relacionamentos na Internet
Admilson Veloso da Silva


IJ 06 - INTERFACES COMUNICACIONAIS

Mesa 1 - Interfaces Comunicacionais (Cemuni 5, sala 1A)

1. Celular: a prótese da interação mediada
Sara Martins

2. Jornalismo Econômico e Racionalidade Numérica na Web: a ideologia no ValorOnline
André Lovadine

3. A Produção Científica Capixaba em Comunicação Social e Ciências da Informação
Rosana Fabris

4. A interferência do webjornalismo no relato da história imediata
Daniela Araujo

5. Tecnologia e Sociabilidade: a Influência dos Aparelhos Portáteis de Áudio na Vida Social do Homem Contemporâneo
Hanna Ribeiro


IJ 07 - COMUNICAÇÃO, ESPAÇO E CIDADANIA

Mesa 1 - Comunicação, Espaço e Cidadania (Cemuni 5, sala 1B)

1. TV Visão: Um Retrato da Múltipla Identidade Juizforana
Haidêe Arantes

2. Mecanismos de distribuição editorial como forma de adequação ao público: as máquinas de livros do metrô de São Paulo
Boris Fatigati da Silva

3. A extensão como mediação entre o saber popular e o conhecimento acadêmico: a experiência de uma rádio itinerante na Zona da Mata Mineira
Monizy Amorim Braz

4. A arte cinematográfica como meio para ação social, sob a perspectiva da Educomunicação: o caso da Oficina de Cinema do projeto Comunicação para a Cidadania, em Juiz de Fora – MG
Ludmilla Alvarenga Fonseca

5. A sociabilidade por celular entre jovens da periferia de Juiz de Fora
Mauro Morais Fonseca


IJ 08 - ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO

Mesa 1 - Estudos Interdisciplinares (Cemuni 5, sala 4)

1. A confrontação entre o conceito de leitor-modelo de Umberto Eco e a teoria da percepção de Peirce aplicados na obra Alice nos país das maravilhas de Lewis Carroll
Leandro Tavares

2. A leitura semiótica pragmática das capas de jornais
Anaíza Selingardi

3. O orkut que constrói a realidade dos indivíduos, ou as crenças dos indivíduos que constroem o orkut?
Claudilene Figueiredo

4. A representação da mineiridade na obra jornalística de Otto Lara Resende
Douglas Castro

5. O Jornal Estado de Minas como Ator Político na Cobertura da Campanha de Leonardo Quintão à Prefeitura de Belo Horizonte em 2008 sob o Enfoque da Cultura da Mineiridade
Wanderson Nascimento

6. Uma Análise da obra de Roger Chartier Sobre a História da Leitura
Júlio Monteiro

 

 

Almoço

14h-18h

IJ - Intercom Júnior

IJ 01 - JORNALISMO

Mesa 3 - Jornalismo (Prédio Bob Esponja, sala 1)

1. O que dizem da mídia os que ensinam a mídia
Fernanda Viegas

2. As Fontes Jornalísticas e sua relação com o discurso em Foucault
Maura Roque

3. Análise da apropriação do discurso científico na Revista Boa Forma
Roselly Rodrigues

4. O processo jornalístico como produtor de conhecimento: um exemplo no telejornalismo científico com o telejornal “Ciência em Pauta”
Jéssica Silva

5. Mídia x MST: A Ridicularização da Luta Social
Raiani Sperandio

6. A cultura como estratégia?
Ana Cristina Nobra

Mesa 4 - Jornalismo (Prédio Bob Esponja, sala 2)

1. A visibilidade da religião Umbanda na mídia impressa capixaba
Natália Borguignon

2. O Jornalismo Visual em Jornais e a Imagem da Criança: Um Estudo Sobre a Representação da Criança nos Jornais Diários Brasileiros
Gabriela Gini da Silva

3. Sargentos Gays no Exército Brasileiro: para se pensar o acontecimento jornalístico
Bárbara Altivo

4. Entre a forma e o conteúdo: análise de como os elementos gráficos adotados pela Folha de S.Paulo influenciam a leitura do jornal
Murilo Alves

5. Moralização nas Páginas de Jornal: a Influência da Cobertura da Tribuna de Minas na Aprovação de Projetos Pró-Transparência na Câmara Municipal
Patrícia Rossini

6. Favela multimídia: um tour virtual pelas comunidades “pacificadas” pela polícia, numa série especial do jornal O Globo
Haline Santos

Mesa 5 - Jornalismo (Prédio Bob Esponja, sala 3)

1. Comparação das coberturas, realizadas pelos sites dos jornais Le Monde e El País, do terremoto que atingiu o Chile em fevereiro de 2010
Tainá Costa

2. A definição do sensacionalismo a partir de manifestações no twitter
Anamaíra Souza

3. Mitos da música brasileira: Roberto Carlos, Tim Maia e Renato Russo
Carolina Alves

4. A literatura pelas lentes das biografias: José de Alencar, Machado de Assis e Graciliano Ramos
Simone Azevedo

5. “Bem vindo à cultura da convergência”: um olhar crítico sobre o webjornalismo à luz dos aspectos tecnicistas, tecnológicos e culturais
Ana Carollina Coelho

6. As reportagens investigativas no jornal O Dia
Marcelo Alves


IJ 02 - PUBLICIDADE E PROPAGANDA + IJ 03 - RELAÇÕES PÚBLICAS (Prédio Bob Esponja, sala 4)

1. Ativismo na Internet - o vegetarianismo e a comunicação ideológica
Milena Pacheco

2. Formatos de propagandas sociais radiofônicas: teoria e prática
Marina Vieira

3. Desvendando as Redes Sociais: O papel das redes sociais como ferramenta da publicidade na web
Ibrahim Souza

4. Projeto Coeducar: da captação dos dados à produção
Beatriz Ansani

5. Plano de Comunicação para TV Faesa
Aline Alvim Fadlalah

6. Comunicação Organizacional e Media Training: A Voz da SuperVia
Sadon Rangel de França


IJ 04 - COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL

Mesa 2 - Comunicação Audiovisual (Cemuni 5, sala 1A)

1. Ambientes, Memórias e Frestas: a Transitoriedade dos Corpos e a Impossibilidade dos Amores no Tempo-espaço de Wong Kar-Wai
Daniel Vilela

2. Realismo e Impressionismo: diálogos entre o espectador e o autor de cinema - a via de Andrei Tarkovski
Gabriel Cunha

3. Hong Kong e Taiwan: Desterritorialidade nas Relações Pessoais de Wong Kar-wai e Tsai Ming-liang
Carlos Palácios Melo

4. Notas sobre a imagem impossível: Paris, Texas e o cinema de Wim Wenders
Victor Guimarães

5. Diretor/Personagem: A Narrativa Subjetiva no Documentário Performático “33” de Kiko Goifman
Victorhugo Amorim

6. A Ironia Através do Cinema de Joel e Ethan Coen
Larissa Freilesben


IJ 05 - COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA

Mesa 2 - Comunicação Multimídia (Cemuni 5, sala 1B)

1. Os Desejos e Anseios da Blogosfera LGBT Brasileira em Posts
Jessé Cardoso

2. Wikipédia: um monstro virtual. Uma análise sobre a interatividade e a autoria na construção cognitiva da enciclopédia virtual
Caroline Rodrigues

3. De ambientes de mídia a veículos de mídia: o processo de institucionalização do Oasis News
Patrícia Silveira

4. Blogosfera Literária: Gêneros, Temas, Hipertextualidade e Participação do Leitor
Darshany Vieira

5. A Blogosfera Política Como Inteligência de Enxame
Marcel Martinuzzo

Mesa 3 - Comunicação Multimídia (Cemuni 5, sala 4)

1. Homem-Aranha: o Papel do Super-herói no Processo de Identificação
Gabriela Ribeiro Cesar

2. Política e Vulnerabilidade em Tempos de Nova Ágora
Jaqueline Felix

3. Fora do Eixo. Comunicação Distribuída, Música e Conflitos entre Nanos e Pops Stars
Paula Souza

4. Estéticas do Youtube
Sérgio Ferreira

5. A implantação do rádio digital no Brasil
Vanessa Cancian Silva


IJ 06 - INTERFACES COMUNICACIONAIS

Mesa 2 - Interfaces Comunicacionais (Cemuni 5, sala 5)

1. A Baixada Fluminense na mídia: um olhar do jovem negro
Renata Machado

2. A ideia de Arte e Lixo
Suellen Maciel

3. A interface entre o design e a comunicação na estruturação mercadológica das organizações artesanais
Raruza Gonçalves

4. Mídia e Identidades: A construção identitária do melhor colégio de ensino médio público brasileiro
Lara Thiengo

5. A magia televisiva no discurso religioso: uma análise de argumentação e discurso do programa Show da Fé
Marco Túlio de Sousa

6. Deleuze e a Nouvelle Vague
Luísa Gonçalves


IJ 08 - ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO

Mesa 2 - Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Cemuni 5, sala 10)

1. O Universo Gótico: e o cinema
Julia Meireles

2. Carne Morta - A História de The Naked Lunch
Thaís Ribeiro

3. O consumo e a relação com o trabalho
Camila Santana

4. A Produção Cultural na Periferia de Terra Vermelha
Michelli Possmozer

5. Relações entre o Imaginário Infantil e o Brinquedo: Espaço Lúdico no Desenho das Crianças
Sue Ellen Baia

6. A Emoção Representativa - Análise histórica de fotos de Nick Ut
Maristela Coutinho

7. Megaeventos: Um Estudo Preliminar Sobre as Representações Midiáticas da Violência no Carnaval e Reveillon do Rio de Janeiro
Miguel Nunes

 

 

15 de maio (sábado)
9h-13h

Expocom

JORNALISMO

Sessão 1 - Jornalismo (Cemuni I Sala 30)

Modalidade: JO01 - Agência Jr. de Jornalismo

A ABJ como espaço para prática jornalística acadêmica
Jefferson Sérgio Paradello

Agência Júnior de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Jornal Júnior
Cristiano Pátaro Pavini

Agência Experimental – Central de Produções Jornalísticas (CPJ) do Curso de Jornalismo do Centro Universitário Newton Paiva
Jefferson Santos Delbem do Nascimento

Modalidade: JO02 - Projeto de assessoria de imprensa

Assessoria de Imprensa para Bandas de Rock
Tatiana Paulino Costa

Moetê Comunicação: assessoria de imprensa especializada em sustentabilidade
Mayara Ramos Campagna

Modalidade: JO03 - Jornal-laboratório impresso

O Arauto
Jean-Frédéric Pluvinage

Na Prática – Jornalismo e Juventude
Luan Magalhães Antunes

OutrOlhar
Murilo Rodrigues Alves

Jornal Escola em Ação
Bárbara Camilo Pereira

Jornal Informação
Samantha Natielli Oliveira da Silva

Modalidade: JO05 - Revista-laboratório impressa

Revista Painel – Ciência e Cultura
Iuri Domarco Botão

Sessão 2 - Jornalismo (Cemuni I Sala 19)

Modalidade: JO06 - Programa laboratorial de radiojornalismo

Programa Atmosfera Mulher
Lilian Geraldini

Programa Mundo Mulher
Caroline Amantino Csaszar

Qual é o som da Paulista?
Gabriel Ribeiro

Série de Reportagens – Obesidade
Letícia da Costa Coelho

Universidade no Ar
Jaqueline Deister

Modalidade: JO07 - Programa laboratorial de telejornalismo

Telejornal Comunica
Sanmy Moura Santos

Jornal da Facom-Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Guilherme Fernandes

Programa Fuzarka
Nayara Lima

Modalidade: JO08 - Site jornalístico

Contramão Online
Natália Cristina de Oliveira

RROnline
Henrique de Souza Munhos

Macacos Digitais
Ricardo Cabral

Portal de Notícias Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)
Camila Floriano Duarte

Focas em AI
Heitor Augusto Santos Botan

Modalidade: JO12 - Radiojornal

Uai, Trem!
Samantha Nogueira

Rodoanel
Joice Siqueira da Silva Guimarães

Em Foca – Um mergulho na notícia
Érica Seccato


Sessão 3 - Jornalismo (Cemuni V Sala 11)

Modalidade: JO15 - Livro-reportagem

Lantejoulas ao vento – Auge e decadência do Carnaval em Governador Valadares
Ana Luiza Ferreira

Satyrizando a Praça Roosevelt – Os 20 anos da Cia. de Teatro Os Satyros Dado Carvalho

Olhares possíveis – Memórias e identidades do Bairro Cota 400
Paula Venâncio

Quem fala por nós
Taiana Cristina de Farias

Capibaribe: mesmo rio, outra gente
Fabíola Perez Corrêa

Modalidade: JO09 - Jornal impresso (avulso)

2ª Impressão
Ainoã Farina Scatolin Pinhati

OutrOlhar
Diogo Soares Moreira Rodrigues

100 Anos de Corinthians
Douglas de Oliveira Calixto

Jornal 30 Dias
Frederico Alves da Silva

Revelação
Natalia Alberto de Melo

Modalidade: JO11 - Revista impressa (avulso)

Revista Vida Veg
Maiucha Belavenuto Gallan

Revista Capacidade
Monique de Oliveira

Revista Contornos
Hélio Monteiro de Morais Júnior

Revista Blah!
Lívia Dâmaso Rocha

Pense Skate
Rennê Nunes Pereira

Sessão 3 - Jornalismo (Cemuni V Sala 2)

Modalidade: JO13 - Documentário em áudio

Sexta-feira 13
Luana Romanha

Documentário Radiofônico Clube da Esquina
Stefânia Antonaci Alves

Radiodocumentário Futebol África
Priscila Suellem da Silva

Atropelados pelo Rodoanel
Gabriela Baldan

Homofobia no Brasil: crime sem punição
Ana Leticia de Moraes Ribeiro

Modalidade: JO14 - Documentário em vídeo

Sineiros: a construção da identidade pessoal através dos toques de sino
Thales Vilela Lelo

Uma casa, outra vida
Graziele Storani

Laços separados pelos grades
Angélica Freire de Carvalho Reis

Tereguás
Gabriela Jacques

Alem da Loucura
Alessandra Nogueira Perez de Oliveira

Mostre a sua cara!
Gisele Cunha Rodrigues

Modalidade: JO17 - Fotografia jornalística

Agência de Fotojornalismo
Jeifferson Rodrigues Moraes

Outro Olhar de Viçosa
Kívia Oliveira

A busca contínua pela cura
Priscilla Aguiar

Modalidade: JO21 - Produção em jornalismo utilitário

Mercado Central e suas 80 primaveras
Ludmila Isabela Gonçalves Rezende

Birinaite
Attila de Oliveira Piovesan

Sessão 4 - Jornalismo (Lab Bob II – Prédio Bob Esponja / Centro de Artes)

Modalidade: JO16 - Jornalismo digital

Arariboia On-Line
Zulmira Coelho

Comunik.Net
Lucas Ribeiro

Revista Digital LivrEsportes
Ana Paula da Silva Oliveira

CineMemória
Mônica Bento

Canal da Imprensa
Liana Feitosa Ferreira

Modalidade: JO18 - Produção em jornalismo informativo

Mulheres: por uma vida sem violência
Camila Carvalho Adenor da Silva

Repórter Cidadão: voz da comunidade, informação e serviço
Fernanda Mendes Viegas

Carcereiros
Gabriela Mello

Entre as cores da capulana
Andrezza Duarte de Magalhães

Próxima parada: feira livre
Francislene de Paula

Modalidade: JO19 - Produção em jornalismo interpretativo

182567 – A luz sem liberdade
Danielly Augusto de Abreu

Sabor e História – perfis
Sheila Ribeiro de Almeida

Satiagraha: a análise de uma Folha dantesca
Bruno Zani

Última parada – Santa Helena: uma abordagem radiofônica interpretativa sobre Napoleão Bonaparte
Fernanda Reis

Galeria Urbana
Henrique Vale Andrade Silva

Modalidade: JO20 - Produção em jornalismo opinativo

Arte & Tendências: heavy metal definindo conceitos
Thiago Sanchez Gapareto

No meio do caminho, a Lagoinha
Daniela Macedo Diniz Dias Lacerda

Conversa pra boi dormir
Leonardo Siqueira da Rosa

Leitura obrigatória
Kleber Ferreira Andrade Pinto

Planalto em Desfoco
Renato Lopes Diniz

CA - COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL

Sessão 1 - Comunicação Audiovisual (Prédio Bob Esponja, sala 1)

Modalidade: CA 01 – Filme de ficção

O homem trocado
Carla Zacarelli

Serviço profissional
Felippe de Souza Lima

Persona
Victor Hugo Araújo Nunes

Cadernino de nomes
Maria Esther de Oliveira Ribeiro

No escuro
Allan Henrique Barbosa Caraça

Modalidade: CA 02 – Filme de não-ficção

Clima de terror
Rodrigo Teixeira Sousa

Um ensaio sobre Fernando Faro
Fernando Faria

Modalidade: CA 04 - Roteiro

Roteiro Além do arco-íris
Eliana Maria Garcia

Verdade? Unitário para TV
Geraldo Augusto Aquino Guimarães

Modalidade: CA 05 - Video minuto

Os donos da casa
Claudinei Barroso Pinheiro

Modalidade: CA 07 Programa laboratorial de rádio

Programa laboratorial rádio Conto Contado
Tarsila Guerra Otero

Ou isto, ou aquilo?
Naryana Franco Caetano

O Rádio de Ouro
Carolina Valentim Munhoz

Sessão 2 - Comunicação Audiovisual (Prédio Bob Esponja, sala 2)

Modalidade: CA 08 Programa laboratorial de TV

Bitola
Juane Valentin Miranda

Os Sem Non Senses
Felipe Ferrari Ferreira

Proxima Estação
Bruno Henrique Pedersoli

Modalidade: CA 09 Programa avulso de áudio/rádio

Zumpa Audiocast
Guilherme William Udo Santo

Papo profissional
Giulia Graziela Souza Braga

Radio Taxi- memoria da Tv 60 anos
Mihail Simionato Pelegrin

Rádio Duelo de DJs
Rafael Zuim Tortoza

Modalidade: CA 10 Programa avulso de vídeo/TV

TV Intocável
Almir Bonfim Junior

Adoleta
Natália Bartelotti

Programa Cambalim
Patrícia Peniche

Programa Mosaico
Luciane Torres Valdivia Duarte

Modalidade: CA 11 Radionovela

TRansplante de pessoa
Bruno Di Giaimo Rosas

Radionovela Mohammed Atta - Do outro lado da Sombra
Douglas M. Adelantado

Radionovela Além da produtora
Felipe Montejano da Silva

Modalidade: CA 12 Vinheta de TV

Jinni!
Luisa Cardoso

Mix Total
André Renato Tambucc


PE - PRODUÇÃO EDITORIAL E TRANSDISCIPLINAR

Sessão 1 - Produção Editorial e Transdisciplinar (Prédio Bob Esponja, sala 3)

Modalidade: PE 01 - Edição de Livro

Produto editorial desenvolvido para o cliente Minimundo
Marleyde Alves dos Santos

Ensaio fotográfico - Mercado Central
Victor Hugo da Mata

Marketing de Guerrilha: a estratégia, as armas e o combate.
Daniele Diniz de Matos

Teatro Municipal do Rio de Janeiro - Um palco... um sonho do balé
Branca Andrade

No ar: TV Tupi Ribeirão Preto - A primeira emissora de televisão do interior do Brasil
Robson Campi

Modalidade: PE 04 - Design Gráfico

Diálogos de mídias digitais
Bruno Fiorin Urbinatti

Produto gráfico desenvolvido para a campanha De Repente, Opus
Elbert Reis Marques

Pés pelas mãos: um retrato da migração cafeeira
Tatiana de Carvalho Duarte

Programação visual Sahabf
Amanda Guimarães Lima Dantas

Modalidade: PE 05 - Ensaio Fotográfico

Des-igual
Hid Saib Neto

Paranapiacaba – Visões da vila ferroviária
Carlos Eduardo Guimarães

Niterói – Muito além de uma bela vista para o Rio
Benedita Parasio

Olha só esse barulho: ensaio fotográfico sobre a cena independente do Vale do Paraíba
Oswaldo Henrique Machado Corneti de Oliveira

Procissão fotográfica
Edsandra Carneiro

Sessão 2 - Produção Editorial e Transdisciplinar (Prédio Bob Esponja, sala 4)

Modalidade: PE 06 - Fotografia artística

Seculus, um instinto a cada segundo
Kauê Dias Duarte

Vinho
Gisele Wanderley

Amores na mente
Lucas Frasca

Modalidade: PE 08 - Blog

Bangalô de Flores: movimentos sociais da Zona da Mata mineira em pauta na web
Elder Gomes Barbosa

Huble
Ricardo Cestari Junior

Blog da CPJ
Michael Eudes do Rosário

Blog RPJr
Raisa Cássia de Souza Kamaura

Delírios Literários
Maria Gabriela de Brito

Modalidade: PE 09 - Website

Site Laboratório: Conceitos e experimentações no site do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFV
Luiz Nemer Neto

Curta1Minuto
Diego Fernandes Pinto

Website desenvolvido para o cliente Minimundo
Thiago Gomes de Assis

O guia do calouro
Gisele Gomes de Araújo

Site LABTVD
Leonardo Enrico Schimmelpfeng

Modalidade: PE 10 - Portal

Portal da Comunicação
Raphael Arduini

Portal virtual desenvolvido para o cliente Superlatido
Matheus Montenegro

Portal Toque da Ciência
Ana Carolina Lorencetti Chica

Clique com Estação Multimídia
Luiz Afonso de Meirelles

Sessão 3 - Produção Editorial e Transdisciplinar (Prédio Bob Esponja, sala 2 Micros)

Modalidade: PE 11 - Charge/caricatura/ilustração

Hitler
Antônio Soares Rocha Jr

Ilustração desenvolvida para a campanha publicitária do cliente Minimundo
Mayra Magalhães Gomes

Charles Darwin
Joyce Francisca da Silva

Portfólio Agicom
Robert Seiji Peres Ijiro

Modalidade: PE 12 - Embalagem

Embalagem desenvolvida para a cachaça Chica da Silva
Christian Jorge

Embalagem Unique Burguer
Bruno Dante de Souza

Rosquinhas Racine
Bruno Andreazzi de Moraes

Modalidade: PE 13 - Quadrinhos

Carne Morta – A história de The Naked Lunch
Thaís Cristina Manoel Ribeiro

Modalidade: PE 14 - Game

Game desenvolvido para o cliente Asmare
Daniel Miguel

Game Wii
Gustavo Oliveira

Modalidade: PE 15 - Plano de Comunicação Integrada

Agência PropagAção: um projeto transdisciplinar de uma agência experimental de Propaganda Social
Marina Veroneze

Comunicação integrada no 27. Festivale: a experiência de uma metodologia colaborativa
Sâmia de Melo

Plano de Comunicação Integrada desenvolvida para o Museu Inimá
Admilson Veloso da Silvada Silva

Plano de Comunicação Integrada: Be Happy, cliente: Be Interactive
Ana Letícia de Oliveira

Fuji Film
Daiana Müller

Modalidade: PE 16 - Produção Multimídia

Território Livre - Experimentação Radiofônica hipertextual
Thiago de Araújo

Radio Arte: Eu sei este idioma
Filipe Yung da Gama

Sig_Int
Antonio Grella

O homem político
Fernanda F. Lima

Expresso Europa
Thaís Luquesi

Modalidade: PE 17 - Revista Customizada

Revista Florescer – O veículo de comunicação da ONG Florescer
Edelci Amorim

Aiapé – Projeto editorial para revista de corrida urbana
Thomás Debeus

Revista desenvolvida para o cliente Iandê-Iara
Bárbara Evangelista

Revista Mosaico: renove seus sentidos
Paula Fernandes Rodrigues

Revista Orbe
Janne de Souza


PP - PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Sessão 1 - Publicidade e Propaganda (Cemuni V, sala 1A)

Modalidade: PP01 – Agência Jr. De Publicidade e Propaganda

Agência Experimental Maria
Mateus Felipe Pinto Coelho

Agência PUC Comunicação
Píer Valencise

Portfolio 2009 - Agência Laboratório Massan-Z
Thiago Coelho

Agência AUPP - Unisanta
Igor Vilchez Ramos Gomes

Portfólio de Publicidade da Agicom
Luana Sueza Figueirôa Coimbra Santos

Modalidade: PP02 – Campanha Promocional

Dove Kids
Larissa de Souza Matheus

Promoção How to be! Happy
Priscilla Mondo

Campanha Promocional Sukita
Camila Murari Ferrão

Campanha Promocional Rede de Motéis BH
Daniel Renna Pereira

A Vida Acontece em Cores
Natália Pereira Nogueira da Silva

Modalidade: PP03 – Campanha Publicitária

10ª Semana de Publicidade
Renata Cordeiro

Planejamento de Campanha Publicitária para a Empresa Cacau Show
Luís Carlos Braz

Campanha Publicitária Sukita
Julia Maria Borzani

Campanha Projeto Minha Casa
Mara Lúcia Dias

Prevenção na Cabeça
Joelma Rivera Lima Valverde

Modalidade: PP04 – Pesquisa Mercadológica

Pesquisa Sukita
Danilo Gobbo

Piraquê
Maximilo Ribeiro Santos

Pesquisa Mercadológica Molico
Lucas Abreu dos Santos Teixeira

Top of Brands
Renato Jun Okida

Pesquisa Mercadológica Desenvolvida para o Cliente WM Salão e Estética
Joana Angélica Maia Nunes de Sá

Sessão 2 - Publicidade e Propaganda (Cemuni V, sala 1B)

Modalidade: PP05 – Jingle

Jingle Xixi no Banho
Ana Paula Salles Pinto

Campanha de Doação de Órgão
Camila de Moraes Carvalho

Jingle Arroz Saboroso
Nathaly Coutinho

Xixi no Banho
Daniela Bourguignon Santos

Modalidade: PP06 – Spot

LG Messenger
Natália Ton Alves

Muito Mais Cor
Daiane Alves Vila Nova Rodrigues

Spot Desenvolvido para o Cliente Jogadores Compulsivos
Marcela Abrahão

Spot Doação de Órgãos
Stenio Façanha

Modalidade: PP07 – Filme Publicitário

Fuji Film Fine Pix
Bruna Karen Theodoro de Souza

Trilhe com Troller
Suélen Martins de Aguiar

Touché
Bruna Galvão Saliba

Evolua, faça Isca Faculdades
Ademir José Dorice Junior

Filme WII
Danilo Fattori Fajani

Modalidade: PP08 – Fotografia Publicitária

Fotografia Publicitária: uma nova comunicação no combate ao Câncer de Mama
Thalita de Freitas Silva

Fotografia Publicitária Desenvolvida para a Cachaça Canne Noble
Leonardo Alves de Lima

Modalidade: PP09 – Anúncio Impresso

Não esqueça
César Farah Dashevschi

Instituto Pró-Saber - sua empresa pode ser vista de outra forma
Hugo Gunzburger

Dia da Propaganda
Victor Brito

Guia Quatro Rodas de Ruas - ajudando a trilhar os caminhos da vida
José Guimarães Cerqueira Marques de Oliva

Prova desta chance
Carolina Lopes Rodrigues

Sessão 2 - Publicidade e Propaganda (Cemuni V, sala 4)

Modalidade: PP10 – Cartaz

Batida
Juliana Arantes

Cartaz Publicitário Desenvolvido para o Cliente Asmare
Juliana Zacarias

Pinguim
Samuel Silva

Prazer
Tárfiny Cristina Dias Gomes

Turista Ético
Camila Menezes Torres

Modalidade: PP11 – Outdoor

Tão saboroso que não dá para resistir
Jefferson de Lara Mendes

Corrupção - transparência capixaba
Lanny Ré Lube

Outdoor Sukita
João Victor da Silva

Stilo
Caren Dias de Almeida

Outdoor desenvolvida para o cliente Fundação Louis Braille
Daniel Eustáquio da Silva Melo Rodrigues

Modalidade: PP12 – Publicidade Digital/Virtual

CupNoodles
Rodrigo A. Vencerlau

A Alma da Cor
Bruna Lais Silva

Banner Virtual desenvolvido para o cliente da Fundação Louis Braille
Tiago Henrique da Silva Sobral

Troque ideias
Paulo Henrique

Modalidade: PP13 – Publicidade em Mídia Alternativa

Confete - Carnaval
Diego Lobo

Vou com Mini
Stephanie Liz Peart

Está em suas mãos - campanha contra a corrupção
Clodoaldo Borges

Projeções de Divulgação do Curta 1Minuto
Augusto Ribeiro da Silva

Lei anti-fumo
Tuane Vigo Noya


RP - RELAÇÕES PÚBLICAS

Sessão 1 - Relações Públicas (Cemuni V, sala 5)

RP 01 - Agência Júnior de Relações Públicas

Laboratório de Comunicação Integrada
Jéssica Martins de Souza

Portfólio de Relações Públicas da AGICOM
Thamy Fernanda Pastorelli Cavassani

Agência Experimental de Relações Públicas - AGERP1
Karina Iva Militão Marques

Empresa Júnior de Relações Públicas - RPjr
Julica Scherer Sadi

RP 02 – Pesquisa de Opinião

Instituto de Pesquisa Experimental Circular - opinião e mercado
Lucas Tafas Scalzo

A Pesquisa de Opinião Como Ferramenta de Relações Públicas: Caso Hospital das Clínicas da Unesp/Botucatu em relação as ações para obtenção do selo
Hospital Amigo da Criança
Taís Dias Capelini

RP 03 - Organização de eventos

Evento Top Of Brands 2009
Ana Helena Cassas Salles Machado

Livre-se: Simpósio do Livro da UFRJ
Luana Balthazar Gaudencio

4º Contato - Encontro de Comunicação Integrada
Luana dos Santos Rossi

Meeting 2009 - um encontro com o Futuro, empresa júnior de Relações Públicas
Nicolle Stathourakis Sampaio Amaral

RP 04 - Projeto de Assessoria de Comunicação Empresarial

Holcim Brasil: Construindo uma comunicação integrada
Renata Ambrogi Cunha

Comunicação Rural: estudo de viabilidade de uma agência de comunicação voltada para o agronegócio
Gabriel Rezende Faria

Buddha Spa
Monique Moreno

Laboratório Hermes Pardini: a comunicação interna enquanto agente minimizador de impactos em processos de mudança

Francisco Tomás de Almeida Júnior
Agência Experimental Iandê

Juliana Cestaro de Souza
Mariana Carolina Lopes Fernandes

Sessão 2 - Relações Públicas (Cemuni V, sala 11)

RP 05 - Projeto De Assessoria De Comunicação Governamental

40º Batalhão de Polícia Militar
Carlos Eduardo Santana da Silva

Circuito das Águas Paulista - Projeto Experimental
Patricia Angelo Pereti

RP 06 - Assessoria de Comunicação para o Terceiro Setor

Projeto Revitalização: reconstrua idéias, cultive essa atitude
Renan França dos Santos Rodrigues

A comunicação interna como estratégia de gestão das informações: uma entidade centenária
Náyra Lima do Prado

RP 07 - Veículo de Comunicação Interno ou Externo

Publicações Organizacionais Como Instrumento De Relações Públicas: Jornal Verdjanira
Lucas Eduardo Pereira Rotterdan de Carvalho

Boletim Dinâmica RPjr - Empresa Júnior De Relações Públicas
Catarina Rangel Gomes da Silva

Conexão RP
Fernanda Fernandes Fontes

 

18h

Expocom

Cerimônia de Entrega do Prêmio Expocom
Mini auditório • Núcleo de Multimeios, Centro de Artes